Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Exame de qualificação de LÍVIA MARTINS DA COSTA FURTADO

Ligado . Publicado em Qualificações

Alocação Ótima em Ativos Financeiros para Formação de um Plano de Previdência Particular

 

O programa Tesouro Direto, criado pelo Tesouro Nacional em 2002 e ainda em fase de popularização, tem permitido ao pequeno investidor a possibilidade de formação de um plano de previdência particular como alternativa aos planos de previdência privada oferecidos pelas instituições financeiras tradicionais. Embora sejam constantemente considerados como ativos livres de risco, a escolha de títulos públicos para formação de uma previdência não é uma decisão trivial. De fato, existem vários tipos de títulos: prefixados; indexados à inflação; ou à taxa básica de juros da economia. Geralmente, são oferecidas várias opções de data de vencimento. Além disso, existe a opção de títulos que oferecem cupons de juros semestrais. Portanto, os títulos são sujeitos a desvalorizações de seu valor real, pois não acompanham completamente variações na economia e podem gerar prejuízos ou ganhos inesperados se liquidados antes do vencimento.

O objetivo principal desta pesquisa está na formulação de um modelo de apoio a decisão que define a política ótima para a formação de um portfólio de previdência particular. Para isso, é utilizada a teoria de seleção de portfólio baseada na programação dinâmica estocástica. O problema é modelado como tomadas de decisão sequenciais em que a taxa de retorno dos ativos é considerada uma variável aleatória. O objetivo é maximizar a utilidade esperada da riqueza obtida ao final do horizonte de tempo do investimento. A árvore de estados é construída utilizando a simulação de Monte Carlo, que capta a incerteza associada ao retorno real e valor de mercado dos títulos públicos. O comportamento deste valor de mercado é representado por um modelo de regressão paramétrica. A preferência de risco do investidor é explorada para diferentes perfis de aversão ao risco.

Como teste de aplicabilidade, pretende-se elaborar um exemplo numérico, baseado em dados do mercado financeiro, para a obtenção da alocação ótima. Com base neste exemplo, serão apresentadas análises relevantes sobre a relação entre risco e retorno e sobre comportamentos míopes do portfólio ótimo.Ao final, é oferecida uma discussão sobre adequação desta metodologia e sobre os próximos passos da pesquisa.

 

data: 29/11/2013

horário: 11:00

local: sala 1023, Escola de Engenharia, UFMG

Anexos:
Fazer download deste arquivo (q lmcf.pdf)q lmcf.pdf[ ]104 Kb

Seleção para o Mestrado 2014/1

Ligado . Publicado em Notícias

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 1º de novembro a 22 de novembro de 2013, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao MESTRADO.

Clique aqui e saiba mais. 

Defesa de dissertação de RENATO LUIZ DE SOUZA BASTOS

Ligado . Publicado em Defesas

Uma formulação para a integração de um problema clássico de dimensionamento de lotes com o problema do job shop

 

Esta dissertação trata do desenvolvimento e implementação de um modelo matemático de otimização para o problema integrado de dimensionamento de lotes e sequenciamento da produção. Consiste em duas políticas, sendo que o problema de dimensionamento de lotes é o mesmo em ambas, o que diferencia uma política da outra consiste em como considerar o problema de sequenciamento no horizonte de planejamento discretizado no tempo. A primeira considera o sequenciamento de produção somente no primeiro período. Para esta política são propostos dois modelos para o sequenciamento, um baseado no modelo de Manne e outro no modelo de Wagner. A segunda proposta consiste em considerar o problema de sequenciamento em três períodos (semanas). Nessa proposta considera-se o custo de estoque dos produtos semiacabados. Antes porém de apresentar os modelos integrados, reescreve-se os problemas de sequenciamento de produção onde a quantidade produzida no período de planejamento é uma variável. A demanda é dada e o objetivo é minimizar o custo total de estoque, tanto de produtos acabados como os semiacabados, entre os períodos de produção. O problema considerado para o sequenciamento é o job shop, onde cada job é fabricado por uma sequência específica de operações denominada sequência tecnológica de fabricação e cada operação de cada job é executada por uma máquina específica também conhecida. Problemas dessa magnitude aparecem com frequência quando tratamos de situações práticas, como pode ser visto nos Problemas de Planejamento de Operações em máquinas em uma indústria manufatureira.

 

Data: 06 de setembro de 2013

Hora: 16:00

Local: sala 1010, Escola de Engenharia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (arquivo-7.pdf)arquivo-7.pdf[ ]107 Kb