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Notícias

Qualificação de MARIA CRISTINA MOREIRA

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Serramento circular do aço inoxidável supermartensítico 13Cr

 

A presente qualificação tem como objetivo principal avaliar a influência dos parâmetros operacionais sobre o desempenho da operação de serramento do aço inoxidável supermartensítico 13Cr utilizando serras circulares com insertos de metal duro sem revestimento. Mais especificamente, serão analisadas as influências dos parâmetros velocidade de corte, avanço por dente e revestimento do inserto sobre a corrente consumida, temperatura, emissão acústica, rugosidade da parede serradas, largura e qualidade da fenda, desgaste da ferramenta e formas dos cavacos produzidos. Em um primeiro momento será verificada por meio da análise de variância a influência dos parâmetros velocidade de corte e avanço por dente além da sua interação sobre os parâmetros de saída (corrente consumida, temperatura, emissão acústica, rugosidade e largura da fenda). Em seguida serão realizadas comparações entre as três serras (sem revestimento, revestida por deposição física de vapor PVD e por deposição química de vapor a média temperatura MT-CVD) por meio da análise do gráfico valor médio do parâmetro de saída estudado. De forma geral, os resultados indicam que o consumo de corrente elétrica aumentou, para as três serras, com a elevação da velocidade de corte e do avanço. Os valores médios de corrente consumida pelas três serras não apresentaram variações estatisticamente significantes. Quanto a temperatura, foi observado que o maior valor ocorreu com as serras sem revestimento.  Já para os valores emissão acústica e da largura da fenda, não houve diferença estatisticamente significativa entre as três serras. Quanto à rugosidade da parede serrada, foi observado que o menor valor foi obtido com a serra com insertos revestidos por MT-CVD. Em relação ao formato do cavaco, notou-se que para a velocidade de corte de150 m/min e avanço por dente de 0,1 mm/rev o cavaco foi curto conforme desejável para este tipo de operação independente da serra utilizada. Já com a velocidade de corte a 250 m/min e avanço 0,1 mm/rev, foi observado o cavaco com formato de fita para as serras com insertos sem revestimento e com revestimento por PVD e um formato irregular para a serra com insertos revestidos por MT-CVD. No que se refere a qualidade da fenda de corte, foi observado melhor acabamento velocidade de corte 150 m/min e avanço por dente 0,07 mm/rev para serra com insertos sem revestimento, vc de 200 m/min e fz 0,07 mm/rev para a serra com insertos revestidos por PVD e para a serra revertida pelo método MT-CVD os parâmetros de corte são vc 150 m/min e fz 0,1 mm/rev.

 

18/07/2014

13:30

sala 2938, anexo 4 da Escola de Engenharia

Anexos:
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Qualificação de PRISCILA MARA COTA

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O Problema de Sequenciamento de Caminhões em Centros de Crossdocking com múltiplas docas

 

Este trabalho aborda o sequenciamento de caminhões em um Centro de Crossdocking. Um modelo de programação linear inteira mista indexado no tempo é proposto. O problema é formulado como um sequenciamento do tipo flowshop híbrido de dois estágios, sujeito à restrições de crossdocking. Essas restrições proíbem os jobs do segundo estágio de iniciar seu processamento antes da conclusão de seus jobs precedentes. Experimentos computacionais foram realizados comparando o modelo,
resolvido por um solver comercial, ao seu relaxamento linear. Pretendemos investigar o uso de técnicas de decomposição para acelerar a resolução da Relaxação Linear do modelo proposto, ou até mesmo um método híbrido que combine o modelo proposto e uma metaheurística para a resolução do problema para instâncias maiores.

 

02/07/2014

15:00

sala 1176, Escola de Engenharia

Anexos:
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Qualificação de TIAGO ALVES SCHIEBER DE JESUS

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q-Jensen Divergence Applied to Complex Networks Analysis

 

We deal here with the issue of complex network evolution and robustness. The analysis of topological evolution of complex networks plays a crucial role in predicting their future. While an impressive amount of work has been done on the issue, very little attention has been so far devoted to the investigation of how information theory quantifiers can be applied to characterize networks evolution. With the objective of dynamically capture the topological changes of a network’s evolution, we propose a model able to quantify and reproduce several characteristics of a given network, by using the square root of the Jensen-Shannon divergence in combination with the mean degree and the clustering coefficient.  The results show that the methodology was able to mimic the test-networks. By using this copycat model, the user is able to analyze the networks behavior over time, and also to conjecture about the main drivers of its evolution, also providing a framework to predict its evolution. In the field of network robustness, we propose the use of q-Jensen divergences to redefine the concept of network robustness.

 

03/07/2014

09:30

sala T005, Escola de Engenharia

Anexos:
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Qualificação de BRUNA AMIN GONÇALVES

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Análise de Séries Temporais Via Grafo de Visibilidade Horizontal e Teoria da Informação

 

O método recentemente proposto, chamado de Grafo de Visibilidade Horizontal (HVG) [28], constitui uma versão geométrica simplificada do conhecido Grafo de Visibilidade (VG) proposto em [24], o qual, por sua vez, transforma uma série temporal em uma rede complexa. Esse método tem sido utilizado para estudar a distinção entre os componentes determinísticos e estocásticos em séries temporais [27,28]. Neste projeto, propõe-se uma metodologia que utiliza o HVG, juntamente com quantificadores da teoria da Informação, para diferenciar a natureza determinística ou estocástica dos sistemas em estudo. Além disso, propõe-se também como quantificadores as medidas de redes complexas (como coeficiente de clustering caminho mínimo, medidas de centralidade, como betweenness e closeness, e distribuição de graus).

 

03/07/2014

14:00

sala 1010, Escola de Engenharia

Anexos:
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Qualificação de ELIAS CARLOS CORREA TEMPONI

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Problema de Planejamento Integrado de Pátio de Estocagem de Granéis

 

Neste trabalho é proposto um problema de planejamento de terminais a granel com uma abordagem relativamente nova na literatura. Trata-se de um problema baseado no funcionamento das operações de um terminal portuário de exportação de carvão localizado na cidade de Newcastle, Austrália. Para a resolução do problema é proposta uma metodologia que integra a resolução de um modelo de programação linear inteira, que possui algumas restrições relaxadas, com a utilização de heurísticas e metaheuristicas.

 

28/05/2014

15:00

sala 1176

Anexos:
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