Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de ELLEN KENIA FRAGA COELHO

Ligado . Publicado em Qualificações

ALGORITMOS PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO CAPACITADO EM LOGÍSTICA REVERSA

 

O problema de localização capacitado em logística reversa P LC − LR têm sido explorado para tomada de decisões estratégicas para os processos de fluxo reverso de produtos. É um problema fundamental para as atividades de remanufatura consi derando o reaproveitamento de produtos, componentes, ou o descarte. O objetivo é localizar um conjunto de centros de reprocessamento, atendendo às restrições de capacidade e minimizar os custos variáveis de transporte, limpeza, desmontagem e os custos de localização. É apresentada uma formulação de programação linear inteira mista (PPLIM) e propostos algoritmos baseados em técnicas clássicas da literatura. Primeiramente, são propostos testes de redução, que comparam custos fixos e variáveis para fixação das variáveis, de forma exata, correspondentes à localização das facilidades. Em seguida, é aplicada a Decomposição de Benders para o P LC − LR, que é uma técnica bastante utilizada para a resolução de PPLIM’s. Para todos os casos são apresentados resultados preliminares. Finalmente, uma proposta para continuidade das atividades é apresentada e discutida.

 

12/09/2014

09:00

sala de seminários 1010

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz ellen kenia.pdf)cartaz ellen kenia.pdf[ ]105 Kb

Qualificação de WILLIAM AZALIM DO VALLE

Ligado . Publicado em Qualificações

Ocupações Urbanas: a questão da moradia e os métodos de organização do espaço

 

Analisar os métodos de combate ao déficit habitacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte se faz oportuno quando há mais casas sem famílias do que famílias sem casas. Compreender as lógicas de produção do espaço e de acesso ao solo urbano auxilia na busca por alternativas para esse dilema social. Primeiramente, esse trabalho propõe um estudo comparativo sobre duas estratégias de consolidação do direito à moradia: o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e as comunidades auto organizadas, conhecidas como ocupações urbanas. Os dois se diferenciam enquanto maneiras de ocupar o espaço urbano. O primeiro não rompe com a produção capitalista do espaço, reproduzindo as características de uma cidade polarizada – centro e periferia - e de uma urbanização padronizada e massificada. O segundo surge da necessidade humana de habitar de famílias que, de maneira espontânea ou planejada, acessam a terra de maneira informal, gerando incômodo no Poder Público, na classe dos proprietários e na ordem vigente. Mesmo enfrentando as políticas de remoções e despejos devido à situação de não segurança da posse, o número de famílias assentadas nas ocupações supera o do programa federal na região do objeto empírico de investigação. Movimentos sociais e uma rede de apoiadores, por meio de instrumentos técnicos e políticos, auxiliam na organização do espaço e no fomento de uma nova sociabilidade nessas comunidades. Estudar esses instrumentos na perspectiva de construção de lógicas de reciprocidade será o segundo objetivo desse trabalho.

 

01/09/2014

16:00

sala 3201, Bloco 1, Escola de Engenharia. Laboratório de Ergonomia e Organização do Trabalho

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz william.pdf)cartaz william.pdf[ ]107 Kb

Defesa de Dissertação de BARBARA REGINA PINTO E OLIVEIRA

Ligado . Publicado em Defesas

Simulação dos serviços de atendimento aos efeitos gerados pelos fenômenos hidrológicos mais recorrentes em Belo Horizonte

 

Apesar dos grandes impactos econômicos e sociais gerados por desastres que atingiram, e que vão continuar atingindo nossas comunidades, infraestruturas e economias, a sociedade acadêmica ainda não se beneficia de um fluxo coeso e contínuo de pesquisas nesta área. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de simulação capaz de representar o serviço de atendimento do Corpo de Bombeiros aos efeitos dos fenômenos hidrológicos mais recorrentes de Belo Horizonte. Inicialmente, é feito um levantamento das principais características relativas as chamadas atendidas, e ao sistema de monitoramento pluviométrico do problema analisado. Os tempos envolvidos no deslocamento dos veículos de resgate até o local dos incidentes, e no atendimento das ocorrências registradas são estimados através de alguns testes de aderência. Após validar e verificar o modelo computacional diversos cenários são simulados de forma a observar a variação das variáveis de desempenho, como o tempo médio de resposta as chamadas, segundo diferentes parâmetros e configurações do sistema. Um estudo também foi conduzido integrando o modelo de simulação com um modelo de otimização, de maneira a identificar os pontos com maior incidência de chamadas registradas, e determinar uma melhor distribuição das bases operacionais já instaladas.

 

29/08/2014

09:30

sala 1093, Escola de Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz barbara.pdf)cartaz barbara.pdf[ ]107 Kb

Defesa de Dissertação de FELIPE LUZ BARBOSA DE CASTRO

Ligado . Publicado em Defesas

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS: UMA ABORDAGEM PARA INVESTIMENTOS CORRENTES E DE MELHORIA

 

Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma metodologia de priorização de portfólio de projetos. A metodologia proposta visa capturar características peculiares dos projetos de investimento corrente, tais como interdependência e múltiplos objetivos, que atualmente são ignoradas pelos métodos comumente aplicados, como, por exemplo, métodos financeiros e de escore, assim como reduzir o esforço despedido para cálculo dos ganhos esperados de cada um dos projetos propostos.
O trabalho foi desenvolvido através da aplicação de técnicas de otimização não exata e simulação computacional estocástica por eventos discretos. Logo, sua implantação exige conhecimento especifico destas técnicas de pesquisa operacional aplicadas à indústria de interesse.
Para validação do trabalho esta metodologia foi testada em um cenário hipotético nos processos de carregamento e transporte em mineração a céu aberto, criado a partir de dados coletados em uma empresa com forte atuação no mercado de minério de ferro.
O modelo desenvolvido se mostrou aplicável à indústria de mineração e com possibilidade de replicação para outros ramos da indústria, principalmente em cadeias de manufatura, onde a aplicação de métodos algébricos é pouco viável e a melhor forma de representar os processos da empresa é a simulação computacional.
Durante a elaboração do trabalho foi identificado ainda que o desenvolvimento de outra heurística para o mesmo modelo de simulação pode ajudar a identificar gargalos no processo produtivo e os pontos para os quais seria mais interessante o desenvolvimento de novos projetos.

 

27/08/2014

14:00

sala a definir

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz felipe.pdf)cartaz felipe.pdf[ ]102 Kb