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LEANDRO JOSÉ DA SILVA

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MANCAIS AEROSTÁTICOS POROSOS FABRICADOS COM COMPÓSITO CIMENTÍCIO REFORÇADO POR NANOTUBOS DE CARBONO

 

Os Mancais aerostáticos são aqueles em que um filme fino de ar (gás) a alta pressão é utilizado para reduzir (ou eliminar) o contato direto entre duas superfícies com movimento relativo. Podem proporcionar alta rigidez e precisão de movimento e ainda fornecem diversas outras vantagens, tais como: indiferença com relação à variação de temperatura, nível elevado de amortecimento, operação em altas velocidades, desgaste nulo, capacidade de suportar cargas radiais, axiais e combinadas. A utilização de um material poroso como superfície do mancal faz com o ar passe pelos inúmeros poros do material resultando em uma distribuição de pressão uniforme em toda a superfície. A principal dificuldade, contudo, no desenvolvimento destes mancais é a disponibilidade de materiais porosos com características de escoamento de fluído. O objetivo deste trabalho é desenvolver e validar a utilização de um material cerâmico fabricado com cimento Portland e Nanotubos de carbono como restritor poroso em um mancal aerostático axial. Para tanto uma bancada de testes de mancais aerostáticos porosos planos foi desenvolvida de forma a obter as curvas de capacidade de carga do mancal. O projeto da bancada foi baseado na utilização de um sistema com 03 mancais dispostos a 120º um do outro e da medição da espessura do filme de ar sob o mancal por um sistema eletropneumático de medição de deslocamento. A metodologia experimental é baseada na utilização do planejamento fatorial completo de experimentos e análise de variância para a identificação dos efeitos principais e de interação entre os fatores experimentais Adição de Superplastificante e Adição de Nanotubos de Carbono nas propriedades investigadas do cimento Portland, entre elas a porosidade aparente, a distribuição de tamanho de poros, a permeabilidade ao oxigênio e a resistência mecânica.

 

02 de agosto de 2013
09:00h
Laboratório de Usinagem e Automação

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Qualificação de FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA

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Transporte Escolar Rural - Proposição de um modelo e algoritmos para rotas com dois níveis e pontos de transbordo.

 

As condições existentes nas regiões rurais do Brasil dificultam a oferta do transporte público aos alunos dessa área, muitos deles percorrem longas distâncias de ônibus ou mesmo a pé para terem acesso ao serviço educacional.
O trabalho propõe modelos matemáticos, derivados da formulação de Baldacci et al. (2007), para amenizar esse problema.
Os modelos propostos buscam atender a realidade na qual se encontram as escolas das áreas rurais.
Submetidas a um processo de nucleação, as pequenas escolas foram fechadas e os estudantes concentrados em escolas localizadas nas áreas urbanas mais próximas
ou áreas centrais na região rural.
O resultados computacionais mostram que o tempo obtido é semelhante ao modelo 2-Echelon CVRP, existente na literatura.
No entanto, o modelo proposto permite que o estudante caminhe uma determinada distância a pé, o que não é permitido no 2-Echelon CVRP.
Para distâncias maiores que as abordadas, espera-se que esse tempo seja reduzido, sendo sugerido a partir desse artigo pesquisas futuras sobre análise de dispersão geográfica dos estudantes e dos pontos de transbordo,uma vez que, para a realidade do país, esse cenário estaria mais próximo do problema real.
Para continuidade do trabalho, é proposta a construção de uma heurística, a fim de resolver instâncias maiores, assim como a avaliação da localização geográfica dos pontos (estudantes e transbordo).

 

data: 11/07/2013

horário: 14:00

local: sala 1012

Anexos:
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Exame de Qualificação de KAROLLINY DANIELLE SANTOS

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01 de julho de 2013

14:00

Sala 3302, bloco 1

 

Aproximação Externa/ Decomposição de Benders (OA+BD) para Projeto de Redes sob Congestionamento com seleção de Cortes via Lambda-Ótimo

 

Este trabalho aborda Aproximação Externa/ Decomposição de Benders (OA+BD) para Projeto de Rede sob Congestionamento com seleção de Cortes via Lambda-ótimo. Trata-se de problema
referencial no projeto de redes de transporte de energia ou informação. Desse esforço de modelagem derivou um programa não-linear, NP-difícil e de grande porte. Experimentos
computacionais e comparações com versões mais simples demonstram o sucesso do esquema adotado.

 

Anexos:
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