Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de tese de ALOISIO DE CASTRO GOMES JUNIOR

Ligado . Publicado em Defesas

Modelos e Algoritmos de Otimização para Agrupamento de Pedidos e Sequenciamento de Panelas em Lingotamento Contínuo

 

A aciaria é o setor responsável pela transformação do ferro-gusa (oriundo do alto-forno) em aço e é constituída de três etapas: refino primário, refino secundário e lingotamento contínuo (responsável pela solidificação do aço líquido e sua transformação em placas). O aço líquido é transportado de uma etapa para a outra por panelas de grande capacidade. Um dos principais problemas encontrados na aciaria consiste na definição dos pedidos que irão compor uma panela e na programação destas panelas na máquina de lingotamento contínuo, de forma a minimizar os custos de produção desta empresa. Entretanto, observou-se, na literatura pesquisada, que há pouquíssimos trabalhos que tratem do problema de agrupamento de pedidos e o problema de sequenciamento de panelas de forma integrada. A maior parte dos trabalhos existentes procura tratar dos problemas separadamente. Além disso, poucos trabalhos lidam com o trade-off: formação de placas de misturas versus realizar uma operação de setup, um dos principais problemas encontrados na maioria das siderúrgicas. Outro ponto a ressaltar é que, no Brasil, a maioria das empresas nesta área não possuem softwares de auxílio à tomada de decisão capazes de medir a qualidade da solução gerada. Por isto, neste trabalho, propõem-se a utilização de modelos de programação linear inteira mista e de heurísticas para resolver de forma eficiente os problemas de sequenciamento de panelas e agrupamento de pedidos em uma aciaria, separadamente e de forma integrada. Os modelos e heurísticas foram implementados em linguagem AMPL e resolvidos com o auxílio do pacote de otimização CPLEX. Para testar a eficiência dos modelos e das heurísticas, criaram-se dois conjuntos de instâncias-teste baseadas em relatórios gerenciais fornecidos por uma empresa siderúrgica brasileira. Os resultados se mostraram satisfatórios, viabilizando e encorajando a aplicação destes métodos em cenários reais.

 

07/08/2015

10:00

Qualificação de JOAB SYMON COSTA SANTOS

Ligado . Publicado em Qualificações

Estudo da implementação do método de decomposição de Benders e Dual-based ao problema de Localização de facilidades Multi período

 

O estudo em localização de facilidades é um fator de extrema importância para a vantagem competitiva de muitas empresas que trabalham com transporte de bens de consumo e serviços para clientes em uma rede de demanda. Definir as melhores localizações para as facilidades dentro de uma abordagem de custo mínimo se constitui como uma maior eficiência na utilização dos recursos. Para um horizonte de longo prazo, a localização das facilidades pode mudar devido a alterações nas demandas dos nós de clientes e, por isso, é apresentado segundo a formulação de Wesolowsky e Truscott (1975), um modelo de localização de facilidades multi período, em que é feito um balanceamento entre as melhores localizações de acordo com os custos de implantação, realocação e fechamento das possíveis facilidades determinadas. Tal modelo se destaca como uma ferramenta de competitividade dado a importância de se planejar a longo prazo, levando em consideração as variações de demanda de acordo com o tempo. O estudo compreende a implementação do método de decomposição de Benders com abordagens de cortes pareto-ótimos de Magnanti e Wong (1981), método de Papadakos (2008), e método Dual-Based na abordagem de Roy e Erlenkotter (1982) ao modelo de Wesolowsky e Truscott (1975) com dados dos municípios do Estado de Minas Gerais. Os resultados computacionais demonstraram que os métodos propostos são eficientes em cada uma de suas performances, sendo feita uma comparação do tempo de CPU do CPLEX. A etapa complementar é o estudo de Dual Based aplicado ao modelo e uma comparação descritiva final.

 

06/08/2015

10:00

INFORMAÇÕES SOBRE DISCIPLINAS ISOLADAS 2015/2

Ligado . Publicado em Avisos

SOLICITAÇÕES

Recebimento das solicitações: dias 06 e 07 de agosto, das 08:00 às 11:00 e das 13:30 às 15:00.

Documentação exigida para a solicitação:

  1. Requerimento de matrícula em disciplina isolada devidamente preenchido. Gentileza utilizar o modelo do PPGEP disponível junto desta notícia;
  2. Comprovação de pré-requisitos ou de condições para frequentar a disciplina:
    1. Curriculum vitae, acompanhado de cópia de títulos e diplomas que tiver;
    2. Cópia do histórico escolar da graduação;
    3. Cópia do diploma de curso superior com verso.
  3. Cópia da cédula de identidade;
  4. Cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos, no caso de estrangeiros;
  5. Estrangeiros devem verificar as exigências no site do DRCA;
  6. Cópia do CPF;
  7. Servidor da UFMG: cópia do último contracheque e autorização da chefia.

O resultado das solicitações será publicado no site do PPGEP até a data provável de 12 de agosto de 2015. Caso ocorra algum atraso ou eventualidade, serão postadas orientações no nosso site.

CADASTRO E MATRÍCULA

Sendo aprovado, comparecer na secretaria do PPGEP de 12 a 13 de agosto de 2015, das 10:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 trazendo:

  • Comprovante de recolhimento da taxa de matrícula no valor de R$ 194,57:
  • Não pagar antes da divulgação dos resultados;
  • Não são aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.
  • CPF e documento de identidade originais;
  • Estrangeiros devem fazer o cadastro no DRCA e a matrícula na secretaria do PPGEP.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

  • Toda a documentação entregue será destruída ao final do semestre letivo.
  • No PPGEP somente poderá ser feita solicitação em 01 (uma) disciplina.
  • Não serão aceitas solicitações ou cadastros e matrículas fora dos prazos estabelecidos.
  • A seleção de disciplina isolada é independente das seleções de Mestrado e de Doutorado.
  • As salas serão informadas no quadro de avisos da secretaria.
  • Caso ocorra algum atraso ou eventualidade, serão postadas orientações no nosso site.
  • Para a disciplina Fundamentos de Engenharia de Precisão será necessário tema de pesquisa e definição de orientador na área.

Defesa de KEINER DUARTE ALVARENGA

Ligado . Publicado em Defesas

Modelo de Suporte a Definição do Portfólio de Produtos de uma Empresa Mineradora Sensível à Variedade de Produtos e Condições de Mercado

 

Para manter-se competitiva e presente nos em diferentes segmentos de mercado, a empresa deve identificar oportunidades a de fim de ampliar suas vendas. Por consequência desse movimento as empresas tendem a aumentar o número de produtos oferecidos para aproveitar essa oportunidade num determinado momento de mercado. Isso pode inicialmente incrementar as vendas, resultar em maior participação de mercado, mas não necessariamente incrementará os lucros da empresa. Por outro lado, a redução do portfólio pode simplificar o processo produtivo e reduzir os custos de produção. Mas pode aumentar a exposição da empresa à oscilações do mercado, como demanda e/ou preço de produtos. Neste trabalho foi sugerido um modelo de avaliação de número de produtos ótimo para um determinado período em avaliação considerando características de formação de preço dos produtos e efeito de diferentes posicionamentos da empresa no mercado.

 

04/08/2015

14:00