Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de GUILHERME FREITAS COELHO

Ligado . Publicado em Qualificações

Otimização para simulação a partir de metamodelagem baseada em Krigagem Estócastica com ruído aleatório heterogeneo: Uma aplicação ao dimensionamento de um pool de leitos por especialidade médica

 

A melhoria no indicador de expectativa média de vida das pessoas, apesar de positivo, vem acarretando um progressivo crescimento nos custos de manutenção dos sistemas de saúde pública e o estrangulamento dos sitemas de atendimento ao público. A área da Saúde, portanto, tem sido uma das prioridades da aplicação dos diversos métodos de modelagem oriundos da Pesquisa Operacional. Neste sentido, é proposto aqui a aplicação de metamodelagem baseada em Krigagem Estocástica com ruído aleatório heterogêneo, variação bastante recente de um método oriundo da geoestatística e já bastante consolidado na substituição e otimização de modelos determinísticos de simulação em engenharia. Com o metamodelo é proposto a otimização de um modelo estocástico de simulação com o objetivo de realizar o dimensionamento ótimo de um pool de leitos hospitalares por especialidade, respeitando uma taxa de recusa de pacientes pré-estabelecida. Para ilustrar a aplicabilidade do método alguns exemplos simples são apresentados no decorrer do texto.

 

14/11/2014

10:30

sala 1010

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz guilherme.pdf)cartaz guilherme.pdf[ ]105 Kb

Qualificação de GILMAR ROSA

Ligado . Publicado em Qualificações

ESTIMAÇÃO ROBUSTA DE MODELO FUNCIONAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE FALTAS EM LINHAS DE TRANSMISSÃO

 

As principais técnicas de detecção de faltas em Sistemas Elétricos de Potência podem ser caracterizadas por Wavelets, Transformada de Fourier e modelos de Inteligência Artificial. Recentemente, Gomes et al (2013) propôs uma metodologia inovadora baseado em um modelo estocástico delineado a partir das equações do comportamento da tensão e da corrente em uma linha de transmissão. O modelo supõe condições nominais ou anormais de operação. Resultados preliminares demonstraram que a metodologia de análise funcional é capaz de detectar faltas utilizando um número reduzido de amostras de tensão e corrente, além de ser um modelo extremamente compacto, com poucos parâmetros. Neste artigo analisamos a metodologia da análise funcional e propomos novas abordagens para a estimação dos parâmetros do modelo utilizando a metodologia de regressão quantílica não-linear. Resultados teóricos e de simulação mostram que a metodologia proposta apresenta resultados mais robustos com relação à correta identificação dos parâmetros do modelo e no controle da taxa da detecção de falsas faltas.

 

30/10/2014

13:30

Auditório da Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz gilmar.pdf)cartaz gilmar.pdf[ ]105 Kb

Qualificação de IRCE FERNANDES GOMES GUIMARAES

Ligado . Publicado em Qualificações

Scheduling in Semi-Parallel Flow Shop with a Final Synchronizing Operation

 

Este estudo trata de uma variante do problema flow shop motivada por uma situação prática. Neste ambiente, existe uma linha de montagem constituída por duas semi-linhas em funcionamento paralelo e independentes. A primeira semi-linha possui um número q1 de máquinas e a segunda um número q2 de máquinas. Ao final das duas semi-linhas existe uma máquina responsável pela união dos subprodutos advindos das duas semi-linhas. Cada semi-linha é dedicada para tarefas diferentes, de modo a que cada tarefa requer operações em cada máquina das semi-linhas com diferentes tempos de processamento. As tarefas de uma semi-linha não são dependentes das tarefas da outra semi-linha, de modo que um trabalho é processado em paralelo em cada semi-linha. A sequência de tarefas em cada semi-linha paralela deve ser a mesma, passando de uma máquina para a outra de forma que uma semi-linha não interfere na outra. Embora a primeira tarefa de uma operação em cada semi-linha não necessite começar ao mesmo tempo, a operação final de sincronização só pode começar quando as operações nas duas semi-linhas forem concluídas. A solução do problema consiste em obter uma programação para todas as tarefas, que otimize uma dada medida de desempenho. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em modelar o problema de flow shop no ambiente de produção proposto e resolvê-los com algoritmos especializados.

 

15/09/2014

14:30

sala a definir

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz irce.pdf)cartaz irce.pdf[ ]106 Kb