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Exame de Qualificação de ROBERTO MARTINI JUNIOR

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A Utilização do Saber do Trabalho para a Operacionalização do Princípio da Precaução: aprendendo com o rompimento de uma barragem de rejeitos minerais

 

O rompimento da barragem de Fundão em Mairana/MG, destinada ao depósito de rejeitos da mineração, chocou a opinião pública internacional e motivou diversos estudos e reflexões sobre o assunto. Logo após o evento, vários grupos acadêmicos, órgãos estatais, movimentos sociais e personalidades se posicionaram sobre o assunto. Em meio ao conteúdo geral desses posicionamentos se destacou a afirmação da necessidade do compromisso com o Princípio de Precaução, que é uma das soluções contemporâneas para se lidar com o risco. Considerando então a importância deste princípio dada a sua reiterada reivindicação nos diversos fóruns de debate e posicionamentos sobre o tema, avaliaremos a pertinência real da utilização do Princípio de Precaução – ela mudaria de acordo com o contexto? - e focaremos então nossos esforços no entendimento da operacionalização deste princípio, quando este nos for útil. Nossos primeiros estudos sobre o tema revelaram as discussões sobre o controle social como uma questão chave no desvendar destas indagações, o que nos levou à nossa principal questão neste estudo: como criar as condições para que os saberes provenientes da própria experiencia de vida e trabalho, e que não são explicitados e/ou que ainda não fazem parte das sistematizações cientificas, possam ser respeitados e utilizados como balizadores para as avaliações sobre o risco? Uma boa proposta de como lidar para uma articulação satisfatória destes saberes na gestão dos riscos nos parece ser elucidada pela elaboração da Cidadania Tecnocientífica, que também será objeto de análise. A aplicação de princípios como o de Precaução parece necessitar de uma consolidação de relações democráticas referenciadas em uma determinada ética.

 

31/03/2017

19:00

sala 3201

Qualificação de VITOR GUILHERME CARNEIRO FIGUEIREDO

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OS APRENDIZADOS DOS ELETRICISTAS DE REDE ENERGIZADA NA SALA DE AULA, NA SIMULAÇÃO E NA ATIVIDADE REAL

 

A ênfase dada aos treinamentos formais e prescritivos como solução para o processo de aprendizagem é uma realidade da empresa pesquisada, uma das maiores companhias energéticas do Brasil. Esses treinamentos adotam as “melhores práticas”, o reforço diário do uso de padrões, a repetitividade de tarefas em ambientes controlados e um modelo de ensino baseado na transmissão de regras como a fórmula ideal para uma ação eficaz. Em oposição a essa abordagem, nesta pesquisa são adotados os preceitos que tratam a aprendizagem como advinda da ação situada e em contextos sócio-técnicos específicos, sendo necessário investigar a relação entre cognição, percepção e ação em situações reais. É nesse contexto, permeado de assertividades de lado a lado, que surge este estudo: os aprendizados dos eletricistas de rede energizada na sala de aula, na simulação e na atividade real. O objetivo dessa tese é compreender como se dá a imbricação em situação desses três cenários na trajetória e na formação desses trabalhadores, desde o treinamento Inicial até o seu primeiro estágio de atuação no campo.

 

22/03/2017

09:30

sala 1010

Qualificação de RAYRA DE QUEIROZ FLECHA

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O limite entre a Automação e o Suporte à Decisão: o caso de coordenação das atividades entre a aciaria e o lingotamento contínuo

 

A busca pela automatização vem crescendo ao longo dos anos nos diversos processos produtivos, como no setor siderúrgico. O trabalho busca apresentar uma análise do limite entre automação e suporte à decisão, utilizando a coordenação das atividades entre a Aciaria e o Lingotamento Contínuo de uma empresa siderúrgica de grande porte. O gusa, material proveniente dos altos fornos, é direcionado para a Aciaria para ser transformado em aço, quando submetido à tratamentos que alteram a sua composição. Depois de ser tratado, o aço vai para o Lingotamento Contínuo, onde se solidifica. As panelas são os equipamentos responsáveis por transportar o aço vazado pelos conversores na Aciaria até as máquinas de Lingotamento e, para que haja escoamento da produção, a disponibilidade de panelas é determinante. A demanda da empresa para o projeto de mestrado é avaliar as possibilidades de automação na coordenação das panelas. O ativador da Ala de Corridas é o operador responsável por disponibilizar as panelas para vazamento no conversor. A pesquisa de campo e as análises realizadas das atividades dos ativadores mostram que sua atividade é bem mais complexa e o processo de escolha das panelas envolve inúmeros fatores, variáveis e outros envolvidos. A partir disso, apontar o que pode ser automatizado ou não na decisão de panelas, se torna um objetivo complexo, que requer uma análise da atividade em situação, para que seja aproximar um sistema de apoio à decisão da realidade do trabalho. O presente trabalho pretende apresentar o desenvolvimento do projeto: metodologias utilizadas na pesquisa de campo até o momento, modelo analítico do processo, casos aprofundados e as possíveis discussões a serem realizadas no trabalho.

 

01/02/2017

13:30

sala 1092