Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de dissertação de FELIPE FONSECA WEKED

Ligado . Publicado em Defesas

INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NA VALIDAÇÃO DA GUARNIÇÃO DE PORTA DE UM VEÍCULO AUTOMOTIVO

 

O presente trabalho visa estudar o comportamento de uma guarnição vão de porta de um veículo automotivo considerando as variações de seu processo produtivo. Um dos pontos que promovem a satisfação do cliente em relação ao produto é que este não apresente falhas ou baixo desempenho. Neste âmbito, os testes sobre o produto, ainda em fase de desenvolvimento, devem antecipar todas as possibilidades de falha. Cada componente apresenta variações devido ao seu processo de fabricação que tornam a validação um grande desafio.  Amostras de um mesmo componente podem apresentar comportamentos distintos em função das variações dos processos produtivos que lhes são inerentes. A característica que mais influencia o comportamento de uma guarnição vão de porta é a força de compressão. Quanto menor é a força, mais fácil e confortável é o fechamento da porta. Entretanto, pior é a retenção da porta o que pode causar infiltrações ou ruídos indesejáveis. O estudo desta variação de comportamento e o desenvolvimento de uma metodologia robusta de validação são os focos deste estudo. Foram realizados testes de compressão e de fadiga, bem como avaliações subjetivas da qualidade de fechamento de portas. Além destes testes, foram realizados controles das variações dos processos de fabricação da guarnição. Os resultados mostraram que a força de compressão pode variar até 71% levando-se em conta apenas os limites estabelecidos no projeto da guarnição. Em avaliação subjetiva, a qualidade de fechamento da porta foi identificada como no limite do aceitável quando o veículo estava montado com guarnições em seu limite superior de força de compressão. Já quando o veículo estava montado com guarnições em seu limite inferior de força de compressão a sensação de qualidade aumentou significativamente. Por outro lado, as guarnições em seu limite inferior de força compressão obtiveram pior nota em avaliação de ruído. Em medições de ruído e vibração, a avaliação subjetiva foi de maneira geral confirmada. Em relação ao comportamento da guarnição em fadiga, verificou-se que há uma diminuição da força de compressão comparando o comportamento a novo e após teste que simula a abertura e fechamento da porta por 70.000 ciclos. Na condição de limite superior houve uma diminuição máxima de força de compressão de 16,9%. Já na condição de limite inferior houve uma diminuição máxima de força de compressão de 21,6%. Em testes de rodagem e de fechamento de porta, além da maior diminuição da força de compressão verificou-se maior desgaste da guarnição no limite inferior.

 

26/09/2016

13:30

Laboratório de Usinagem e Automação