Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Funcionamento da Secretaria entre os dias 18 de julho a 02 de agosto de 2015

Ligado . Publicado em Avisos

O PPGEP informa que entre os dias 18 de julho a 02 de agosto de 2015 estão suspensos o atendimento externo e a alunos, excetuando os seguintes casos:

  • Implementação de bolsa;
  • Interposição de recurso de processo seletivo;
  • Problemas em matrículas;
  • Demandas ainda pendentes.

Demais casos serão avaliados conforme a necessidade.

Qualificaçaõ de GUILHERME DÔCO ROBERTI GIL

Ligado . Publicado em Defesas

Bayesian mapping methods applied to 2014 Brazilian energy distribution companies benchmarking model: accounting for spatially unobserved local determinants of inefficiencies.

 

O Brasil é um país de dimensões continentais com 27 estados, abrange várias zonas climáticas, e possui diferenças climáticas significativas e grande bio-diversidades. Essas características representam grandes desafios para as empresas de distribuição de energia. Portanto, é provável que a localização geográfica das empresas de distribuição de energia impacta seus custos operacionais. Neste trabalho, vamos explorar a componente geográfica das empresas de distribuição de energia no modelo de benchmarking. Será utilizado um modelo de fronteira estocástica com uma estrutura espacial latente para contabilizar possíveis variações geográficas no modelo. As variáveis de entrada e saídas são semelhantes ao modelo de análise envoltória de dados (DEA) proposto pelo regulador brasileiro (ANEEL) em 4 de dezembro de 2014. A variável de entrada é o custo operacional e as variáveis de saídas são:  rede de alta tensão, rede aérea, rede subterrânea, mercado ponderado de energia e número de consumidores. Além da estrutura espacial latente, será considerada a precipitação como variável ambiental (não arbitrária). A precipitação apresentaram correlação estatisticamente significativa com os escores de eficiência da DEA.

 

14/07/2015

09:00

sala de seminários 1010, Escola de Engenharia

Defesa de ALLEXANDRE FORTES DA SILVA REIS

Ligado . Publicado em Defesas

O Problema do Transporte Escolar Rural: Uma abordagem Column-and-cut para o Problema de Roteamento de Veículos Capacitado

 

Existe uma situação de afastamento e dificuldade ao acesso a serviços públicos em geral, na qual a população rural está sujeita. Um dos principais, o acesso à educação, encontra-se a caminhar para um horizonte melhor através da disponibilização de transporte adequado aos alunos. Assim, este trabalho vem ao encontro do interesse do governo local, no sentido de auxiliá-lo na melhoria da disponibilização de um serviço de transporte escolar de melhor qualidade a um custo mais baixo. O trabalho aborda o assunto do transporte escolar rural, classificado como Problema de Roteamento de Veículos Capacitado, propondo algoritmos do tipo Column-and-cut para sua resolução de forma mais rápida e com limites aceitáveis. O problema mestre deriva da ideia de particionamento de conjunto de Balinski e Quandt (1964) que é combinado com três
subproblemas. Estes subproblemas são os responsáveis por gerar as colunas, o método das q-routes proposto por Christofides, Mingozzi e Toth (1981a) e o Problema do Caminho Mínimo com Restrição de Recursos, não-elementar de Desrochers (1986) e elementar de Feillet et al. (2004). Uma vez que a formulação está relaxada, utilizou-se duas famílias de cortes para melhorar os limites obtidos, a primeira, proposta por Jepsen et al. (2008), que são as Desigualdades sobre Subconjunto de Linhas e a segunda, proposta por Contardo, Desaulniers e Lessard (2015) que são as Restrições Fortes de Conexão. Os modelos são avaliados através da aplicação em instâncias da literatura.

 

07/07/2015

14:00

sala 1012, Escola de Engenharia

Defesa de tese de FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA

Ligado . Publicado em Defesas

A MIXED LOAD RURAL SCHOOL BUS ROUTING PROBLEM WITH HETEROGENEOUS FLEET: A STUDY FOR THE BRAZILIAN PROBLEM

 

In Brazil, the regional development of counties are directly related to the quality of the access to a functioning educational system. In those regions, rural families do not have
yet a proper access to schools. The underdevelopement is due in part as consequence, of its poor transportation system, so its government has been making a great effort to
support rural students and provide good quality of transportation service. To bridge this mobility gap, the Brazilian federal government, in the past twelve years, has been
making a great effort to support local administrators to provide better transport to rural students. One of such efforts gave rise to a central decision support system which
solves the mixed load capacitated rural school bus routing problem with heterogeneous fleet. The mixed load feature allows students from different schools to ride the same
bus at the same time. This is an important but neglected problem in literature. This work presents five meta-heuristics which were embedded into the support system. The
computation performance of the proposed algorithms were assessed on solving four different datasets, including a real case from Brazil. The proposed methods were also
compared with one known method of the literature. The attained cost savings and reduction of the number of buses required to serve the students show the suitability
of the mixed load approach over the single load one for the Brazilian rural context. Besides, four meta-heuristics to solve the multiobjective capacitated mixed load rural
bus routing problem with heterogeneous fleet were also devised. The proposed multiobjective methods were compared with one from literature and evaluated through
the results for the metrics of cardinality, coverage and hypervolume. The work also introduces a new approach to help decision maker on taking a good solution from the
Pareto set. All of the four devised heuristics outperformed the literature procedure.

 

02/07/2015

14:00

sala 1010, Escola de Engenharia