Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Notícias

Qualificação de ALEXANDRE HENRIQUE MARTINS

Ligado .

Planejamento de equipes de atendimento para o call center CEMIG – D via programação estocástica

 

As empresas de distribuição de energia brasileiras estão submetidas às regras estabelecidas pela união por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Essa agência reguladora define, por meio de resoluções, a forma como os serviços prestados devem ser realizados com foco na qualidade e no atendimento permanente aos clientes dessas empresas. Assim, um dos aspectos permanentes de gestão por parte da CEMIG-D é relativo ao atendimento aos clientes por meio de diversos canais de atendimento como agências físicas, internet, redes sociais, aplicativos, sms e call center. Este canal visa ao atendimento por meio do número telefônico 116 e está sujeito a parâmetros de qualidade de atendimento para que, ao menos, 85% das ligações sejam atendidas em até 30 segundos. Com isso, o planejamento das equipes de atendimento deve ser realizado com foco a atender os limites impostos pela agência nacional. Dessa maneira, pretendemos desenvolver uma formulação matemática que vise otimizar os recursos necessários para manter a estrutura de call center em um ambiente de fornecimento de energia elétrica brasileiro. Para isso, utilizamos conceitos de programação estocástica e pretendemos adaptar o modelo dinâmico de Robbins (2007) baseado em modelos de otimização para simulação na perspectiva de uma empresa do setor elétrico. No desenvolvimento dessa qualificação, descrevemos o marco regulatório do setor, conceitos estatísticos, os métodos atuais de dimensionamento do call center utilizados pela CEMIG e a perspectiva que pretendemos alcançar com esta pesquisa.

 

11/03/2016

15:00

sala 1010

Qualificação de RODRIGO CARDOSO DE MENEZES

Ligado .

Aplicação do Método de Taguchi na análise de variáveis que influenciam no desempenho de frenagem veicular

 

O sistema de freios de um veículo é o um dos fatores de segurança mais essenciais. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir altas velocidades e de transportar elevadas cargas, aumentando assim o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Neste trabalho, o desempenho de um sistema de freio veicular foi estudado. Investigou-se o desempenho do sistema de freios, avaliando-se o comportamento do coeficiente de atrito, parâmetro diretamente relacionado ao material de fricção. O coeficiente de atrito é uma função de quatro parâmetros aplicados em quatro níveis: a pressão de contato, a velocidade de escorregamento na interface pastilha/disco, o modelo de rotor e a temperatura do disco. Foram monitoradas a força de frenagem e as temperaturas do disco e da pastilha. Também foi aplicada a abordagem de Taguchi para minimizar o número de experimentos economizando um tempo considerável, além de analisar estatisticamente as influências de cada parâmetro sobre o coeficiente de atrito por meio da razão sinal-ruído. Os resultados experimentais foram comparados com os resultados previstos pelo método de Taguichi e são aproximados.

 

29/02/2016

09:30

Laboratório de Usinagem

Qualificação de MARCELLE LA GUARDIA LARA DE CASTRO

Ligado .

Transformações e impactos no trabalho coletivo da Linha Viva

 

O setor de energia clama por estudos sistemáticos que aprimorem a sua eficiência, dada a sua dimensão, imprescindibilidade e posição de destaque na expansão do quadro tecnológico e econômico brasileiro, buscando também a sustentabilidade social. Este campo foi escolhido para o estudo, pois tem vivido um importante momento político, no qual o "Pacto pela Saúde e Segurança" foi firmado em 2013, entre uma estatal do setor e o sindicato, visando intervenções a curto, médio e longo prazo que melhorem as condições de trabalho dos eletricistas de Linha Viva, aqueles que operam em rede energizada de média tensão (13,8 kV). A controvérsia a respeito da introdução das duplas, como uma estrutura possível para a execução do trabalho, levantou polêmica neste espaço, pois gerentes e técnicos a favor de sua implementação se chocam com o argumento dos eletricistas de que ela não é possível, potencializando os riscos e a sobrecarga no trabalho. Assim, torna-se fundamental a contribuição de uma pesquisa strictu sensu que realize uma articulação teórico-prática aprofundada para alcançar os elementos que ajudem a compreender esta contradição. Partindo-se do real, busca-se analisar a atividade dos eletricistas para entender como ocorre a gestão dos riscos nas equipes e como as duplas podem afetar o trabalho. Além disso, torna-se imprescindível aqui ouvir os gerentes e técnicos a respeito desta questão. Sabe-se que o trabalho possui papel central na vida humana e é uma das bases da constituição social do ser, que se engaja de corpo e alma naquilo que faz, mobilizando a sua inteligência, sua capacidade de criar, de agir e de refletir diante do novo a que é apresentado. Colocar o trabalho em questão e elucidar as problemáticas concernentes a ele no mundo contemporâneo constituem uma via fecunda para se pensar as atuais formas de organização da produção e propor um gerenciamento de recursos materiais e financeiros condizentes com a vida humana.

 

15/02/2016

14:00

Qualificação de JOAQUIM JOSÉ DA CUNHA JUNIOR

Ligado .

ALOCAÇÃO DE PROFESSORES, COM FOCO EM GANHO DE DESEMPENHO, CONFORME CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

 

Em instituições de ensino superior privadas, a gestão do corpo docente é fundamental para a garantia da qualidade dos cursos e para a obtenção de bons índices de desempenho frente ao Ministério da Educação. Com a escassez de professores com boa titulação e sua baixa disponibilidade para ocupar cargos com dedicação parcial ou integral, a escolha do corpo docente para cada curso pode tornar-se muito complexa de acordo com o porte da instituição e a quantidade de cursos envolvidos. Nesse trabalho propomos um modelo matemático capaz de oferecer soluções de boa qualidade para esse problema. O modelo foi testado utilizando dados de uma instituição de ensino superior privada evidenciando seu potencial em trazer melhorias para esse processo.

 

22/12/2015

14:00

Qualificação de VIVIANE JUNQUEIRA DE MORAES

Ligado .

Heurísticas para Programação da Produção em Sistema de Manufatura Flexível

 

Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) basicamente são sistemas de produção altamente automatizados, capazes de produzir uma grande variedade peças e produtos, usando um sistema de manuseio e armazenamento de material, um sistema de processamento e um sistema de controle computadorizado. Um problema de sequenciamento difícil que aparece nesse contexto é o de troca de ferramentas. Nesse trabalho abordamos por heurísticas o problema de programação da produção em SMF, que consiste em determinar os dias que em tarefas serão executadas e a sequência das tarefas em cada dia. O problema tem motivação prática a partir de um indústria metal-mecânica de precisão.

 

18/12/2015

14:00