Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Exame de qualificação de CHRISTIANNE LACERDA SOARES

Ligado . Publicado em Qualificações

INFLUÊNCIA DO FLUIDO DE CORTE SOBRE O TORNEAMENTO DO AÇO ABNT 4340

 

Os processos industriais de fabricação tornaram-se, ao longo do tempo, ferramentas indispensáveis ao avanço do homem contemporâneo. Dentre os processos de fabricação, principalmente de metais, aqueles denominados de usinagem ganharam destaque por sua versatilidade e grande aplicabilidade industrial. Procurando compreender os fenômenos intrínsecos que a variação dos parâmetros operacionais (velocidade de corte, avanço, profundidade de usinagem e meios lubrirrefrigerantes) causa nos parâmetros de saída (rugosidade, corrente elétrica consumida pelo motor principal, força de usinagem e tipo de cavaco gerado), neste estudo foi investigado o aço ABNT 4340. Um planejamento fatorial completo 24 foi empregado para análise estatística além de outras configurações para as demais análises, totalizando 36 testes. Os resultados assinalam que a rugosidade é influenciada principalmente pelo avanço e pela interação entre velocidade de corte e profundidade de usinagem, sendo o uso de fluido de corte pouco efetivo na obtenção de rugosidades mais baixas. No que concerne a corrente elétrica e força de corte, o uso de fluido não afetou significativamente essas variáveis nas configurações testadas. Por fim, as análises mostraram que os níveis mais elevados de avanço e de profundidade de usinagem geraram cavacos mais favoráveis (mais curtos) para a operação de torneamento.

 

08/05/2015

13:00

sala 3214

Defesa de dissertação de WILLIAM AZALIM DO VALLE

Ligado . Publicado em Defesas

Produção de valor de uso em ocupações urbanas: colaboração política e técnica na concepção do espaço

 

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há uma gigantesca especulação imobiliária, fruto da produção de espaços urbanos voltados exclusivamente para as populações de média e alta renda. O solo urbano é reduzido à condição de mercadoria, devido aos interesses de grupos numericamente pequenos que percebem a cidade somente a partir de seus valores de troca. Legitima-se, assim, a exclusão de centenas de milhares de trabalhadores, necessários para a construção e manutenção das cidades, mas que, paradoxalmente, não conseguem acessar à moradia pelas vias formais. Uma parcela cada vez mais significativa da classe trabalhadora decide, então, aceder o solo por vias informais, subvertendo a lógica vigente e desumana que determina o direito à propriedade de poucos em detrimento do direito à moradia de tantos. Assim, nascem as ocupações urbanas, espaços da cidade informal autoproduzidos em um contexto socioeconômico precário, sem qualquer apoio do poder público e contra a vontade dos proprietários de latifúndios urbanos improdutivos. Nesta dissertação, buscamos analisar como acontece a transformação do espaço nas ocupações, nas quais o acesso ao solo urbano é condição para sobreviver e conviver. O presente trabalho tem como foco as ocupações assessoradas por grupos de militantes políticos que realizam ações de intervenção social, aqui denominados organizações políticas. A colaboração entre esses sujeitos coletivos, ativos na transformação das cidades, orientados tanto por necessidades humanas urgentes como por princípios utópicos coletivistas, nos trazem questões técnicas sobre como conceber o espaço urbano de forma colaborativa e emancipadora. Sistematizamos, assim, dois casos de concepção participativa do espaço: a construção de um equipamento coletivo na ocupação Guarani Kaiowá, localizada em Contagem, e a implementação de um sistema de coleta de resíduos na ocupação Tomás Balduíno, em Ribeirão das Neves. Este trabalho, realizado segundo os princípios metodológicos da pesquisa-militante, busca compreender como a criação de novos valores de uso urbanos pode alterar as relações socioespaciais estabelecidas e promover novas formas de organização e produção nestes espaços.

 

30/04/2015

14:00

Sala de Seminário 1010, Escola de Engenharia

Defesa de tese de THIAGO AUGUSTO DE OLIVEIRA SILVA

Ligado . Publicado em Defesas

Abordagens para o Problema Diário de Sequenciamento e Alocação de Recursos em Cirurgias

 

De uma maneira geral, entende-se por planejamento a atividade de tentar conciliar os recursos disponíveis para atender da melhor maneira possível a demanda por serviços ou produtos em um ambiente de produção. Este trabalho tem como foco o sequenciamento de cirurgias que se refere à parte específica do planejamento responsável pelo agendamento e alocação de recursos para a realização do procedimento operatório em si. O objetivo é descrever e propor solução para o problema de sequenciamento diário de cirurgias. É apresentada uma proposta de modelo determinístico para o sequenciamento diário de cirurgias capaz de lidar com as especificidades no tratamento de recursos humanos especializados. Foram propostos métodos de solução para o problema determinístico e estes foram testados em instâncias baseadas na situação real encontrada em um hospital de grande porte. Um modelo de programação dinâmica estocástica foi proposto para obter uma abordagem que fosse capaz de considerar as incertezas intrínsecas ao processo e de capturar a natureza dinâmica do problema. Métodos de soluções para o problema dinâmico estocático foram testados e comparados em instâncias baseadas em uma situação real de um hospital de médio porte. Tanto para o caso determinístico, quanto para o caso dinâmico estocástico, os resultados demonstraram que a aplicação das abordagens propostas podem gerar ganhos em situações reais.

 

24/04/2015

09:30

sala a definir

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz taos.pdf)cartaz taos.pdf[ ]107 Kb

Defesa de tese de PEDRO MARINHO SIZENANDO SILVA

Ligado . Publicado em Defesas

Metodologia para Dimensionamento e Análise de Serviços de Atendimento de Emergência

 

Desde a década de 1970 (Mayer, 1979) existem estudos que demonstram a existência de uma correlação direta entre o tempo de resposta (tempo transcorrido entre a chegada da chamada na central e a chegada da equipe médica no local do incidente) de serviços de atendimento móveis de emergência e a probabilidade de sobrevivência das vítimas envolvidas em acidentes. Torna-se evidente que qualquer ferramenta capaz de proporcionar um ganho operacional para este tipo de sistema com relação ao tempo de resposta é de grande valia para os gestores e a população em geral. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia baseada em otimização para simulação com o objetivo de dimensionar sistemas de atendimento móveis de emergência. A metodologia está baseada em três aspectos fundamentais: para análise das configurações será proposta uma metodologia baseada nas técnicas de simulação de eventos discretos; para geração dos cenários serão propostos novos procedimentos baseados nas meta-heurísticas busca tabu e simulated annealing; e para aceleração do processo de otimização serão utilizados metamodelos baseados em regressão múltipla para filtragem das soluções candidatas. A metodologia de simulação é validada em um contexto real e testes são feitos para identificar a qualidade dos procedimentos de otimização utilizados. Os resultados mostraram que as heurísticas propostas superaram o otimizador OptQuest da OptTek Systems quando o tempo de resposta inicial está próximo do tempo de resposta padrão. A estrutura completa com o metamodelo desenvolvido supera o OptQuest quando a configuração inicial está relativamente distante do tempo de resposta padrão, convergindo mais rapidamente para uma solução de qualidade.

 

08/04/2015

09:00

Seminário 1010, Escola de Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz pmss.pdf)cartaz pmss.pdf[ ]109 Kb