Resultado processo seletivo de disciplinas isoladas 2o semestre 2012
O resultado para disciplinas isoladas no 2o semestre de 2012 está disponível no arquivo anexo.
O resultado para disciplinas isoladas no 2o semestre de 2012 está disponível no arquivo anexo.
Código |
Disciplina |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sala |
EPD862 |
Otimização I |
13:00 14:40 |
|
13:00 14:40 |
|
BL3 2026 |
EPD865 |
Decisões Estratégicas e Sequenciais |
13:00 14:40 |
|
13:00 14:40 |
|
BL3 2028 |
EPD873 |
Processos Estocásticos |
14:55 16:35 |
|
14:55 16:35 |
|
BL3 2030 |
EPD879 P2 |
Top. Esp. em Produção e Logística - Limites e Multiplicações Sociais |
14:55 16:35 |
|
14:55 16:35 |
|
BL3 2026 |
EPD879 P1 |
Top. Esp. em Produção e Logística - Otimização de Grande Porte |
|
14:55 16:35 |
|
14:55 16:35 |
BL3 2026 |
EPD879 P |
Top. Esp. em Produção e Logística Fundamentos em Engenharia de Precisão |
|
|
|
13:00 16:30 |
BL3 2028 |
EPD879 P4 |
Top. Esp. em Produção e Logística - Trabalho, Tecnologia e Sociabilidade. |
|
13:00 16:30 |
|
|
BL3 2028 |
A Utilização do Saber do Trabalho para a Operacionalização do Princípio da Precaução: aprendendo com o rompimento de uma barragem de rejeitos minerais
O rompimento da barragem de Fundão em Mairana/MG, destinada ao depósito de rejeitos da mineração, chocou a opinião pública internacional e motivou diversos estudos e reflexões sobre o assunto. Logo após o evento, vários grupos acadêmicos, órgãos estatais, movimentos sociais e personalidades se posicionaram sobre o assunto. Em meio ao conteúdo geral desses posicionamentos se destacou a afirmação da necessidade do compromisso com o Princípio de Precaução, que é uma das soluções contemporâneas para se lidar com o risco. Considerando então a importância deste princípio dada a sua reiterada reivindicação nos diversos fóruns de debate e posicionamentos sobre o tema, avaliaremos a pertinência real da utilização do Princípio de Precaução – ela mudaria de acordo com o contexto? - e focaremos então nossos esforços no entendimento da operacionalização deste princípio, quando este nos for útil. Nossos primeiros estudos sobre o tema revelaram as discussões sobre o controle social como uma questão chave no desvendar destas indagações, o que nos levou à nossa principal questão neste estudo: como criar as condições para que os saberes provenientes da própria experiencia de vida e trabalho, e que não são explicitados e/ou que ainda não fazem parte das sistematizações cientificas, possam ser respeitados e utilizados como balizadores para as avaliações sobre o risco? Uma boa proposta de como lidar para uma articulação satisfatória destes saberes na gestão dos riscos nos parece ser elucidada pela elaboração da Cidadania Tecnocientífica, que também será objeto de análise. A aplicação de princípios como o de Precaução parece necessitar de uma consolidação de relações democráticas referenciadas em uma determinada ética.
31/03/2017
19:00
sala 3201
OS APRENDIZADOS DOS ELETRICISTAS DE REDE ENERGIZADA NA SALA DE AULA, NA SIMULAÇÃO E NA ATIVIDADE REAL
A ênfase dada aos treinamentos formais e prescritivos como solução para o processo de aprendizagem é uma realidade da empresa pesquisada, uma das maiores companhias energéticas do Brasil. Esses treinamentos adotam as “melhores práticas”, o reforço diário do uso de padrões, a repetitividade de tarefas em ambientes controlados e um modelo de ensino baseado na transmissão de regras como a fórmula ideal para uma ação eficaz. Em oposição a essa abordagem, nesta pesquisa são adotados os preceitos que tratam a aprendizagem como advinda da ação situada e em contextos sócio-técnicos específicos, sendo necessário investigar a relação entre cognição, percepção e ação em situações reais. É nesse contexto, permeado de assertividades de lado a lado, que surge este estudo: os aprendizados dos eletricistas de rede energizada na sala de aula, na simulação e na atividade real. O objetivo dessa tese é compreender como se dá a imbricação em situação desses três cenários na trajetória e na formação desses trabalhadores, desde o treinamento Inicial até o seu primeiro estágio de atuação no campo.
22/03/2017
09:30
sala 1010
Redes Relacionais, Expertise e a Organização do Trabalho
01/02/2017
15:00
sala 1092