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Notícias

Qualificação de JAQUELINE MEDEIROS FARAH

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COMPLEMENTARIDADE DAS ABORDAGENS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA NA INDÚSTRIA: implicações da experiência prática no desempenho do modelo estatístico

 

A dissertação proposta é sobre a complementariedade (PIDD, 2014) das abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas na resolução de um problema na indústria. Discute-se como a experiência prática, que subsidia a análise qualitativa, pode influenciar na análise quantitativa. Para tanto, é dado prosseguimento a estudo realizado, nos anos de 2012 e 2013, em planta industrial produtora de ferro níquel. Na ocasião, foco era solucionar um problema prático, verificado na Área do Refino, cujas causas não eram claramente conhecidas ou socialmente acordadas. Portanto, buscou-se recuperar a experiência prática dos trabalhadores, heterogeneamente distribuída, para se chegar a uma solução aceitável. Para isso, foram construídos dois modelos: o primeiro, qualitativo, que consistiu em um mapa cognitivo – a representação gráfica da representação mental que o pesquisador constrói a partir das representações discursivas formuladas por um sujeito ou grupo sobre um objeto (COSSETTE; AUDET, 1992). Nele foram representadas as hipóteses formuladas pela equipe da área sobre as causas do problema; e o segundo, quantitativo, construído através da técnica estatística de regressão linear múltipla (MONTGOMERY; PECK, 1992), propício para analisar problemas com várias causas possíveis. Através dele foram testadas as hipóteses representadas no primeiro. Contudo, a validação do modelo quantitativo mostrou-se um aspecto crucial e impeditivo ao alcance da finalidade pretendida. Transcorridos quase dois anos do encerramento da investigação, ocorreram mudanças na planta, tanto em sua estrutura organizacional, quanto nos processos produtivos das áreas. O alcance da meta de produção evidencia o amadurecimento do processo, decorrente da aprendizagem das equipes. Acerca do problema, verifica-se um maior entendimento por parte dos envolvidos e, inclusive, o refinamento das hipóteses sobre suas causas. Desse modo, configuram-se dois contextos distintos, o primeiro, em 2012-2013, e o segundo, em 2015. A partir da atualização dos modelos existentes, serão comparados os resultados obtidos nesses dois contextos. Isso no que tange a validação dos modelos quantitativos, considerando-se critérios qualitativos e quantitativos. Pretende-se demonstrar empiricamente que o êxito da modelagem quantitativa, em grande medida, depende de uma adequada modelagem qualitativa, proporcionada pela experiência prática. A dissertação em desenvolvimento situa-se na área de Estudos Sociais da Ciência e da Expertise. Devido às especificidades do problema, que requer análises de cunho quantitativo e qualitativo, bem como pelas necessidades originadas no andamento do estudo, recorre-se às noções de modelo e validação encontradas na modelagem, da Pesquisa Operacional (PO), de suas vertentes tradicionais, quantitativas (hards), e interpretativas, qualitativas (softs).

 

30/06/2015

08:00

sala 1093, Escola de Engenharia

Exame de qualificação de CHRISTIANNE LACERDA SOARES

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INFLUÊNCIA DO FLUIDO DE CORTE SOBRE O TORNEAMENTO DO AÇO ABNT 4340

 

Os processos industriais de fabricação tornaram-se, ao longo do tempo, ferramentas indispensáveis ao avanço do homem contemporâneo. Dentre os processos de fabricação, principalmente de metais, aqueles denominados de usinagem ganharam destaque por sua versatilidade e grande aplicabilidade industrial. Procurando compreender os fenômenos intrínsecos que a variação dos parâmetros operacionais (velocidade de corte, avanço, profundidade de usinagem e meios lubrirrefrigerantes) causa nos parâmetros de saída (rugosidade, corrente elétrica consumida pelo motor principal, força de usinagem e tipo de cavaco gerado), neste estudo foi investigado o aço ABNT 4340. Um planejamento fatorial completo 24 foi empregado para análise estatística além de outras configurações para as demais análises, totalizando 36 testes. Os resultados assinalam que a rugosidade é influenciada principalmente pelo avanço e pela interação entre velocidade de corte e profundidade de usinagem, sendo o uso de fluido de corte pouco efetivo na obtenção de rugosidades mais baixas. No que concerne a corrente elétrica e força de corte, o uso de fluido não afetou significativamente essas variáveis nas configurações testadas. Por fim, as análises mostraram que os níveis mais elevados de avanço e de profundidade de usinagem geraram cavacos mais favoráveis (mais curtos) para a operação de torneamento.

 

08/05/2015

13:00

sala 3214

Qualificação de GABRIELA BRAGA FONSECA

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Problema de Sequenciamento de Caminhões em um Centro de Crossdocking com Duas Máquinas

 

O objetivo deste trabalho é explorar o problema de sequenciamento de caminhões em um centro de crossdocking.  O problema será modelado como um problema de sequenciamento tipo flowshop, denotado como F2| CD|Cmax.

Um modelo de programação linear inteira e mista é proposto e testado. Sua relaxação lagrangeana é também analisada e um algoritmo baseado no Algoritmo do Volume é proposto para sua solução.

 

27/02/2015

10:00

local a definir

Anexos:
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Qualificação de ALINE VERONESE DA SILVA

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Análise estatística da estimação em 2 estágios dos escores de eficiência das empresas brasileiras de distribuição de energia

 

A regulação da atividade de distribuição de energia elétrica tem passado por desafios nos últimos anos. Além de garantir tarifas a preços justos, os reguladores também têm de incentivar ganhos de produtividade e responsabilidade sócio-ambiental das companhias. Por isso, métodos capazes de estimular a competição entre as empresas reguladas, mesmo que indireta, são cada vez mais utilizados em diversos países. Nesse contexto, técnicas de Benchmarking têm sido aplicadas por diferentes reguladores do setor de energia. Esses modelos têm como objetivo fazer uma comparação entre empresas detentoras de uma mesma tecnologia e definir um escore de eficiência relativa, determinando quais firmas estão na fronteira de eficiência e são, por isso, o benchmark do setor.

 

25/02/2015

10:00

Sala 1012, Escola de Engenharia

Anexos:
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Exame de Qualificação de LUIZ PAULO DA CRUZ SCARP

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Incorporação de opções em um simulador de mercado artificial de ações para a interação de agentes externos

 

O uso de ferramentas computacionais no ensino vem se tornando cada vez mais frequente, havendo uma demanda crescente por produtos tecnológicos de apoio à educação. Nesse contexto, este trabalho visa desenvolver um simulador de mercado financeiro, onde os usuários possam interagir com agentes artificiais e aprender sobre os mecanismo de funcionamento dos mercados de ações e opções. Para tanto, optou-se pelo usa da modelagem baseada em agentes, já que ela permite a construção de um simulador interativo que replique o mercado real, com o usuário assumindo o papel de um dos agentes. Esse tipo de modelagem possibilita  ainda a construção de uma série temporal de preços de forma mais fidedigna que a obtida pelas abordagens clássicas, sendo ela gerada pela interação dos agentes no mercado, e não por uma equação explicitamente programada. Além disso, o mercado financeiro possui uma representação natural de agentes autônomos que interagem entre si, ou seja, a definição do agente como uma pessoa que negocia no mercado é intuitiva. Por fim, a aplicação do simulador não se limita à questão educacional. Além de auxiliar o aprendizado no que diz respeito ao entendimento dos mercados de ações e opções, o modelo proposto pode ser útil na análise de diferentes cenários e avaliação de consequências de políticas de regulação do mercado, funcionando como um laboratório eletrônico para pesquisas. O modelo preliminar implementado consegue replicar as características reais dos mercados de ações, bem como alguns aspectos dos mercados de opções. Pretende-se continuar o desenvolvimento do modelo a fim de torná-lo uma representação mais próxima dos mercados reais, bem como incorporá-lo a um simulador com interface interativa a ser disponibilizado online.

 

10/02/2015

14:00

sala 1010, Escola de Engenharia

Anexos:
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