Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Notícias

Alocação de Salas 2012/2

Ligado .

Código

Disciplina

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sala

EPD862

Otimização I

13:00 14:40

 

13:00 14:40

 

BL3 2026

EPD865

Decisões Estratégicas e Sequenciais

13:00 14:40

 

13:00 14:40

 

BL3 2028

EPD873

Processos Estocásticos

14:55 16:35

 

14:55 16:35

 

BL3 2030

EPD879

P2

Top. Esp. em Produção e Logística  - Limites e Multiplicações Sociais

14:55 16:35

 

14:55 16:35

 

BL3 2026

EPD879

P1

Top. Esp. em Produção e Logística - Otimização de Grande Porte

 

14:55 16:35

 

14:55 16:35

BL3 2026

EPD879

P

Top. Esp. em Produção e Logística

Fundamentos em Engenharia de Precisão

 

 

 

13:00 16:30

BL3 2028

EPD879

P4

Top. Esp. em Produção e Logística - Trabalho, Tecnologia e Sociabilidade.

 

13:00 16:30

 

 

BL3 2028

Exame de Qualificação de ROBERTO MARTINI JUNIOR

Ligado .

A Utilização do Saber do Trabalho para a Operacionalização do Princípio da Precaução: aprendendo com o rompimento de uma barragem de rejeitos minerais

 

O rompimento da barragem de Fundão em Mairana/MG, destinada ao depósito de rejeitos da mineração, chocou a opinião pública internacional e motivou diversos estudos e reflexões sobre o assunto. Logo após o evento, vários grupos acadêmicos, órgãos estatais, movimentos sociais e personalidades se posicionaram sobre o assunto. Em meio ao conteúdo geral desses posicionamentos se destacou a afirmação da necessidade do compromisso com o Princípio de Precaução, que é uma das soluções contemporâneas para se lidar com o risco. Considerando então a importância deste princípio dada a sua reiterada reivindicação nos diversos fóruns de debate e posicionamentos sobre o tema, avaliaremos a pertinência real da utilização do Princípio de Precaução – ela mudaria de acordo com o contexto? - e focaremos então nossos esforços no entendimento da operacionalização deste princípio, quando este nos for útil. Nossos primeiros estudos sobre o tema revelaram as discussões sobre o controle social como uma questão chave no desvendar destas indagações, o que nos levou à nossa principal questão neste estudo: como criar as condições para que os saberes provenientes da própria experiencia de vida e trabalho, e que não são explicitados e/ou que ainda não fazem parte das sistematizações cientificas, possam ser respeitados e utilizados como balizadores para as avaliações sobre o risco? Uma boa proposta de como lidar para uma articulação satisfatória destes saberes na gestão dos riscos nos parece ser elucidada pela elaboração da Cidadania Tecnocientífica, que também será objeto de análise. A aplicação de princípios como o de Precaução parece necessitar de uma consolidação de relações democráticas referenciadas em uma determinada ética.

 

31/03/2017

19:00

sala 3201

Qualificação de VITOR GUILHERME CARNEIRO FIGUEIREDO

Ligado .

OS APRENDIZADOS DOS ELETRICISTAS DE REDE ENERGIZADA NA SALA DE AULA, NA SIMULAÇÃO E NA ATIVIDADE REAL

 

A ênfase dada aos treinamentos formais e prescritivos como solução para o processo de aprendizagem é uma realidade da empresa pesquisada, uma das maiores companhias energéticas do Brasil. Esses treinamentos adotam as “melhores práticas”, o reforço diário do uso de padrões, a repetitividade de tarefas em ambientes controlados e um modelo de ensino baseado na transmissão de regras como a fórmula ideal para uma ação eficaz. Em oposição a essa abordagem, nesta pesquisa são adotados os preceitos que tratam a aprendizagem como advinda da ação situada e em contextos sócio-técnicos específicos, sendo necessário investigar a relação entre cognição, percepção e ação em situações reais. É nesse contexto, permeado de assertividades de lado a lado, que surge este estudo: os aprendizados dos eletricistas de rede energizada na sala de aula, na simulação e na atividade real. O objetivo dessa tese é compreender como se dá a imbricação em situação desses três cenários na trajetória e na formação desses trabalhadores, desde o treinamento Inicial até o seu primeiro estágio de atuação no campo.

 

22/03/2017

09:30

sala 1010