Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA: ESTRATÉGIAS PARA EMPRESAS GLOBAIS EM MERCADOS EM DESENVOLVIMENTO

 

Com o advento da geração distribuída muitas empresas estão revendo suas abordagens em relação ao suprimento de energia fundamentando-se no fato de que a eletricidade pode ser tratada como suprimento estratégico. Através de dez estudos de caso, a estratégia para o suprimento de energia em empresas globais que atuam em mercados em desenvolvimento foi investigada. O objetivo desse trabalho é identificar as principais razões que levam tais companhias a investirem em iniciativas de geração distribuída para consumo próprio e analisar os fatores que motivam essas decisões. Um quadro de análise foi desenvolvido combinando os pilares legal, estratégico e econômico com os cinco fatores chaves que direcionam a gestão da cadeia de suprimentos: sustentabilidade, escassez de recursos, preço das commodities, inovação tecnológica e alternativas de suprimento. A contribuição desse trabalho tem dois desdobramentos: primeiro, os estudos de caso e o quadro de análise proposto devem ser utilizados como uma plataforma conceitual para abordar decisões a cerca de geração própria de energia. Segundo, a partir da análise dos estudos de caso uma série de proposições foram desenvolvidas para destacar os principais ganhos e considerações a cerca das estratégias de suprimento de energia.

 

16/12/2016

09:00