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Notícias

Defesa de Dissertação de KAROLLINY DANIELLE SANTOS

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269ª Defesa de Dissertação
APROXIMAÇÃO EXTERNA/DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS (OA+BD) PARA PROJETO DE REDE SOB CONGESTIONAMENTO COM SELEÇÃO DE CORTES VIA λ-ÓTIMO

 

Este trabalho aborda Aproximação Externa/ Decomposição de Benders (OA+BD) para Projeto de Rede sob Congestionamento com seleção de Cortes via λ-ótimo. Trata-se de problema referencial no projeto de redes de transporte de energia ou informação, etc. O projeto de redes sob congestionamento tem como principal objetivo atender as demandas dos clientes, assegurar o lucro e a eficiência da operação e respeitar os níveis de serviço pré-estabelecidos. O sistema de infra-estrutura é modelado como uma rede, onde os fluxos representam os serviços prestados. Desse esforço de modelagem derivou um programa não-linear, NP-difícil e de grande porte. Experimentos computacionais e comparações com versões mais simples demonstram o sucesso do esquema adotado.

 

Data: 23/08/2013

Hora: 14:30

Local: sala T 005, Escola de Engenharia

Defesa de dissertação de RAFAEL MARTINS DE ABREU

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DADOS EXPERIMENTAIS DE UM FREIO A DISCO AUTOMOTIVO:
Instrumentação de bancada

28/05/2013

13:00

Laboratório de usinagem, 2938

 

Com o aumento da potência dos veículos, os sistemas de segurança
precisam se manter atualizados para atender as novas exigências. A
proposta deste trabalho foi a de produzir uma bancada de ensaios em
que fosse possível simular frenagens com diferentes tipos de pastilhas
e variando alguns parâmetros. Para que fosse possível o controle e
avaliação das interferências destas variáveis no fenômeno da frenagem,
a bancada foi instrumentada e monitorada, permitindo a compilação de
dados a respeito de determinados pares de pastilhas e disco.

Foram realizados ensaios com três tipos de pastilhas, duas novas de
diferentes fabricantes e uma com avarias de uso. A base dos ensaios
foi moldada segunda os critérios do ensaio Krauss, normatizado pela
ABNT NBR NBR 6143:1995 e ainda foram implementados ciclos de testes em
que fosse possível perceber a interferência de paramentos de força de
atuação das pastilhas e diferentes velocidades.

Foram monitorados os comportamentos das frenagens, em relação a sua
efetividade na parada do disco, os níveis de emissão acústica de cada
ciclo, a temperatura durante os ensaios e ainda a perda de massa das
pastilhas, tendo o controle sobre a força de atuação no
cilindro-mestre, feita através do controle da pressão do cilindro
pneumático e também o controle da rotação feita através de um inversor
de frequência.

Anexos:
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Defesa de dissertação de JOSÉ PAULO DA SILVA NETO

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Montagem de cargas e sequenciamento de caminhões em um centro de distribuição

29/05/2013

10:00

Sala 1014

 

A gestão logística e da cadeia de suprimentos tem se tornado fatores-chave para o sucesso de uma organização que atua nos mercados dinâmicos de hoje. Ao focar as estratégias de planejamento logístico, o desempenho dos Centros de Distribuição (CD) assumem vital importância neste contexto.
Esta dissertação está focada nos problemas de otimização que surgem na operação diária de um CD e baseia-se em um caso real de uma grande empresa do setor siderúrgico. Mais especificamente, o trabalho se concentra no processo de recuperação de produtos no estoque e envio a seus clientes. Assim, com o objetivo de otimizar estas operações, os problemas de montagem de cargas e sequenciamento de caminhões são formulados. Como primeira abordagem, os problemas serão considerados de forma independente. Um modelo matemático é proposto para a montagem de cargas e o clássico algoritmo de Johnson é usado para resolver o problema de sequenciamento modelado como Flow-Shop. Ao final, os direcionamentos da pesquisa são apresentados e discutidos.

Anexos:
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Defesa de dissertação de HENDRIGO BATISTA DA SILVA

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Resposta à Demanda via Precificação em Tempo Real para Controle da Demanda de Energia

24/05/2013

Sala 1092

13:00

 

A precificação da energia em um programa de resposta à demanda busca definir sinais de preço a cada instante de forma a incentivar o deslocamento do consumo de energia do pico de consumo para os vales. Partindo de uma curva de demanda alvo, traçada a priori, é proposta uma política ótima de controle em malha fechada, que precifica em tempo real a energia através da penalização de desvios da curva de demanda em relação a esta trajetória de despacho definida. A política ótima é obtida por meio da programação dinâmica estocástica para o horizonte de um dia, assumindo-se que os controles são as tarifas do kWh de energia e os estados são as cargas demandadas pelo sistema elétrico. A abordagem do custo quadrático é utilizada para penalizar grandes desvios da curva de carga em relação à trajetória desejada. Para verificar a consistência desta formulação matemática, são derivadas algumas propriedades do modelo e analisadas sua aderência à realidade. Com o objetivo de ilustrar a sua aplicabilidade, é apresentado um exemplo numérico com a obtenção de uma política ótima e a simulação de curvas de carga que evolvem segundo esta política. Ao final, é oferecida uma discussão detalhada da formulação e são apontados caminhos para pesquisas futuras.

Anexos:
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1° EPPGEP

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O site do 1° Encontro de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, que será realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2012, na Escola de Engenharia da UFMG, pode ser acessado aqui.