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Qualificação de MICHAEL DAVID DE SOUZA DUTRA

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Roteamento de Veículos na Movimentação de Recursos entre Canteiros de Obras

 

Aplicações reais na América do Norte e na Europa têm mostrado que o uso de sistemas informatizados para o planejamento do processo de transporte de distribuição de mercadorias produziram uma economia significativa nos custos totais de transporte. Assim, uma empresa que utiliza a malha viária, constantemente, começa a ter gastos significativos, não só de combustível, mas de vários fatores que afetam o custo do transporte rodoviário. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é resolver um problema real de transporte de uma empresa no Brasil. Este problema se aproxima de um problema de roteamento de veículos com coleta e entrega, múltiplos depósitos, múltiplos recursos e múltiplos veículos capacitados. Para tratá-lo, por conseguinte, no presente trabalho, revisamos uma resolução através de um método híbrido de duas fases, onde a primeira fase é uma heurística e a segunda um método exato, mais especificamente, uma decomposição de Benders sobre um problema de roteamento de veículos com coleta, entrega e veículos capacitados. Propomos um modelo integrado para o problema e comparamos o tempo de CPU do CPLEX para algumas instâncias de Solomon modificadas. Os resultados indicaram que é necessário outros métodos para se existir uma viabilidade real de resolução do problema.

 

30/06/2015

10:00

sala 1092, Escola de Engenharia

Qualificação de JAQUELINE MEDEIROS FARAH

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COMPLEMENTARIDADE DAS ABORDAGENS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA NA INDÚSTRIA: implicações da experiência prática no desempenho do modelo estatístico

 

A dissertação proposta é sobre a complementariedade (PIDD, 2014) das abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas na resolução de um problema na indústria. Discute-se como a experiência prática, que subsidia a análise qualitativa, pode influenciar na análise quantitativa. Para tanto, é dado prosseguimento a estudo realizado, nos anos de 2012 e 2013, em planta industrial produtora de ferro níquel. Na ocasião, foco era solucionar um problema prático, verificado na Área do Refino, cujas causas não eram claramente conhecidas ou socialmente acordadas. Portanto, buscou-se recuperar a experiência prática dos trabalhadores, heterogeneamente distribuída, para se chegar a uma solução aceitável. Para isso, foram construídos dois modelos: o primeiro, qualitativo, que consistiu em um mapa cognitivo – a representação gráfica da representação mental que o pesquisador constrói a partir das representações discursivas formuladas por um sujeito ou grupo sobre um objeto (COSSETTE; AUDET, 1992). Nele foram representadas as hipóteses formuladas pela equipe da área sobre as causas do problema; e o segundo, quantitativo, construído através da técnica estatística de regressão linear múltipla (MONTGOMERY; PECK, 1992), propício para analisar problemas com várias causas possíveis. Através dele foram testadas as hipóteses representadas no primeiro. Contudo, a validação do modelo quantitativo mostrou-se um aspecto crucial e impeditivo ao alcance da finalidade pretendida. Transcorridos quase dois anos do encerramento da investigação, ocorreram mudanças na planta, tanto em sua estrutura organizacional, quanto nos processos produtivos das áreas. O alcance da meta de produção evidencia o amadurecimento do processo, decorrente da aprendizagem das equipes. Acerca do problema, verifica-se um maior entendimento por parte dos envolvidos e, inclusive, o refinamento das hipóteses sobre suas causas. Desse modo, configuram-se dois contextos distintos, o primeiro, em 2012-2013, e o segundo, em 2015. A partir da atualização dos modelos existentes, serão comparados os resultados obtidos nesses dois contextos. Isso no que tange a validação dos modelos quantitativos, considerando-se critérios qualitativos e quantitativos. Pretende-se demonstrar empiricamente que o êxito da modelagem quantitativa, em grande medida, depende de uma adequada modelagem qualitativa, proporcionada pela experiência prática. A dissertação em desenvolvimento situa-se na área de Estudos Sociais da Ciência e da Expertise. Devido às especificidades do problema, que requer análises de cunho quantitativo e qualitativo, bem como pelas necessidades originadas no andamento do estudo, recorre-se às noções de modelo e validação encontradas na modelagem, da Pesquisa Operacional (PO), de suas vertentes tradicionais, quantitativas (hards), e interpretativas, qualitativas (softs).

 

30/06/2015

08:00

sala 1093, Escola de Engenharia

Exame de qualificação de CHRISTIANNE LACERDA SOARES

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INFLUÊNCIA DO FLUIDO DE CORTE SOBRE O TORNEAMENTO DO AÇO ABNT 4340

 

Os processos industriais de fabricação tornaram-se, ao longo do tempo, ferramentas indispensáveis ao avanço do homem contemporâneo. Dentre os processos de fabricação, principalmente de metais, aqueles denominados de usinagem ganharam destaque por sua versatilidade e grande aplicabilidade industrial. Procurando compreender os fenômenos intrínsecos que a variação dos parâmetros operacionais (velocidade de corte, avanço, profundidade de usinagem e meios lubrirrefrigerantes) causa nos parâmetros de saída (rugosidade, corrente elétrica consumida pelo motor principal, força de usinagem e tipo de cavaco gerado), neste estudo foi investigado o aço ABNT 4340. Um planejamento fatorial completo 24 foi empregado para análise estatística além de outras configurações para as demais análises, totalizando 36 testes. Os resultados assinalam que a rugosidade é influenciada principalmente pelo avanço e pela interação entre velocidade de corte e profundidade de usinagem, sendo o uso de fluido de corte pouco efetivo na obtenção de rugosidades mais baixas. No que concerne a corrente elétrica e força de corte, o uso de fluido não afetou significativamente essas variáveis nas configurações testadas. Por fim, as análises mostraram que os níveis mais elevados de avanço e de profundidade de usinagem geraram cavacos mais favoráveis (mais curtos) para a operação de torneamento.

 

08/05/2015

13:00

sala 3214

Qualificação de GABRIELA BRAGA FONSECA

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Problema de Sequenciamento de Caminhões em um Centro de Crossdocking com Duas Máquinas

 

O objetivo deste trabalho é explorar o problema de sequenciamento de caminhões em um centro de crossdocking.  O problema será modelado como um problema de sequenciamento tipo flowshop, denotado como F2| CD|Cmax.

Um modelo de programação linear inteira e mista é proposto e testado. Sua relaxação lagrangeana é também analisada e um algoritmo baseado no Algoritmo do Volume é proposto para sua solução.

 

27/02/2015

10:00

local a definir

Anexos:
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