Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Notícias

Defesa de dissertação de JÚLIA COUTO

Ligado .

O impacto das rotinas organizacionais e do aprendizado na Inovação Cumulativa

 

A capacidade de inovar continuamente é fundamental para que as organizações possam alcançar ou manter sua vantagem competitiva. Uma sequência de inovações pode proporcionar a uma empresa não apenas um novo produto ou técnica, mas também uma plataforma de conhecimentos que servirá de base para suas inovações futuras. Este trabalho investiga a forma como o conhecimento é acumulado por uma empresa ao longo do tempo, associando decisões gerenciais de investimentos à dinâmica da inovação. Para isso, foi utilizado um modelo de aprendizado por reforço (reinforcement learning), já que a capacidade das organizações aprenderem com a sua experiência é uma importante fonte de vantagem competitiva. Para o desenvolvimento do modelo, foram utilizados dois conceitos fundamentais: as rotinas organizacionais e o trade off entre exploration e exploitation.  Com esse modelo, analisamos a forma pela qual as decisões de investimentos em grupos de rotinas organizacionais, assim como o balanceamento entre investimentos em exploration e exploitation, podem impactar a inovação acumulada e o aprendizado em uma empresa. Para isso, consideramos cenários de estabilidade e instabilidade e com diferentes níveis de incerteza. Os resultados mostram que o balanceamento adequado entre atividades de exploration e exploitation ao longo do tempo é fundamental para que o aprendizado organizacional seja bem sucedido. Os resultados mostram também que empresas que não reagem às mudanças ambientais têm desempenhos inferiores a aquelas que conseguem reagir a essas mudanças. Além disso, mostramos como a presença de incerteza adiciona complexidade ao aprendizado organizacional e como as organizações podem reagir a essa incerteza.

 

29/02/2016

12:00

Defesa de Dissertação de KARINA LISSETTE LLACSA SARAVIA

Ligado .

Minimização do Makespan para o problema de Sequenciamento FlowShop Hibrido dois estágios em máquinas paralelas com tempos de preparação dependentes da sequência e da máquina

 

O presente trabalho tem como foco o problema de sequenciamento de tarefas em máquinas paralelas em dois estágios, com tempos de preparação dependentes da sequência e  máquina, considerando a minimização do makespan como critério de desempenho. Para a contextualização do problema estudado são apresentadas técnicas utilizadas  por alguns autores para a resolução de problemas afins. Inicialmente, modelos de programação linear inteira mista(PLIM) são adaptados para representar o problema abordado. Estes modelos foram implementados usando a ferramenta de modelagem AMPL e resolvidos pelo software de otimização CPLEX 12.6.0.0, sendo as instâncias de teste criadas aleatoriamente. Os experimentos computacionais realizados fornecem a solução ótima do problema em um tempo limite, mas para instâncias maiores os resultados se distanciam do ótimo. Em seguida, são desenvolvidos algoritmos de resolução baseados em uma heurística Relax and Fix, os quais são trabalhados sobre o PLIM que obteve melhor resultado; é desenvolvida uma heurística condicionando características do problema, e finalmente uma metaheurística ILS(Iterated Local Search). Os resultados destes algoritmos são reportados e comparados avaliando o comportamento segundo o critério de desempenho.

 

26/02/2016

10:00

Defesa de Tese de MARIA CRISTINA MOREIRA

Ligado .

USINABILIDADE DO AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO DURANTE O SERRAMENTO CIRCULAR UTILIZANDO SERRAS COM INSERTOS INTERCAMBIÁVEIS DE METAL DURO REVESTIDOS E SEM REVESTIMENTO

 

O aço inoxidável supermartensítico é um dos materiais empregados na fabricação de tubos rígidos para extração de petróleo e gás natural na camada do Pré-Sal por possuir maior resistência à corrosão por CO2 e H2S se comparado com o aço inoxidável martensítico convencional. Com isto, ocorreu o aumento da demanda por este produto e a consequente necessidade de otimização da sua produção. Para tanto, tornou-se necessário o melhor entendimento dos fenômenos ocorridos durante usinagem deste material, em especial o estudo do serramento circular. O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam a usinabilidade do aço inoxidável supermartensítico durante o serramento circular utilizando ferramentas com insertos intercambiáveis de metal duro sem revestimento e revestidos pelos métodos deposição física de vapor (PVD) e deposição química de vapor a média temperatura (MT-CVD). Mais especificamente, foi analisada a influência dos parâmetros velocidade de corte, avanço por dente e revestimento do inserto sobre a força de corte, temperatura, qualidade superficial e cavacos gerados, além da análise do desgaste dos insertos e das alterações microestruturais induzidas na superfície serrada. Para cada serra circular, os dados referentes às grandezas de saída que foram avaliados estatisticamente por meio da análise de variância. Para todas as grandezas de saída analisadas, foi calculado seu valor médio e intervalo de confiança de 95% com o intuito de verificar se os valores obtidos para as três serras eram estatisticamente distintos. Foi investigada a influência dos parâmetros de entrada (velocidade de corte, avanço por dente e revestimento) sobre os parâmetros de saída (força de corte, temperatura, qualidade superficial e formato do cavaco). Os insertos foram analisados antes e depois dos ensaios com o intuito de verificar o desgaste. Também foi realizada a classificação dos cavacos no que se refere a sua morfologia e microestrutura.

 

17/02/2016

13:00

Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica

Defesa de Dissertação de MARCELO ALVES DE SOUZA

Ligado .

O Catador e a Máquina: transferência de tecnologia e reprojeto em Centrais Mecanizadas de Triagem

 

Os complexos urbanos na modernidade, aliados ao crescimento populacional, principalmente nas grandes metrópoles, colocam inúmeros desafios que os gestores públicos devem ser capazes de responder. Um desses problemas é a questão do lixo, que é agravada pelo consumismo, pela taxa de utilização decrescente e pela economia linear (extração de recursos naturais não renováveis, transferência/produção, uso e descarte), características marcantes e estruturantes do atual sistema econômico. O Brasil vivencia um novo marco regulatório para a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), estabelecido pela Lei nº 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Esse marco estabelece, dentre outras diretrizes, a gestão e o gerenciamento de todo resíduo sólido passível de reutilização, reciclagem e tratamento, recomendando a disposição final ambientalmente adequada apenas dos rejeitos. Além disso, através de vários de seus artigos (Art. 7º, Art. 11, Art. 17, Art. 19 e Art. 40), versa sobre a priorização dos catadores e de suas organizações como principais agentes dos sistemas de gestão integrada de RSU. Esse cenário almejado é bastante distante da realidade da maior parte das cidades brasileiras e do mundo hoje, e para as grandes metrópoles ainda mais, devido à alta geração de resíduos nesses contextos. Diversas tecnologias estrangeiras se apresentam como solução para o problema da escala, porém, tendências de replicação, balizadas na crença da universalidade dos modelos e das tecnologias, prevalecem nos processos de transferência de tecnologia, e representam perigos para a efetivação prática das promessas de eficiência e eficácia dessas soluções. Esse trabalho discorre sobre o caso da recente implantação de Centrais Mecanizadas de Triagem (CMT) de RSU em São Paulo-SP, e procura investigar os principais elementos que influenciam no bom e no mau funcionamento dessa estratégia para gestão de RSU. Analisa ainda os principais problemas encontrados na operação dessas centrais e o processo de reprojeto (ou concepção pelo uso) protagonizado pelos catadores e outros trabalhadores, no intuito de solucioná-los ou ao menos minimizá-los. Pretende-se com esse trabalho o estabelecimento de bases referenciais, teóricas e empíricas, a partir de experiências práticas, que poderão orientar estudos sobre as alternativas de gestão capazes de lidar ao mesmo tempo com a escala crescente da quantidade de resíduos gerada nas cidades e com a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis.

 

15/02/2016

08:30

Seminário 1010

Defesa de Dissertação de LEANDRO REIS MUNIZ

Ligado .

Desenvolvimento de um Modelo de Tomada de Decisão para Estocagem de Materiais MRO em Mineradoras

 

Os estoques de peças de reposição são um ponto de atenção na maioria das empresas, possuem elevados custos de investimento e baixo giro o que dificulta o gerenciamento dos materiais estocados. Uma grande dificuldade encontrada é equilibrar o capital investido nos estoques de peças sobressalentes e o nível de atendimento adequado aos clientes. As peças mantidas em estoque têm como finalidade permitir a manutenção e operacionalização do processo produtivo ou de serviços prestados aos consumidores. A gestão destes materiais é a etapa posterior a formação dos estoques. A etapa anterior consiste no processo decisório de estocagem das peças sobressalentes que envolvem colaboradores das áreas de operação, manutenção e suprimentos.
Este projeto propõe o estudo, revisão crítica e desenvolvimento de um modelo que auxilie a tomada de decisão por meio da aplicação do método AHP (Análise Hierárquica de Processos) e do problema da mochila de programação linear. Para estocagem de materiais MRO (manutenção, reparo e operação), de forma a torná-la mais adequada aos processos de produção contínuos de beneficiamento mineral dentro de uma cadeia de suprimentos. São apresentados os objetivos, a descrição, o problema, bem como a metodologia a ser empregada e os resultados.

 

17/12/2015

14:30

sala 1093