Defesa de tese de LEANDRO JOSÉ DA SILVA

Ligado . Publicado em Defesas

MANCAIS AEROSTÁTICOS POROSOS FABRICADOS EM COMPÓSITO CIMENTÍCIO REFORÇADO COM NANOTUBOS DE CARBONO

Os mancais aerostáticos são aqueles em que um filme fino de ar (gás) a alta pressão é utilizado para reduzir (ou eliminar) o contato direto entre duas superfícies com movimento relativo. Estes dispositivos podem proporcionar alta rigidez e precisão de movimento e ainda fornecem outras vantagens, tais como: indiferença com relação à variação de temperatura, nível elevado de amortecimento, operação em altas velocidades, desgaste nulo, capacidade de suportar cargas radiais, axiais e combinadas. A utilização de um material poroso como restritor de ar em mancais aerostáticos tem como principal vantagem, promover uma pressão de ar distribuída uniformemente em toda a superfície. A principal dificuldade no desenvolvimento de materiais porosos para tal finalidade está na adequada resistência e permeabilidade permitindo suportar elevada pressão de ar e escoamento do fluído. O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar a utilização de um compósito cerâmico, constituído de uma matriz de cimento Portland reforçada com nanotubos de carbono, como restritor poroso em um mancal aerostático axial. Para tanto, além da caraterização físico-mecânica do material, uma bancada de testes para mancais aerostáticos porosos axiais foi desenvolvida a fim de avaliar as curvas de capacidade de carga do mancal e seu funcionamento. A metodologia experimental foi baseada no planejamento fatorial completo de experimentos e análise de variância para a identificação dos efeitos principais e de interação entre os fatores experimentais, “Adição de Superplastificante” e “Adição de Nanotubos de Carbono” nas propriedades investigadas. A interação entre os fatores “superplastificante e nanotubos de carbono” exibiu efeito significativo sobre todas as variáreis respostas analisadas, exceto sobre a densidade aparente e módulo de elasticidade estático. Dentre as composições analisadas, o nanocompósito fabricado com 0,05% de nanotubos de carbono e 0,4% de superplastificante revelou características físicas e mecânicas mais promissoras para tal aplicação, sendo este testado como restritor de ar em um mancal aerostático axial. Outro compósito cimentício reforçado com micropartículas de sílica foram fabricados e testados nesta bancada. Os testes de capacidade de carga revelaram um comportamento operacional aceitável dos mancais axiais fabricados em compósitos cimentícios reforçados com micropartículas de sílica. Além disso, este restritor poroso se torna muito promissor por se tratar de um material de baixíssimo custo e de fácil fabricação em comparação as cerâmicas sinterizadas avançadas comumente utilizadas para o mesmo fim. Por outro lado, mancal fabricado com compósitos reforçados com nanotubos de carbono apresentou capacidade de carga nula, não apresentando permeabilidade adequada em mancais porosos de camada única, entretanto, os mesmos são materiais promissores em mancas porosos de dupla camada.

28/05/2015

Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica