Funcionamento da Secretaria dia 24/03/2017
Não haverá atendimento da Secretaria na parte da tarde no dia 24/03/2017.
Não haverá atendimento da Secretaria na parte da tarde no dia 24/03/2017.
Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento da infraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento de commodities
Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamento de seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos. Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando dois métodos: um otimizador integrado a um pacote comercial de simulação e um método heurístico. Essas metodologias foram comparadas, visando identificar o método mais eficaz na resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-se também uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.
24/03/2017
14:00
sala 1094
OS APRENDIZADOS DOS ELETRICISTAS DE REDE ENERGIZADA NA SALA DE AULA, NA SIMULAÇÃO E NA ATIVIDADE REAL
A ênfase dada aos treinamentos formais e prescritivos como solução para o processo de aprendizagem é uma realidade da empresa pesquisada, uma das maiores companhias energéticas do Brasil. Esses treinamentos adotam as “melhores práticas”, o reforço diário do uso de padrões, a repetitividade de tarefas em ambientes controlados e um modelo de ensino baseado na transmissão de regras como a fórmula ideal para uma ação eficaz. Em oposição a essa abordagem, nesta pesquisa são adotados os preceitos que tratam a aprendizagem como advinda da ação situada e em contextos sócio-técnicos específicos, sendo necessário investigar a relação entre cognição, percepção e ação em situações reais. É nesse contexto, permeado de assertividades de lado a lado, que surge este estudo: os aprendizados dos eletricistas de rede energizada na sala de aula, na simulação e na atividade real. O objetivo dessa tese é compreender como se dá a imbricação em situação desses três cenários na trajetória e na formação desses trabalhadores, desde o treinamento Inicial até o seu primeiro estágio de atuação no campo.
22/03/2017
09:30
sala 1010
Em anexo o resultado.
CADASTRO E MATRÍCULA
Sendo aprovado comparecer na secretaria do PPGEP para cadastro e matrícula nas seguintes datas e horários:
trazendo o comprovante de recolhimento da taxa de matrícula no valor de R$ 194,57:
Caso venha um terceiro fazer o cadastro e matrícula, esse deve poder confirmar os dados do candidato.