Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de MARCELLE LA GUARDIA LARA DE CASTRO

Ligado . Publicado em Qualificações

Transformações e impactos no trabalho coletivo da Linha Viva

 

O setor de energia clama por estudos sistemáticos que aprimorem a sua eficiência, dada a sua dimensão, imprescindibilidade e posição de destaque na expansão do quadro tecnológico e econômico brasileiro, buscando também a sustentabilidade social. Este campo foi escolhido para o estudo, pois tem vivido um importante momento político, no qual o "Pacto pela Saúde e Segurança" foi firmado em 2013, entre uma estatal do setor e o sindicato, visando intervenções a curto, médio e longo prazo que melhorem as condições de trabalho dos eletricistas de Linha Viva, aqueles que operam em rede energizada de média tensão (13,8 kV). A controvérsia a respeito da introdução das duplas, como uma estrutura possível para a execução do trabalho, levantou polêmica neste espaço, pois gerentes e técnicos a favor de sua implementação se chocam com o argumento dos eletricistas de que ela não é possível, potencializando os riscos e a sobrecarga no trabalho. Assim, torna-se fundamental a contribuição de uma pesquisa strictu sensu que realize uma articulação teórico-prática aprofundada para alcançar os elementos que ajudem a compreender esta contradição. Partindo-se do real, busca-se analisar a atividade dos eletricistas para entender como ocorre a gestão dos riscos nas equipes e como as duplas podem afetar o trabalho. Além disso, torna-se imprescindível aqui ouvir os gerentes e técnicos a respeito desta questão. Sabe-se que o trabalho possui papel central na vida humana e é uma das bases da constituição social do ser, que se engaja de corpo e alma naquilo que faz, mobilizando a sua inteligência, sua capacidade de criar, de agir e de refletir diante do novo a que é apresentado. Colocar o trabalho em questão e elucidar as problemáticas concernentes a ele no mundo contemporâneo constituem uma via fecunda para se pensar as atuais formas de organização da produção e propor um gerenciamento de recursos materiais e financeiros condizentes com a vida humana.

 

15/02/2016

14:00

Qualificação de JOAQUIM JOSÉ DA CUNHA JUNIOR

Ligado . Publicado em Qualificações

ALOCAÇÃO DE PROFESSORES, COM FOCO EM GANHO DE DESEMPENHO, CONFORME CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

 

Em instituições de ensino superior privadas, a gestão do corpo docente é fundamental para a garantia da qualidade dos cursos e para a obtenção de bons índices de desempenho frente ao Ministério da Educação. Com a escassez de professores com boa titulação e sua baixa disponibilidade para ocupar cargos com dedicação parcial ou integral, a escolha do corpo docente para cada curso pode tornar-se muito complexa de acordo com o porte da instituição e a quantidade de cursos envolvidos. Nesse trabalho propomos um modelo matemático capaz de oferecer soluções de boa qualidade para esse problema. O modelo foi testado utilizando dados de uma instituição de ensino superior privada evidenciando seu potencial em trazer melhorias para esse processo.

 

22/12/2015

14:00

Qualificação de VIVIANE JUNQUEIRA DE MORAES

Ligado . Publicado em Qualificações

Heurísticas para Programação da Produção em Sistema de Manufatura Flexível

 

Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) basicamente são sistemas de produção altamente automatizados, capazes de produzir uma grande variedade peças e produtos, usando um sistema de manuseio e armazenamento de material, um sistema de processamento e um sistema de controle computadorizado. Um problema de sequenciamento difícil que aparece nesse contexto é o de troca de ferramentas. Nesse trabalho abordamos por heurísticas o problema de programação da produção em SMF, que consiste em determinar os dias que em tarefas serão executadas e a sequência das tarefas em cada dia. O problema tem motivação prática a partir de um indústria metal-mecânica de precisão.

 

18/12/2015

14:00

Qualificação de FRANCISCO REGIS ABREU GOMES

Ligado . Publicado em Qualificações

Uma Nova Formulação e Geração de Colunas para o Problema de Sequenciamento de Máquinas Paralelas Não-Relacionadas com Tempos de Preparação Dependentes da Máquina e da Sequência para Um e Dois Estágios

 

Essa proposta tem o objetivo de desenvolver métodos exatos para resolver problemas de sequenciamento de máquinas paralelas com um e dois estágios. Nessa proposta serão apresentados os resultados obtidos para um estágio, o que já foi desenvolvido para dois estágios e as próximas atividades. Para o problema com um estágio foi desenvolvida uma nova formulação para o problema de sequenciamento em máquinas paralelas que usa variáveis de posição e uma tarefa fictícia, sendo capaz de eliminar a necessidade de usar o parâmetro big-M para linearização das restrições de precedência. Assim esse modelo é mais eficiente de ser resolvido que os modelos não-lineares que usam esse parâmetro. Para resolver instâncias de maior porte é aplicada a decomposição de Dantzig-Wolfe no modelo proposto que é decomposto em um problema mestre usando uma formulação de particionamento de conjuntos. A relaxação linear do problema mestre restrito é resolvida através de geração de colunas. Para acelerar o processo de geração de colunas são usadas heurísticas para gerar a solução inicial e colunas com custo reduzido negativo. Os resultados preliminares indicam que o método é capaz de resolver instâncias com até 50 tarefas e 6 máquinas em tempo computacional aceitável, encontrando a solução ótima em 25 entre as 30 instâncias testadas e com gap máximo de 0,64%. O modelo foi estendido para o caso com dois estágios, mas não foi possível eliminar a necessidade de usar o parâmetro big-M, por isso, os resultados não foram interessantes. Algumas das próximas atividades serão concluir os trabalhos com o problema de um estágio, desenvolver uma decomposição de Dantzig-Wolfe e um método de geração de colunas para o problema de sequenciamento com dois estágios.

 

06/11/2015

14:00