Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de JOAQUIM JOSÉ DA CUNHA JUNIOR

Ligado . Publicado em Qualificações

ALOCAÇÃO DE PROFESSORES, COM FOCO EM GANHO DE DESEMPENHO, CONFORME CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

 

Em instituições de ensino superior privadas, a gestão do corpo docente é fundamental para a garantia da qualidade dos cursos e para a obtenção de bons índices de desempenho frente ao Ministério da Educação. Com a escassez de professores com boa titulação e sua baixa disponibilidade para ocupar cargos com dedicação parcial ou integral, a escolha do corpo docente para cada curso pode tornar-se muito complexa de acordo com o porte da instituição e a quantidade de cursos envolvidos. Nesse trabalho propomos um modelo matemático capaz de oferecer soluções de boa qualidade para esse problema. O modelo foi testado utilizando dados de uma instituição de ensino superior privada evidenciando seu potencial em trazer melhorias para esse processo.

 

22/12/2015

14:00

Qualificação de VIVIANE JUNQUEIRA DE MORAES

Ligado . Publicado em Qualificações

Heurísticas para Programação da Produção em Sistema de Manufatura Flexível

 

Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) basicamente são sistemas de produção altamente automatizados, capazes de produzir uma grande variedade peças e produtos, usando um sistema de manuseio e armazenamento de material, um sistema de processamento e um sistema de controle computadorizado. Um problema de sequenciamento difícil que aparece nesse contexto é o de troca de ferramentas. Nesse trabalho abordamos por heurísticas o problema de programação da produção em SMF, que consiste em determinar os dias que em tarefas serão executadas e a sequência das tarefas em cada dia. O problema tem motivação prática a partir de um indústria metal-mecânica de precisão.

 

18/12/2015

14:00

Defesa de Dissertação de LEANDRO REIS MUNIZ

Ligado . Publicado em Defesas

Desenvolvimento de um Modelo de Tomada de Decisão para Estocagem de Materiais MRO em Mineradoras

 

Os estoques de peças de reposição são um ponto de atenção na maioria das empresas, possuem elevados custos de investimento e baixo giro o que dificulta o gerenciamento dos materiais estocados. Uma grande dificuldade encontrada é equilibrar o capital investido nos estoques de peças sobressalentes e o nível de atendimento adequado aos clientes. As peças mantidas em estoque têm como finalidade permitir a manutenção e operacionalização do processo produtivo ou de serviços prestados aos consumidores. A gestão destes materiais é a etapa posterior a formação dos estoques. A etapa anterior consiste no processo decisório de estocagem das peças sobressalentes que envolvem colaboradores das áreas de operação, manutenção e suprimentos.
Este projeto propõe o estudo, revisão crítica e desenvolvimento de um modelo que auxilie a tomada de decisão por meio da aplicação do método AHP (Análise Hierárquica de Processos) e do problema da mochila de programação linear. Para estocagem de materiais MRO (manutenção, reparo e operação), de forma a torná-la mais adequada aos processos de produção contínuos de beneficiamento mineral dentro de uma cadeia de suprimentos. São apresentados os objetivos, a descrição, o problema, bem como a metodologia a ser empregada e os resultados.

 

17/12/2015

14:30

sala 1093