Defesa de MICHAEL DAVID DE SOUZA DUTRA
Roteamento de veículos na movimentação de recursos entre canteiros de obras
Aplicações reais na América do Norte e na Europa têm mostrado que o uso de sistemas informatizados para o planejamento do processo de transporte de distribuição de mercado- rias produziram uma economia significativa nos custos totais de transporte. Assim, uma empresa que utiliza a malha viária, constantemente, começa a ter gastos significativos, não só de combustível, mas de vários fatores que afetam o custo do transporte rodoviário. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é resolver um problema real de transporte de uma em- presa no Brasil. Este problema se aproxima de um problema de roteamento de veículos com coleta e entrega, múltiplos depósitos, múltiplos recursos e múltiplos veículos capacitados. Para tratá-lo, por conseguinte, no presente trabalho, revisamos uma resolução através de um método híbrido de duas fases, onde a primeira fase é uma heurística e a segunda um método exato, mais especificamente, uma decomposição de Benders sobre um problema de roteamento de veículos com coleta, entrega e veículos capacitados. Propomos um modelo integrado para o problema e comparamos resultados de algumas instâncias de Solomon mo- dificadas e instâncias reais. Os resultados indicaram que é necessário outros métodos para se existir uma viabilidade real de resolução do problema.
13/08/2015
14:30