Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de BÁRBARA CRISTINA MENDANHA REIS

Ligado . Publicado em Qualificações

INFLUÊNCIA DO MATERIAL DA FERRAMENTA DE CORTE SOBRE A USINABILIDADE DO AÇO ABNT 4340 NO TORNEAMENTO

 

A usinagem convencional baseia-se na remoção de material por meio de uma ferramenta de corte, a qual, necessariamente deve apresentar maior dureza e resistência mecânica em relação ao material da peça. Entretanto, devido ao constante surgimento de novas ligas, com dureza e propriedades mecânicas mais altas, existe uma necessidade contínua por novos materiais para ferramentas de corte, com propriedades que possam superar as exigências dessas ligas. Procurando compreender os fenômenos intrínsecos que a variação dos parâmetros de entrada (velocidade de corte, avanço, material da ferramenta de corte e geometria do quebra-cavaco) causa nos parâmetros de saída (força de corte, rugosidade, temperatura de corte e cavaco) durante a operação de torneamento do aço ABNT 4340, material utilizado neste trabalho. Inicialmente, um planejamento fatorial completo 2³ foi empregado para análise estatística além de outras configurações para as demais análises, totalizando 40 testes. Em relação a análise da força de corte material da ferramenta de corte e avanço afetam significativamente a força de corte, sendo os menores valores alcançados com a ferramenta de corte de cermet e o menor nível de avanço. Sobre a temperatura de corte, os resultados indicaram que metal duro, quebra-cavaco LP e os menores níveis de velocidade de corte asseguraram os menores valores de temperatura de corte. Em relação à rugosidade, o avanço se mostrou como o único parâmetro influente e o material da ferramenta de corte, independentemente da forma do quebra-cavaco, não trouxe alterações significativas. No que se refere à forma dos cavacos, as análises mostraram que os níveis mais elevados de avanço geraram cavacos mais curtos e que o material da ferramenta se mostrou influente sobre a forma do cavaco. Como última análise, para os parâmetros de corte estabelecidos e percurso deslizado foi possível identificar desgaste de entalhe e de flanco na ferramenta de cermet com a geometria de quebra-cavaco MP e adesão de material do aço ABNT 4340 nas superfícies de folga e de saída de todos os insertos estudados.

 

12/12/2016

14:00

Auditorio da Mecânica

AVISO sobre editais pra 2017 e Disciplinas Isoldas

Ligado . Publicado em Avisos

Houve um atraso nos editais para Mestrado e Doutorado 2017. Assim que os editais forem aprovados, eles serão publicados neste site.

 

Informações sobre Disciplinas Isoladas SERÃO PUBLICADAS APENAS em Março/2017. Até lá, NÃO SERÃO FORNECIDAS informações.

Defesa de Tese de CAROLINA SILVA PENA

Ligado . Publicado em Defesas

A Network Approach to Deal with the Problem of Examinee Choice under Item Response Theory

 

Em uma situação típica de avaliação de candidatos utilizando questões de prova, os candidatos não podem escolher quais itens preferem responder. A principal razão é um problema técnico em se obter estimativas confiáveis para as habilidades dos candidatos e as dificuldades dos itens. Este trabalho propõe uma nova representação dos dados utilizando análise de redes. As questões de prova, e os itens selecionados, para cada candidato, são codificados como camadas, vértices e arestas em uma rede multicamadas. Dessa forma, um novo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que incorpora a informação obtida a partir da rede multicamadas utilizando modelagem Bayesiana, é proposto. Diversos estudos de simulação, nos quais os candidatos podem escolher um subconjunto de itens, foram realizados. Os resultados mostram uma melhora substancial na recuperação dos parâmetros utilizando o modelo proposto em comparação ao modelo convencional de TRI. Este modelo é a primeira proposta que permite obter estimativas satisfatórias em cenários críticos reportados na literatura.

 

06/12/2016

14:00

sala 1014, Escola de Engenharia

Qualificação de GUILHERME FERNANDO SOARES DE ARAUJO

Ligado . Publicado em Qualificações

“MÃOS NA CABEÇA!” UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE O PODER DISCRICIONÁRIO DE POLÍCIA EM ABORDAGEM POLICIAL

 

A presente dissertação tem por objetivo analisar a complexidade da tomada de decisão e do julgamento de policiais militares do 26ª Batalhão de Polícia de Minas Gerais, no que visa ao agir no mundo, fazendo uso do seu poder discricionário de polícia em ação de abordagem policial. Desta forma, o objetivo geral será de evidenciar as variáveis e os fatores associados a esse “poder”, por meio de observações e autoconfrontações em campo, identificando os “atalhos” operacionais e as não ações nesse processo. Os objetivos específicos podem ser delineados em dois: 1º) Investigar o processo de tomada de decisão e julgamento, adotadas pela equipe e 2º) Propor melhorias na estruturação das equipes e nos treinamentos. Todo o texto trará análises sobre a seguinte problemática: como diferenciar abuso da força necessária? O que se percebeu é que grande parte das decisões e julgamentos tomados são baseados em critérios de relevância, advindos das percepções que são criadas entre o policial e o comportamento do suspeito, resultado do acoplamento adequado das experiências do agente com a situação encontrada. O ponto-chave da habilidade são as experiências e vivências acumuladas. O policial usa a estratégia de detecção de traços de suspeição ajustando-a a cada situação, produzindo inclusões e exclusões de “abertos” de possibilidades. Logo, toda a habilidade em detecção é relativa; depende do contexto e do suspeito. Se a competência depende primordialmente da situação e da prática (a habilidade do corpo entrelaçada às regras), e esta não é adquirida por meio de representações, é somente em situação e pela prática que a seleção e ação policial, podem resultar no desenvolvimento da ação eficaz e proporcional.

 

06/12/2016

09:00

sala 1094, Escola de Engenharia