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Notícias

Defesa de Dissertação de LUCAS DIETRICH SILVA BARBOSA

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Heurísticas para o Roteamento de Fluxos na Coleta e Entrega de Recursos entre Canteiros de Obras

 

Este trabalho lida com o problema MRCO (Movimentação de Recursos entre Canteiros de Obras) que é uma generalização do Problema de Roteamento de Veículos, cujo a motivação é tratar o fluxo de transporte em uma empresa do ramo da construção civil de Belo Horizonte. Este problema considera a existência de um conjunto de recursos que serão compartilhados por um conjunto de clientes (canteiros de obras) e que pertencem a um agrupamento em comum. A distribuição destes recursos é feita através de um conjunto de veículos com restrições de capacidade. Existe um conjunto de depósitos (residência dos motoristas) e que abrigam exatamente um único veículo. O veiculo deverá sair e retornar ao final de uma rota necessariamente ao seu respectivo depósito. Um recurso coletado em um canteiro de um agrupamento pode ser usado para atender qualquer outro canteiro no mesmo agrupamento. Cada canteiro pode ser visitado mais de uma vez. Os recursos podem ser discretizados em itens e assim tanto coleta e entrega podem ser divisíveis. O objetivo deste problema consiste em construir k rotas de veículos que atendam às requisições de alocação de recursos entre os canteiros de obras e que minimizem o somatório dos custos relativos ao transporte e tempo do veículo em rota. Nós propomos com o objetivo de tratar o problema em estudo duas heurísticas construtivas que atenderam a todas restrições presentes no problema. Tais heurísticas desenvolvidas são testados em instâncias próximas das reais e em instâncias de testes. Os resultados são comparados com a prática da empresa e com um método de Duas Fases. Os resultados encontrados são superiores aos da empresa e são melhores, principalmente relativo ao tempo de execução computacional, comparado com o método de Duas Fases.

 

17/02/2017

14:30

Qualificação de PAULO HENRIQUE RODRIGUES GUILHERME REIS

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AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE RECONSTRUÇÃO DIGITAL VISANDO ENGENHARIA REVERSA, PROTOTIPAGEM RÁPIDA E CENÁRIOS INTEGRADOS DE MANUFATURA

 

Diversos métodos e técnicas podem ser utilizadas como ferramentas para implementação da Engenharia Reversa, e suas vantagens e desvantagens variam de acordo com a finalidade de cada aplicação. Nesse cenário de variadas alternativas, a presente dissertação tem como objetivo apresentar o contexto dos métodos de digitalização levando em consideração suas facilidades e limitações. Considerando o cenário de manufatura integrada por computador (CIM - Computer Integrated Manufacturing) este trabalho apresenta propostas de associação de tecnologias como a Prototipagem Rápida, métodos de Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer-Aided Design) e simulações computacionais para Engenharia Reversa. Por fim serão apresentados três estudos de caso referentes à aplicação da Engenharia Reversas em situações diversas, como fabricação de protótipos funcionais e reconstrução de faces a partir de fotografias. Será demonstrado um estudo de caso comparando os métodos de digitalização por contato e sem contato. Os resultados obtidos foram comparados de acordo com os parâmetros de nível de detalhamento do modelo, fidelidade dimensional e fidelidade geométrica ao objeto físico.

 

16/02/2017

10:00

Auditório DEMEC

Defesa de Dissertação de MICHELE LISBÔA SILVEIRA

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FURAÇÃO DE MATERIAL SANDUÍCHE EMPREGANDO BROCAS COM GEOMETRIAS DIFERENTES

 

Diversos materiais são conhecidos e utilizados na indústria, com destaque para metais, polímeros e cerâmicas. Entretanto, a combinação destes materiais tem sido importante para a criação de produtos com características específicas. Entre os vários materiais utilizados para a concepção de produtos finais, os painéis sanduíche desempenham uma função importante devido a algumas propriedades, como baixo peso, rigidez e resistência elevada. Os materiais podem passar por diferentes operações de usinagem durante seu processamento, como a operação de furação, que é abordada neste trabalho. Com isso, pretendeu-se estabelecer a relação existente entre a geometria de corte de diferentes brocas e seus efeitos na furação de um painel sanduíche de alumínio e polietileno. Foram utilizadas as brocas Brad & Spur, helicoidal com duas arestas e helicoidal com três arestas, empregando velocidades de corte de 24, 48 e 72 m/min, e avanços de 0,05, 0,10, 0,15 e 0,25 mm/rev. Para a força de avanço, identificou-se o comportamento gráfico gerado por cada broca, além da apresentação de análise de variância. Buscou-se estabelecer uma equação de regressão para cada broca, a fim de apresentar um modelo que represente o comportamento da força de avanço quando submetida a diferentes parâmetros de corte. Fizeram-se considerações a respeito das rebarbas por meio de imagens e análise de variância, enquanto a circularidade foi discutida quantitativamente. A partir dos resultados, verificou-se que a broca Brad & Spur apresenta bom desempenho quanto à qualidade do furo e esforços de corte. Por outro lado, a broca helicoidal com duas arestas mostra um comportamento que pode ser facilmente modelado por meio de equações matemáticas. Já quanto à circularidade, a broca que apresentou os melhores resultados foi a helicoidal com duas arestas. Durante a apresentação e discussão dos resultados, interpretou-se como a geometria das brocas influenciou em cada resultado obtido.

 

16/02/2017

14:00

Auditório da Engenharia Mecânica, UFMG

Defesa de dissertação de JAQUELINE MEDEIROS FARAH

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O processo de resolução de um problema industrial: as implicações da experiência na configuração do espaço-problema

 

Esta dissertação discorre sobre o histórico de um problema industrial em uma planta produtora de ferroníquel – de 2012 a 2015 – desde a sua concepção e delimitação até o alcance de uma solução considerada aceitável. Verificado na área do Refino da planta o problema, a “geração de finos na granulação”, foi analisado em dois contextos. No primeiro contexto, ocorreu a tentativa de resolução desse problema. Esse processo envolveu sua classificação, a definição dos métodos adotados e a construção das ferramentas analíticas. No segundo contexto, ainda que não tenha sido completamente solucionado, verificou-se uma redução significativa do problema. Neste estudo, são discutidas as dificuldades em face de um problema vivenciado em circunstâncias reais, diferente dos explorados mais comumente em ambientes acadêmicos ou de consultoria. Com isso, busca-se estabelecer um contraponto entre problemas estruturados e os problemas não estruturados – dentre os quais “geração de finos” se situa –, sob dois aspectos: (1) o processo cognitivo envolvido no processo de resolução; e (2) as ferramentas analíticas empregadas nesse processo. A partir da discussão apresentada buscou-se reforçar o argumento de que problemas de design (de qualquer tipologia que se queira empregar) não são algo que surge do nada e sobre os quais os profissionais devem se debruçar até que encontrem uma solução satisfatória (PIDD, 2003). Problemas dessa natureza são construtos que emergem a partir do fluxo de questões em andamento, às quais é dada atenção. Nesse processo de construção do problema, pode haver vários pontos de vista válidos acerca do que está acontecendo e do que pode ser feito a respeito. Algumas dessas interpretações podem vir a ser consideradas “erradas”, no sentido de que não podem ser defendidas. Sob essa perspectiva, os modelos qualitativos e quantitativos atuam como “ferramentas para pensar”, mas sua eficácia depende do embasamento do conhecimento e da experiência.

 

01/02/2017

07:30

sala 1092, Escola de Engenharia

Defesa de Tese de CAROLINA SILVA PENA

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A Network Approach to Deal with the Problem of Examinee Choice under Item Response Theory

 

Em uma situação típica de avaliação de candidatos utilizando questões de prova, os candidatos não podem escolher quais itens preferem responder. A principal razão é um problema técnico em se obter estimativas confiáveis para as habilidades dos candidatos e as dificuldades dos itens. Este trabalho propõe uma nova representação dos dados utilizando análise de redes. As questões de prova, e os itens selecionados, para cada candidato, são codificados como camadas, vértices e arestas em uma rede multicamadas. Dessa forma, um novo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que incorpora a informação obtida a partir da rede multicamadas utilizando modelagem Bayesiana, é proposto. Diversos estudos de simulação, nos quais os candidatos podem escolher um subconjunto de itens, foram realizados. Os resultados mostram uma melhora substancial na recuperação dos parâmetros utilizando o modelo proposto em comparação ao modelo convencional de TRI. Este modelo é a primeira proposta que permite obter estimativas satisfatórias em cenários críticos reportados na literatura.

 

06/12/2016

14:00

sala 1014, Escola de Engenharia