Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de tese de ELISANGELA MARTINS DE SÁ

Ligado . Publicado em Defesas

Desenho de redes eixo-raio aplicadas a sistemas de transporte público

 

O crescimento das grande áreas metropolitanas tem exigido dos governantes uma reestruturação e expansão de sua rede de transporte público com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana e reduzir problemas no tráfico, tais como congestionamento, consumo de energia, poluição do ar e acidentes de veículos. Recentemente um novo conjunto de recursos, baseado na ideia de redes eixo-raio, tem sido inteligentemente incorporado  ao projeto de sistemas  de transporte público. Sistemas eixo-raio são frequentemente utilizados no desenho redes de grande porte tais como aquelas encontradas no transporte de passageiros e cargas, serviços postais, telecomunicações, e sistemas de trânsito rápido. Nestas redes, fluxos de diferentes origens são enviadas a facilidade intermediárias, conhecidas como concentradores, que são responsáveis pela agregação e distribuição dos fluxos para múltiplos destinos. Isto permite a conexão entre um grande  número de pares de nodos origem/destino (O/D) com um pequeno número de arcos, reduzindo os custos operacionais e de infraestrutura, além de possibilitar que economias de escalas sejam aplicadas no custo de transporte (ou tempo de viagem) entre concentradores.  Neste trabalho, diferentes problemas de desenho de redes eixo-raio aplicado a sistema de transporte público são propostos. Para modelar os problemas propostos, formulações de programação matemática são apresentadas, enquanto algoritmos exatos e heurísticos são propostos para resolver os problemas. Resultados computacionais obtidos em instâncias padrão da literatura confirmam a eficiência dos algoritmos propostos.

 

24/02/2015

13:30

sala 1010, Escola de Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz ems.pdf)cartaz ems.pdf[ ]107 Kb

Exame de Qualificação de LUIZ PAULO DA CRUZ SCARP

Ligado . Publicado em Qualificações

Incorporação de opções em um simulador de mercado artificial de ações para a interação de agentes externos

 

O uso de ferramentas computacionais no ensino vem se tornando cada vez mais frequente, havendo uma demanda crescente por produtos tecnológicos de apoio à educação. Nesse contexto, este trabalho visa desenvolver um simulador de mercado financeiro, onde os usuários possam interagir com agentes artificiais e aprender sobre os mecanismo de funcionamento dos mercados de ações e opções. Para tanto, optou-se pelo usa da modelagem baseada em agentes, já que ela permite a construção de um simulador interativo que replique o mercado real, com o usuário assumindo o papel de um dos agentes. Esse tipo de modelagem possibilita  ainda a construção de uma série temporal de preços de forma mais fidedigna que a obtida pelas abordagens clássicas, sendo ela gerada pela interação dos agentes no mercado, e não por uma equação explicitamente programada. Além disso, o mercado financeiro possui uma representação natural de agentes autônomos que interagem entre si, ou seja, a definição do agente como uma pessoa que negocia no mercado é intuitiva. Por fim, a aplicação do simulador não se limita à questão educacional. Além de auxiliar o aprendizado no que diz respeito ao entendimento dos mercados de ações e opções, o modelo proposto pode ser útil na análise de diferentes cenários e avaliação de consequências de políticas de regulação do mercado, funcionando como um laboratório eletrônico para pesquisas. O modelo preliminar implementado consegue replicar as características reais dos mercados de ações, bem como alguns aspectos dos mercados de opções. Pretende-se continuar o desenvolvimento do modelo a fim de torná-lo uma representação mais próxima dos mercados reais, bem como incorporá-lo a um simulador com interface interativa a ser disponibilizado online.

 

10/02/2015

14:00

sala 1010, Escola de Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz luiz scarp.pdf)cartaz luiz scarp.pdf[ ]107 Kb

Defesa de ÁLVARO LEDO FERREIRA

Ligado . Publicado em Defesas

Desenvolvimento de um simulador de mercado artificial de ações para a interação de agentes externos

 

Nos últimos anos a taxa de juros real da economia brasileira tem sido sistematicamente reduzida, o que estimula a migração de investimentos para a renda variável, em especial o mercado de ações. Para facilitar a entrada de novos investidores neste mercado, o uso de simuladores mostra-se uma importante ferramenta para desmistificar o procedimento de negociação. Os simuladores online atualmente disponíveis, FolhaInvest e UolInvest, utilizam as cotações da BM&FBOVESPA com um delay de 15 minutos no simulador. E isso leva às principais limitações destes simuladores: (i) não são as ordens de compra/venda dos jogadores que determinam o preço do mercado; (ii) o uso do simulador está atrelado ao tempo de negociação na BM&FBOVESPA. Uma alternativa seria utilizar Mercados Artificiais baseado em Agentes, mas apesar da extensa literatura tratando destes mercados, nenhum desses modelos possibilita a interação de agentes externos. Neste trabalho propomos o desenvolvimento de um simulador composto por: i) mercado artificial baseado em agentes para a negociação de múltiplas ações e que permita que usuário(s) externos(s) também atue(m) como agente(s) neste mercado, com as simulações ocorrendo a qualquer tempo; ii) estrutura de acesso que permita ao usuário externo interagir com o mercado artificial. O simulador proposto tem como base o uso de pelo menos duas instâncias do software R, a primeira responsável pela execução do mercado artificial, e a segunda responsável pela interação com os agentes externos, conectadas entre si por um banco de dados comum. As propostas incluem versões do simulador tanto para uso local (apenas por um usuário) quanto via internet (para múltiplos usuários). Os resultados obtidos incluem o desenvolvimento de uma metodologia para comparar o comportamento do mercado artificial proposto com o observado em um mercado real (ações da Bolsa de Valores de Nova Iorque - NYSE), por meio da frequência da ocorrência dos fatos estilizados. Nas diversas configurações propostas, o Mercado Artificial não mostrou todos os fatos estilizados considerados, simultaneamente, na mesma frequência que a observada na NYSE. A interface proposta, similar à um Home Broker, foi desenvolvida em HTML/CSS/JavaScript e é comum para as duas versões propostas (local e online). Neste ponto do trabalho, a versão local do simulador não se mostrou viável por apresentar uma complexidade de instalação maior que a proposta inicialmente, com a troca do banco de dados local SQLite por um servidor de banco de dados MySQL. A versão online proposta é funcional, mas para que seja disponibilizada para o usuário final ainda depende da implementação de sistemas de autenticação, que fogem do escopo e do tempo disponível para a finalização deste trabalho. Por fim, simulou-se o impacto da participação de agentes externos no Mercado Artificial, e os resultados sinalizam que o Mercado Artificial proposto é capaz de manter seu funcionamento mesmo com a entrada e saída de capital do sistema.

 

26/12/2014

10:00

Sala 3214, Escola de Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz.pdf)cartaz.pdf[ ]113 Kb

Recesso e férias em dezembro/2014 e janeiro/2015

Ligado . Publicado em Avisos

Informamos os períodos de recesso e de férias em dezembro/2014 e janeiro/2015:

  • 23, 24, 29 e 30 de dezembro de 2014: recesso
  • 31 de dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2015: férias