Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de tese de DOUGLAS MOURA MIRANDA

Ligado . Publicado em Defesas

O PROBLEMA MULTIOBJETIVO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO E COM TEMPO DE VIAGEM/SERVIÇO ESTOCÁSTICO

 

O roteamento de veículos é particularmente importante num sistema logístico. Em aplicações reais é comum encontrar problemas que envolvam uma quantidade muito grande de clientes e que consequentemente fogem do alcance de métodos exatos. Também se faz comuns situações em que o cliente estabelece uma janela de tempo para ser atendido. O ambiente real também possui dados probabilísticos por natureza, como o tempo de viagem entre dois clientes e o tempo de serviço em cada cliente. Isto faz com que um modelo de roteamento que considere as incertezas envolvidas nestes dados seja mais preciso.
Neste contexto, o presente trabalho aborda uma variante do Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo (PRVJT) no qual o tempo de viagem entre os clientes e o tempo de serviço em cada cliente é conhecido apenas probabilisticamente. Este problema é chamado PRVJT com Tempo de Viagem/Serviço Estocástico e um algoritmo memético é implementado neste trabalho para resolvê-lo.
Um método inédito na literatura é desenvolvido não só para estimar o tempo de chegada aos clientes, mas também para calcular a probabilidade dos veículos atenderem os clientes dentro de suas respectivas janelas de tempo. Este trabalho também explora a relação de custo-benefício existente entre minimizar os custos de transporte e maximizar o nível de serviço (probabilidade do cliente ser visitado dentro da janela de tempo) criando uma versão multiobjetivo do problema. Simulação Estocástica e outros estudos da literatura são utilizados como benchmark para avaliar o método proposto.

 

24/08/2016

14:30