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Exame de Qualificação de ROBERTO MARTINI JUNIOR

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A Utilização do Saber do Trabalho para a Operacionalização do Princípio da Precaução: aprendendo com o rompimento de uma barragem de rejeitos minerais

 

O rompimento da barragem de Fundão em Mairana/MG, destinada ao depósito de rejeitos da mineração, chocou a opinião pública internacional e motivou diversos estudos e reflexões sobre o assunto. Logo após o evento, vários grupos acadêmicos, órgãos estatais, movimentos sociais e personalidades se posicionaram sobre o assunto. Em meio ao conteúdo geral desses posicionamentos se destacou a afirmação da necessidade do compromisso com o Princípio de Precaução, que é uma das soluções contemporâneas para se lidar com o risco. Considerando então a importância deste princípio dada a sua reiterada reivindicação nos diversos fóruns de debate e posicionamentos sobre o tema, avaliaremos a pertinência real da utilização do Princípio de Precaução – ela mudaria de acordo com o contexto? - e focaremos então nossos esforços no entendimento da operacionalização deste princípio, quando este nos for útil. Nossos primeiros estudos sobre o tema revelaram as discussões sobre o controle social como uma questão chave no desvendar destas indagações, o que nos levou à nossa principal questão neste estudo: como criar as condições para que os saberes provenientes da própria experiencia de vida e trabalho, e que não são explicitados e/ou que ainda não fazem parte das sistematizações cientificas, possam ser respeitados e utilizados como balizadores para as avaliações sobre o risco? Uma boa proposta de como lidar para uma articulação satisfatória destes saberes na gestão dos riscos nos parece ser elucidada pela elaboração da Cidadania Tecnocientífica, que também será objeto de análise. A aplicação de princípios como o de Precaução parece necessitar de uma consolidação de relações democráticas referenciadas em uma determinada ética.

 

31/03/2017

19:00

sala 3201

Defesa de Dissertação de INGRID MACHADO SILVEIRA

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Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento da infraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento de commodities

 

Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamento de seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos. Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando dois métodos: um otimizador integrado a um pacote comercial de simulação e um método heurístico. Essas metodologias foram comparadas, visando identificar o método mais eficaz na resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-se também uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.

 

24/03/2017

14:00

sala 1094

Qualificação de VITOR GUILHERME CARNEIRO FIGUEIREDO

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OS APRENDIZADOS DOS ELETRICISTAS DE REDE ENERGIZADA NA SALA DE AULA, NA SIMULAÇÃO E NA ATIVIDADE REAL

 

A ênfase dada aos treinamentos formais e prescritivos como solução para o processo de aprendizagem é uma realidade da empresa pesquisada, uma das maiores companhias energéticas do Brasil. Esses treinamentos adotam as “melhores práticas”, o reforço diário do uso de padrões, a repetitividade de tarefas em ambientes controlados e um modelo de ensino baseado na transmissão de regras como a fórmula ideal para uma ação eficaz. Em oposição a essa abordagem, nesta pesquisa são adotados os preceitos que tratam a aprendizagem como advinda da ação situada e em contextos sócio-técnicos específicos, sendo necessário investigar a relação entre cognição, percepção e ação em situações reais. É nesse contexto, permeado de assertividades de lado a lado, que surge este estudo: os aprendizados dos eletricistas de rede energizada na sala de aula, na simulação e na atividade real. O objetivo dessa tese é compreender como se dá a imbricação em situação desses três cenários na trajetória e na formação desses trabalhadores, desde o treinamento Inicial até o seu primeiro estágio de atuação no campo.

 

22/03/2017

09:30

sala 1010