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LEANDRO JOSÉ DA SILVA

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MANCAIS AEROSTÁTICOS POROSOS FABRICADOS COM COMPÓSITO CIMENTÍCIO REFORÇADO POR NANOTUBOS DE CARBONO

 

Os Mancais aerostáticos são aqueles em que um filme fino de ar (gás) a alta pressão é utilizado para reduzir (ou eliminar) o contato direto entre duas superfícies com movimento relativo. Podem proporcionar alta rigidez e precisão de movimento e ainda fornecem diversas outras vantagens, tais como: indiferença com relação à variação de temperatura, nível elevado de amortecimento, operação em altas velocidades, desgaste nulo, capacidade de suportar cargas radiais, axiais e combinadas. A utilização de um material poroso como superfície do mancal faz com o ar passe pelos inúmeros poros do material resultando em uma distribuição de pressão uniforme em toda a superfície. A principal dificuldade, contudo, no desenvolvimento destes mancais é a disponibilidade de materiais porosos com características de escoamento de fluído. O objetivo deste trabalho é desenvolver e validar a utilização de um material cerâmico fabricado com cimento Portland e Nanotubos de carbono como restritor poroso em um mancal aerostático axial. Para tanto uma bancada de testes de mancais aerostáticos porosos planos foi desenvolvida de forma a obter as curvas de capacidade de carga do mancal. O projeto da bancada foi baseado na utilização de um sistema com 03 mancais dispostos a 120º um do outro e da medição da espessura do filme de ar sob o mancal por um sistema eletropneumático de medição de deslocamento. A metodologia experimental é baseada na utilização do planejamento fatorial completo de experimentos e análise de variância para a identificação dos efeitos principais e de interação entre os fatores experimentais Adição de Superplastificante e Adição de Nanotubos de Carbono nas propriedades investigadas do cimento Portland, entre elas a porosidade aparente, a distribuição de tamanho de poros, a permeabilidade ao oxigênio e a resistência mecânica.

 

02 de agosto de 2013
09:00h
Laboratório de Usinagem e Automação

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Qualificação de FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA

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Transporte Escolar Rural - Proposição de um modelo e algoritmos para rotas com dois níveis e pontos de transbordo.

 

As condições existentes nas regiões rurais do Brasil dificultam a oferta do transporte público aos alunos dessa área, muitos deles percorrem longas distâncias de ônibus ou mesmo a pé para terem acesso ao serviço educacional.
O trabalho propõe modelos matemáticos, derivados da formulação de Baldacci et al. (2007), para amenizar esse problema.
Os modelos propostos buscam atender a realidade na qual se encontram as escolas das áreas rurais.
Submetidas a um processo de nucleação, as pequenas escolas foram fechadas e os estudantes concentrados em escolas localizadas nas áreas urbanas mais próximas
ou áreas centrais na região rural.
O resultados computacionais mostram que o tempo obtido é semelhante ao modelo 2-Echelon CVRP, existente na literatura.
No entanto, o modelo proposto permite que o estudante caminhe uma determinada distância a pé, o que não é permitido no 2-Echelon CVRP.
Para distâncias maiores que as abordadas, espera-se que esse tempo seja reduzido, sendo sugerido a partir desse artigo pesquisas futuras sobre análise de dispersão geográfica dos estudantes e dos pontos de transbordo,uma vez que, para a realidade do país, esse cenário estaria mais próximo do problema real.
Para continuidade do trabalho, é proposta a construção de uma heurística, a fim de resolver instâncias maiores, assim como a avaliação da localização geográfica dos pontos (estudantes e transbordo).

 

data: 11/07/2013

horário: 14:00

local: sala 1012

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Exame de Qualificação de KAROLLINY DANIELLE SANTOS

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01 de julho de 2013

14:00

Sala 3302, bloco 1

 

Aproximação Externa/ Decomposição de Benders (OA+BD) para Projeto de Redes sob Congestionamento com seleção de Cortes via Lambda-Ótimo

 

Este trabalho aborda Aproximação Externa/ Decomposição de Benders (OA+BD) para Projeto de Rede sob Congestionamento com seleção de Cortes via Lambda-ótimo. Trata-se de problema
referencial no projeto de redes de transporte de energia ou informação. Desse esforço de modelagem derivou um programa não-linear, NP-difícil e de grande porte. Experimentos
computacionais e comparações com versões mais simples demonstram o sucesso do esquema adotado.

 

Anexos:
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Defesa de Dissertação de INGRID MACHADO SILVEIRA

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Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento da infraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento de commodities

 

Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamento de seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos. Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando dois métodos: um otimizador integrado a um pacote comercial de simulação e um método heurístico. Essas metodologias foram comparadas, visando identificar o método mais eficaz na resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-se também uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.

 

24/03/2017

14:00

sala 1094

Defesa de dissertação de BÁRBARA CRISTINA MENDANHA REIS

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Influência do Material da Ferramenta de Corte sobre a Usinabilidade do Aço ABNT 4340 no Torneamento

 

A usinagem convencional baseia-se na remoção de material por meio de uma ferramenta de corte, a qual necessariamente deve apresentar maior dureza e resistência mecânica em relação ao material da peça. Entretanto, devido ao constante surgimento de novas ligas, com dureza e propriedades mecânicas mais altas, existe uma necessidade contínua por novos materiais para ferramentas de corte, com propriedades que possam superar as exigências dessas ligas. Procurando compreender os fenômenos intrínsecos que a variação dos parâmetros de entrada (velocidade de corte, avanço, material da ferramenta de corte e geometria do quebra-cavaco) causa nos parâmetros de saída (força de corte, rugosidade, forma do cavaco, temperatura de corte e desgaste da ferramenta) durante a operação de torneamento do aço ABNT 4340, material utilizado neste trabalho, inicialmente um planejamento fatorial completo 2³ foi empregado para análise estatística, além de outras configurações para as demais análises, totalizando 40 testes. Em relação à análise da força de corte, o material da ferramenta de corte e o avanço afetaram significativamente a força de corte, sendo os menores valores alcançados com a ferramenta de corte de cermet e o menor nível de avanço. Em relação à rugosidade, o avanço mostrou-se como o único parâmetro influente, e o material da ferramenta de corte, independentemente da geometria do quebra-cavaco, não trouxe alterações significativas. No que se refere à forma dos cavacos, as análises mostraram que o nível mais elevado de avanço gerou cavacos mais curtos e que o material da ferramenta se mostrou influente sobre a forma do cavaco. Em relação à temperatura de corte, os resultados indicaram que metal duro, quebra-cavaco LP e o menor nível de velocidade de corte asseguraram os menores valores de temperatura de corte. Como última análise, para os parâmetros de corte estabelecidos e percurso de corte não foi possível identificar desgaste nas ferramentas de corte.
Palavras-chave: aço ABNT 4340; torneamento; temperatura; rugosidade; desgaste da ferramenta; material da ferramenta de corte.

 

17/03/2017

14:00

Auditorio DEMEC