Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Notícias

Defesa de dissertação de RENATO LUIZ DE SOUZA BASTOS

Ligado .

Uma formulação para a integração de um problema clássico de dimensionamento de lotes com o problema do job shop

 

Esta dissertação trata do desenvolvimento e implementação de um modelo matemático de otimização para o problema integrado de dimensionamento de lotes e sequenciamento da produção. Consiste em duas políticas, sendo que o problema de dimensionamento de lotes é o mesmo em ambas, o que diferencia uma política da outra consiste em como considerar o problema de sequenciamento no horizonte de planejamento discretizado no tempo. A primeira considera o sequenciamento de produção somente no primeiro período. Para esta política são propostos dois modelos para o sequenciamento, um baseado no modelo de Manne e outro no modelo de Wagner. A segunda proposta consiste em considerar o problema de sequenciamento em três períodos (semanas). Nessa proposta considera-se o custo de estoque dos produtos semiacabados. Antes porém de apresentar os modelos integrados, reescreve-se os problemas de sequenciamento de produção onde a quantidade produzida no período de planejamento é uma variável. A demanda é dada e o objetivo é minimizar o custo total de estoque, tanto de produtos acabados como os semiacabados, entre os períodos de produção. O problema considerado para o sequenciamento é o job shop, onde cada job é fabricado por uma sequência específica de operações denominada sequência tecnológica de fabricação e cada operação de cada job é executada por uma máquina específica também conhecida. Problemas dessa magnitude aparecem com frequência quando tratamos de situações práticas, como pode ser visto nos Problemas de Planejamento de Operações em máquinas em uma indústria manufatureira.

 

Data: 06 de setembro de 2013

Hora: 16:00

Local: sala 1010, Escola de Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (arquivo-7.pdf)arquivo-7.pdf[ ]107 Kb

Defesa de Dissertação de KAROLLINY DANIELLE SANTOS

Ligado .

269ª Defesa de Dissertação
APROXIMAÇÃO EXTERNA/DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS (OA+BD) PARA PROJETO DE REDE SOB CONGESTIONAMENTO COM SELEÇÃO DE CORTES VIA λ-ÓTIMO

 

Este trabalho aborda Aproximação Externa/ Decomposição de Benders (OA+BD) para Projeto de Rede sob Congestionamento com seleção de Cortes via λ-ótimo. Trata-se de problema referencial no projeto de redes de transporte de energia ou informação, etc. O projeto de redes sob congestionamento tem como principal objetivo atender as demandas dos clientes, assegurar o lucro e a eficiência da operação e respeitar os níveis de serviço pré-estabelecidos. O sistema de infra-estrutura é modelado como uma rede, onde os fluxos representam os serviços prestados. Desse esforço de modelagem derivou um programa não-linear, NP-difícil e de grande porte. Experimentos computacionais e comparações com versões mais simples demonstram o sucesso do esquema adotado.

 

Data: 23/08/2013

Hora: 14:30

Local: sala T 005, Escola de Engenharia

Defesa de dissertação de RAFAEL MARTINS DE ABREU

Ligado .

DADOS EXPERIMENTAIS DE UM FREIO A DISCO AUTOMOTIVO:
Instrumentação de bancada

28/05/2013

13:00

Laboratório de usinagem, 2938

 

Com o aumento da potência dos veículos, os sistemas de segurança
precisam se manter atualizados para atender as novas exigências. A
proposta deste trabalho foi a de produzir uma bancada de ensaios em
que fosse possível simular frenagens com diferentes tipos de pastilhas
e variando alguns parâmetros. Para que fosse possível o controle e
avaliação das interferências destas variáveis no fenômeno da frenagem,
a bancada foi instrumentada e monitorada, permitindo a compilação de
dados a respeito de determinados pares de pastilhas e disco.

Foram realizados ensaios com três tipos de pastilhas, duas novas de
diferentes fabricantes e uma com avarias de uso. A base dos ensaios
foi moldada segunda os critérios do ensaio Krauss, normatizado pela
ABNT NBR NBR 6143:1995 e ainda foram implementados ciclos de testes em
que fosse possível perceber a interferência de paramentos de força de
atuação das pastilhas e diferentes velocidades.

Foram monitorados os comportamentos das frenagens, em relação a sua
efetividade na parada do disco, os níveis de emissão acústica de cada
ciclo, a temperatura durante os ensaios e ainda a perda de massa das
pastilhas, tendo o controle sobre a força de atuação no
cilindro-mestre, feita através do controle da pressão do cilindro
pneumático e também o controle da rotação feita através de um inversor
de frequência.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (arquivo.pdf)arquivo.pdf[ ]105 Kb

Defesa de dissertação de JOSÉ PAULO DA SILVA NETO

Ligado .

Montagem de cargas e sequenciamento de caminhões em um centro de distribuição

29/05/2013

10:00

Sala 1014

 

A gestão logística e da cadeia de suprimentos tem se tornado fatores-chave para o sucesso de uma organização que atua nos mercados dinâmicos de hoje. Ao focar as estratégias de planejamento logístico, o desempenho dos Centros de Distribuição (CD) assumem vital importância neste contexto.
Esta dissertação está focada nos problemas de otimização que surgem na operação diária de um CD e baseia-se em um caso real de uma grande empresa do setor siderúrgico. Mais especificamente, o trabalho se concentra no processo de recuperação de produtos no estoque e envio a seus clientes. Assim, com o objetivo de otimizar estas operações, os problemas de montagem de cargas e sequenciamento de caminhões são formulados. Como primeira abordagem, os problemas serão considerados de forma independente. Um modelo matemático é proposto para a montagem de cargas e o clássico algoritmo de Johnson é usado para resolver o problema de sequenciamento modelado como Flow-Shop. Ao final, os direcionamentos da pesquisa são apresentados e discutidos.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (arquivo.pdf)arquivo.pdf[ ]102 Kb

Defesa de dissertação de HENDRIGO BATISTA DA SILVA

Ligado .

Resposta à Demanda via Precificação em Tempo Real para Controle da Demanda de Energia

24/05/2013

Sala 1092

13:00

 

A precificação da energia em um programa de resposta à demanda busca definir sinais de preço a cada instante de forma a incentivar o deslocamento do consumo de energia do pico de consumo para os vales. Partindo de uma curva de demanda alvo, traçada a priori, é proposta uma política ótima de controle em malha fechada, que precifica em tempo real a energia através da penalização de desvios da curva de demanda em relação a esta trajetória de despacho definida. A política ótima é obtida por meio da programação dinâmica estocástica para o horizonte de um dia, assumindo-se que os controles são as tarifas do kWh de energia e os estados são as cargas demandadas pelo sistema elétrico. A abordagem do custo quadrático é utilizada para penalizar grandes desvios da curva de carga em relação à trajetória desejada. Para verificar a consistência desta formulação matemática, são derivadas algumas propriedades do modelo e analisadas sua aderência à realidade. Com o objetivo de ilustrar a sua aplicabilidade, é apresentado um exemplo numérico com a obtenção de uma política ótima e a simulação de curvas de carga que evolvem segundo esta política. Ao final, é oferecida uma discussão detalhada da formulação e são apontados caminhos para pesquisas futuras.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (arquivo.pdf)arquivo.pdf[ ]101 Kb

Mais artigos...