Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de Dissertação de MICHELE LISBÔA SILVEIRA

Ligado . Publicado em Defesas

FURAÇÃO DE MATERIAL SANDUÍCHE EMPREGANDO BROCAS COM GEOMETRIAS DIFERENTES

 

Diversos materiais são conhecidos e utilizados na indústria, com destaque para metais, polímeros e cerâmicas. Entretanto, a combinação destes materiais tem sido importante para a criação de produtos com características específicas. Entre os vários materiais utilizados para a concepção de produtos finais, os painéis sanduíche desempenham uma função importante devido a algumas propriedades, como baixo peso, rigidez e resistência elevada. Os materiais podem passar por diferentes operações de usinagem durante seu processamento, como a operação de furação, que é abordada neste trabalho. Com isso, pretendeu-se estabelecer a relação existente entre a geometria de corte de diferentes brocas e seus efeitos na furação de um painel sanduíche de alumínio e polietileno. Foram utilizadas as brocas Brad & Spur, helicoidal com duas arestas e helicoidal com três arestas, empregando velocidades de corte de 24, 48 e 72 m/min, e avanços de 0,05, 0,10, 0,15 e 0,25 mm/rev. Para a força de avanço, identificou-se o comportamento gráfico gerado por cada broca, além da apresentação de análise de variância. Buscou-se estabelecer uma equação de regressão para cada broca, a fim de apresentar um modelo que represente o comportamento da força de avanço quando submetida a diferentes parâmetros de corte. Fizeram-se considerações a respeito das rebarbas por meio de imagens e análise de variância, enquanto a circularidade foi discutida quantitativamente. A partir dos resultados, verificou-se que a broca Brad & Spur apresenta bom desempenho quanto à qualidade do furo e esforços de corte. Por outro lado, a broca helicoidal com duas arestas mostra um comportamento que pode ser facilmente modelado por meio de equações matemáticas. Já quanto à circularidade, a broca que apresentou os melhores resultados foi a helicoidal com duas arestas. Durante a apresentação e discussão dos resultados, interpretou-se como a geometria das brocas influenciou em cada resultado obtido.

 

16/02/2017

14:00

Auditório da Engenharia Mecânica, UFMG

Qualificação de RAYRA DE QUEIROZ FLECHA

Ligado . Publicado em Qualificações

O limite entre a Automação e o Suporte à Decisão: o caso de coordenação das atividades entre a aciaria e o lingotamento contínuo

 

A busca pela automatização vem crescendo ao longo dos anos nos diversos processos produtivos, como no setor siderúrgico. O trabalho busca apresentar uma análise do limite entre automação e suporte à decisão, utilizando a coordenação das atividades entre a Aciaria e o Lingotamento Contínuo de uma empresa siderúrgica de grande porte. O gusa, material proveniente dos altos fornos, é direcionado para a Aciaria para ser transformado em aço, quando submetido à tratamentos que alteram a sua composição. Depois de ser tratado, o aço vai para o Lingotamento Contínuo, onde se solidifica. As panelas são os equipamentos responsáveis por transportar o aço vazado pelos conversores na Aciaria até as máquinas de Lingotamento e, para que haja escoamento da produção, a disponibilidade de panelas é determinante. A demanda da empresa para o projeto de mestrado é avaliar as possibilidades de automação na coordenação das panelas. O ativador da Ala de Corridas é o operador responsável por disponibilizar as panelas para vazamento no conversor. A pesquisa de campo e as análises realizadas das atividades dos ativadores mostram que sua atividade é bem mais complexa e o processo de escolha das panelas envolve inúmeros fatores, variáveis e outros envolvidos. A partir disso, apontar o que pode ser automatizado ou não na decisão de panelas, se torna um objetivo complexo, que requer uma análise da atividade em situação, para que seja aproximar um sistema de apoio à decisão da realidade do trabalho. O presente trabalho pretende apresentar o desenvolvimento do projeto: metodologias utilizadas na pesquisa de campo até o momento, modelo analítico do processo, casos aprofundados e as possíveis discussões a serem realizadas no trabalho.

 

01/02/2017

13:30

sala 1092

Qualificação de VICTOR BERNARDINO SILVA

Ligado . Publicado em Qualificações

O papel da experiência na predição de curvas do aprendizado na indústria: O caso da oficina de virolas

 

O projeto de construção de uma planta industrial requer o cumprimento de prazos em uma série de etapas para ser considerado bem-sucedido. Ao tratar o caso de uma indústria de beneficiamento de Níquel, construída em uma área remota no norte do Brasil, essas etapas e processos se tornam críticos, pela escassez de recursos de mão de obra e fornecedores locais. O presente estudo de caso aborda um dos processos dessa fábrica, a construção de uma oficina de tubos metálicos, analisando os aspectos que afetaram os processos de aprendizagem e produtividade da área e que impactaram diretamente nesse bom planejamento do projeto. No universo da indústria de Níquel, a implementação dessa oficina de apoio poderia ser considerada como relativamente “simples” comparado ao restante do processo pirometalúrgico. Ao estudar essa área, porém, deparamo-nos com diversas barreiras que exemplificam as dificuldades encontradas pela empresa em cumprir o projeto proposto para a planta industrial. O objetivo do estudo é demonstrar, através de uma análise qualitativa da história da oficina, o papel da experiência na aprendizagem e como os diferentes departamentos da empresa afetam a produtividade dessa oficina,  dificuldades encontradas, seja na aprendizagem individual dos operadores em acertar a fabricação da peça, ou na compra do equipamento adequado à tarefa ou até mesmo em saber o que é qualidade para esse processo. Entendemos que esse estudo qualitativo tem muito a acrescentar para formulação de modelos de curvas de aprendizagem, em entender a distinção simples x complexo em industrias e na organização industrial. Essa é a contribuição e relevância do estudo para a comunidade da engenharia e STS.

 

01/02/2017

10:30

sala 1092