Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de dissertação de ALINE VERONESE DA SILVA

Ligado . Publicado em Defesas

Estimação paramétrica de escores de eficiência em 2 estágios: Impacto das variáveis ambientais no ajuste das eficiências regulatórias das empresas brasileiras de distribuição de energia para o triênio 2015-2017

 

A regulação da atividade de distribuição de energia elétrica tem passado por desafios nos últimos anos. Além de garantir tarifas a preços justos, os reguladores também têm de incentivar ganhos de produtividade e responsabilidade sócio-ambiental das companhias. Por isso, métodos capazes de estimular a competição entre as empresas reguladas, mesmo que indireta, são cada vez mais utilizados em diversos países. Nesse contexto, técnicas de
Benchmarking têm sido aplicadas por diferentes reguladores do setor de energia. Esses modelos têm como objetivo fazer uma comparação entre empresas detentoras de uma mesma tecnologia e definir um escore de eficiência relativa, determinando quais firmas estão na fronteira de eficiência e são, por isso, o benchmark do setor.
Técnica de análise de fronteira amplamente aplicada em regulação, o Data Envelopment Analysis (DEA) é utilizado desde 2008 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como parte do modelo regulatório do setor de distribuição de energia elétrica. DEA é um método não-paramétrico que utiliza programação linear para definir o escore de eficiência relativo de firmas comparáveis. Esse escore é utilizado pelo regulador como o balizador do custo operacional considerado eficiente para cada concessionária, incluído como parte da tarifa a ser cobrada do consumidor.
O método DEA pressupõe que as empresas comparadas tenham iguais insumos e produtos, além de estarem submetidas às mesmas condições e requisitos. Em aplicações práticas, entretanto, é comum observar que empresas sujeitas a diferentes ambientes tenham de ser comparadas. Por isso, a estimação do escore de eficiência em dois estágios é uma abordagem alternativa: no primeiro estágio, obtêm-se os escores de eficiência através do problema de programação linear do DEA, enquanto que no segundo estágio, esses escores são corrigidos de acordo com a influência das variáveis ambientais em cada uma das empresas.
As empresas brasileiras de distribuição de energia elétrica, como se sabe, estão sujeitas a ambientes bastante diversos no que diz respeito às necessidades da população atendida e às características climáticas, por exemplo. Por isso, uma análise de segundo estágio do modelo DEA aplicado para fins regulatórios se mostra pertinente, principalmente considerando o impacto que o escore de eficiência calculado tem na definição da tarifa de energia elétrica.
O objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise estatística da estimação em 2 estágios dos escores de eficiência das empresas brasileiras de distribuição de energia. Para isso, será analisado o modelo apresentado pela ANEEL no 4º Ciclo de Revisão Tarifária Periódico (4CRTP).

 

10/09/2015

14:00

sala 1010

Qualificação de FELIPE FONSECA WEKED

Ligado . Publicado em Qualificações

INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NA VALIDAÇÃO DA GUARNIÇÃO DE PORTA DE UM VEÍCULO AUTOMOTIVO

 

O presente trabalho visa estudar o comportamento de uma guarnição vão de porta de um veículo automotivo considerando as variações de seu processo produtivo. Um dos pontos que promovem a satisfação do cliente em relação ao produto é que este não apresente falhas ou baixo desempenho. Neste âmbito, os testes sobre o produto, ainda em fase de desenvolvimento, devem antecipar todas as possibilidades de falha. Cada componente apresenta variações devido ao seu processo de fabricação que tornam a validação um grande desafio.  Amostras de um mesmo componente podem apresentar comportamentos distintos em função das variações dos processos produtivos que lhes são inerentes. A característica que mais influencia no comportamento de uma guarnição vão de porta é a força de compressão. Quanto menor é a força, mais fácil e confortável é o fechamento da porta. Entretanto, pior é a retenção da porta o que pode causar infiltrações ou ruídos indesejáveis. O estudo desta variação de comportamento e o desenvolvimento de uma metodologia robusta de validação são os focos deste estudo. Foram realizados testes de compressão e de fadiga, bem como avaliações subjetivas da qualidade de fechamento de portas. Em adição aos testes, ainda foram realizados controles das variações dos processos de fabricação da guarnição.

 

02/09/2015

14:00

Qualificação de MARCELO ALVES DE SOUZA

Ligado . Publicado em Qualificações

Análise de Sistemas Sociotécnicos de Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos: avaliação antropotecnológica da eficiência das Centrais de Triagem Mecanizadas

 

Os complexos urbanos na modernidade, aliados ao crescimento populacional, principalmente nas grandes metrópoles, colocam inúmeros desafios que os gestores públicos devem ser capazes de responder. Um desses problemas é a questão do lixo, que é agravada pelo consumismo e pela economia linear (extração de recursos naturais não renováveis, transferência/produção, uso e descarte), características marcantes e estruturantes do atual sistema econômico.
O Brasil vivencia um novo marco regulatório para a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), estabelecido pela Lei nº 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Esse marco estabelece, dentre outras diretrizes, a gestão e o gerenciamento de todo resíduo sólido passível de reutilização, reciclagem e tratamento, recomendando a disposição final ambientalmente adequada apenas dos rejeitos. Além disso, através de vários de seus artigos (Art. 7º, Art. 11, Art. 17, Art. 19 e Art. 40), versa sobre a priorização dos catadores e de suas organizações como principais agentes dos sistemas de gestão integrada de RSU, baseada na premissa do resíduo sólido como bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. Esse cenário almejado é bastante distante da realidade da maior parte das cidades brasileiras e do mundo hoje, e para as grandes metrópoles ainda mais, devido à altíssima geração de resíduos nesses contextos. Diversas tecnologias estrangeiras se apresentam como solução para o problema da escala, mas o conjunto de fatores sociotécnicos envolvidos na implantação de uma nova tecnologia deveria ser bem analisado antes do projeto das soluções, para se ampliarem as chances de sucesso. Porém, tendências de replicação, balizadas na crença da universalidade dos modelos e das tecnologias, prevalecem nos processos de transferência de tecnologia, e representam perigos para a efetivação prática das promessas de eficiência e eficácia dessas soluções.
Esse trabalho discorre sobre o caso da recente implantação de Centrais Mecanizadas de Triagem (CMT) de RSU em uma grande cidade brasileira, e procura investigar os principais elementos que influenciam no funcionamento (ou não funcionamento) dessa estratégia para gestão de RSU. Analisa ainda outra CMT, com escala de produção e funcionamento mais ou menos similares às brasileiras, integrante do mundialmente reconhecido programa Zero Waste da cidade de São Francisco, na Califórnia, no intuito de identificar tanto os elementos apreendidos nos quase quinze anos de funcionamento que garantem bons índices de eficiência quanto as suas principais dificuldades e limitações. Pretende-se com esse trabalho o estabelecimento de importantes bases referenciais, teóricas e empíricas, a partir de experiências práticas, que poderão orientar estudos sobre as alternativas de gestão capazes de resolverem ao mesmo tempo o problema da escala crescente da quantidade de resíduos gerada nas cidades e da inclusão sócio-econômica de catadores de materiais recicláveis.

 

31/08/2015

14:00

sala 1010

Defesa de Dissertação de DEBORA ALVES RIBEIRO

Ligado . Publicado em Defesas

Sequenciamento de máquinas paralelas não relacionadas com tempo de preparação dependentes da sequência e da máquina

 

Pesquisas sobre problemas de sequenciamentos de máquina paralelas são concentrados
em sua maioria em heurísticas, devido à sua natureza teórica e desafiante. Apenas alguns
poucos trabalhos possuem abordagens exatas, e a maioria deles restrigem-se ao ambiente
que envolve sequenciamento de máquinas paralelas idênticas.

Este trabalho aborda o problema de sequênciamento de máquinas paralelas não relacionadas com tempos de preparação
dependentes da sequência e da máquina. A função objetivo é minimizar a soma ponderada dos tempos de conclusão das
tarefas. Este problema é pouco estudado na literatura, havendo um número restrito de
pesquisas envolvendo-o heurísticamente e não foi encontrado trabalhos que o aborde
utilizando um método exato para sua resolução. Neste contexto,
seis formulações de programação inteira mista (PIM) foram adaptadas e traduzidas
para o problema. Esta pesquisa apresenta uma nova formulação matemática para o modelo
 e devido suas características foi aplicado e desenvolvido um algoritmo variante do método de decomposição de Benders.
Um método de decomposição logic-based Benders da literatufa foi adaptado e comparado com o algoritmo mencionado anteriormente.
Resultados computacionais mostram que a nova formulação tem um comportamento melhor que cinco entre as seis encontradas na
literatura. Sobre os algoritmos comparados o primeiro tem um comportamento mais
atraente e ambos salientam a necessidade de mais pesquisas envolvendo métodos exatos.

 

31/08/2015

13:30