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Disciplinas Isoladas 2016/1

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INFORMAÇÕES SOBRE DISCIPLINAS ISOLADAS 2016/1 PARA O PROGRAMA DE

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

SOLICITAÇÕES

Recebimento das solicitações: dias 09 e 10/03/2016, das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00.

Documentação exigida, e nesta ordem, para a solicitação:

  1. Requerimento de matrícula em disciplina isolada devidamente preenchido. Gentileza utilizar o modelo do PPGEP disponível junto desta notícia;
  2. Cópia do CPF;
  3. Cópia da cédula de identidade;
  4. Comprovação de pré-requisitos ou de condições para frequentar a disciplina:

4.1.   Cópia do diploma de curso superior com verso.

4.2.   Cópia do histórico escolar da graduação;

4.3.   Curriculum vitae, acompanhado de cópia de títulos e diplomas que tiver;

  1. Cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos, no caso de estrangeiros;
  2. Estrangeiros devem verificar as exigências no site do DRCA (https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Disciplina-Isolada/Instrucoes-para-Matricula-em-Disciplina-Isolada);
  3. Servidor da UFMG: cópia do último contracheque e autorização da chefia.

O resultado das solicitações será publicado no site do PPGEP até a data provável de 14 de março de 2016. Eventualidades e orientações serão postadas em nosso site.

CADASTRO E MATRÍCULA

Sendo aprovado, comparecer na secretaria do PPGEP, em data e horário a ser divulgado junto do resultado, trazendo:

  • Comprovante de recolhimento da taxa de matrícula no valor de R$ 194,57:
    • Não pagar antes da divulgação dos resultados;
    • Não são aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.
  • CPF e documento de identidade originais;
  • Estrangeiros devem fazer o cadastro no DRCA e a matrícula na secretaria do PPGEP, conforme explicado em https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Disciplina-Isolada/Instrucoes-para-Matricula-em-Disciplina-Isolada .

OUTRAS ORIENTAÇÕES

  • Para a disciplina EPD 870 (Otimização Combinatória) o candidato deverá, no verso do requerimento, apresentar em que disciplina previamente cursada adquiriu conhecimentos em programação linear.
  • Eventualidades e orientações serão postadas em nosso site.
  • Para acesso ao sistema minhaUFMG é necessário procurar o Laboratório de Computação Científica (LCC) que fica no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Telefone 3409-4916, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Toda a documentação entregue será destruída ao final do semestre letivo.
  • No PPGEP somente poderá ser feita solicitação em 01 (uma) disciplina a cada semestre.
  • Não serão aceitas solicitações ou cadastros e matrículas fora dos prazos estabelecidos.
  • A seleção de disciplina isolada é independente das seleções de Mestrado e de Doutorado.
  • As salas serão informadas no quadro de avisos da secretaria.

Início das aulas de 2016/1

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As aulas do PPGEP irão iniciar a partir do dia 07/03/2016. As salas serão divulgadas no quadro de avisos da Secretaria assim que estiverem disponíveis.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (horários 2016-1.pdf)horários 2016-1.pdf[ ]120 Kb

Qualificação de RODRIGO CARDOSO DE MENEZES

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Aplicação do Método de Taguchi na análise de variáveis que influenciam no desempenho de frenagem veicular

 

O sistema de freios de um veículo é o um dos fatores de segurança mais essenciais. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir altas velocidades e de transportar elevadas cargas, aumentando assim o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Neste trabalho, o desempenho de um sistema de freio veicular foi estudado. Investigou-se o desempenho do sistema de freios, avaliando-se o comportamento do coeficiente de atrito, parâmetro diretamente relacionado ao material de fricção. O coeficiente de atrito é uma função de quatro parâmetros aplicados em quatro níveis: a pressão de contato, a velocidade de escorregamento na interface pastilha/disco, o modelo de rotor e a temperatura do disco. Foram monitoradas a força de frenagem e as temperaturas do disco e da pastilha. Também foi aplicada a abordagem de Taguchi para minimizar o número de experimentos economizando um tempo considerável, além de analisar estatisticamente as influências de cada parâmetro sobre o coeficiente de atrito por meio da razão sinal-ruído. Os resultados experimentais foram comparados com os resultados previstos pelo método de Taguichi e são aproximados.

 

29/02/2016

09:30

Laboratório de Usinagem

Defesa de dissertação de JÚLIA COUTO

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O impacto das rotinas organizacionais e do aprendizado na Inovação Cumulativa

 

A capacidade de inovar continuamente é fundamental para que as organizações possam alcançar ou manter sua vantagem competitiva. Uma sequência de inovações pode proporcionar a uma empresa não apenas um novo produto ou técnica, mas também uma plataforma de conhecimentos que servirá de base para suas inovações futuras. Este trabalho investiga a forma como o conhecimento é acumulado por uma empresa ao longo do tempo, associando decisões gerenciais de investimentos à dinâmica da inovação. Para isso, foi utilizado um modelo de aprendizado por reforço (reinforcement learning), já que a capacidade das organizações aprenderem com a sua experiência é uma importante fonte de vantagem competitiva. Para o desenvolvimento do modelo, foram utilizados dois conceitos fundamentais: as rotinas organizacionais e o trade off entre exploration e exploitation.  Com esse modelo, analisamos a forma pela qual as decisões de investimentos em grupos de rotinas organizacionais, assim como o balanceamento entre investimentos em exploration e exploitation, podem impactar a inovação acumulada e o aprendizado em uma empresa. Para isso, consideramos cenários de estabilidade e instabilidade e com diferentes níveis de incerteza. Os resultados mostram que o balanceamento adequado entre atividades de exploration e exploitation ao longo do tempo é fundamental para que o aprendizado organizacional seja bem sucedido. Os resultados mostram também que empresas que não reagem às mudanças ambientais têm desempenhos inferiores a aquelas que conseguem reagir a essas mudanças. Além disso, mostramos como a presença de incerteza adiciona complexidade ao aprendizado organizacional e como as organizações podem reagir a essa incerteza.

 

29/02/2016

12:00