Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de FERNANDA DE FREITAS ALVES

Ligado . Publicado em Qualificações

Análise de modelos integrados, hierárquicos e iterativos para resolução de problemas de dimensionamento e sequenciamento da produção

 

Devido à importância de considerar os problemas de dimensionamento e sequenciamento da produção de forma conjunta, o presente trabalho tem como principal objetivo propor diferentes estratégias para resolução de um modelo iterativo de dimensionamento e sequenciamento da produção,
analisando as diferentes informações compartilhadas entre os níveis de decisão. As estratégias iterativas propostas serão testadas e comparadas à duas outras abordagens existentes na literatura para resolução de tais problemas, sendo estas a abordagem integrada e a abordagem hierárquica. Os resultados obtidos mostraram que as estratégias propostas foram eficientes, encontrando bons resultados em baixos tempos computacionais, sendo, portanto, uma boa alternativa aos métodos existentes.

 

02/12/2016

14:00

sala 3417

Qualificação de BÁRBARA REGINA PINTO E OLIVEIRA

Ligado . Publicado em Qualificações

O algoritmo NSGA-II no processo de otimização via simulação: aplicação em um problema biobjetivo na área de saúde

Nesta pesquisa é proposta uma abordagem de Otimização via Simulação para definição da capacidade de atendimento e da alocação de pacientes nos leitos SUS em Minas Gerais. Na abordagem utilizada cria-se uma conexão entre a Simulação à Eventos Discretos, geralmente aplicável a problemas com baixo nível de estruturação e integração, e a Computação Evolucionária, adequada à formulação e resolução de problemas com múltiplos objetivos. Neste contexto a otimização é conduzida pelo Algoritmo Genético NSGA-II e as soluções geradas a cada iteração são avaliadas via simulação, devido à complexidade e/ou inviabilidade de sua formulação matemática. À simulação resta ainda o apoio na tomada de decisão quanto à escolha da solução mais adequada do conjunto não dominado encontrado pelo NSGA-II. Ao final do estudo espera-se que algumas contribuições sejam apresentadas as demandas relativas à Otimização via Simulação levantas na literatura, como: análise de problemas de grande escala, com variáveis discretas e contínuas e com restrições e/ou funções objetivo estocásticas e não-lineares. Nesta proposta de pesquisa são também discutidos os resultados já levantados e o cronograma das atividades futuras relacionadas às propostas apresentadas.

 

28/11/2016

14:30

sala T005

Defesa de Disseertação de CÁSSIUS HENRIQUE XAVIER OLIVEIRA

Ligado . Publicado em Defesas

Política Ótima de Manutenção Preventiva de Transportadores de Correias de uma empresa mineradora brasileira sob a suposição de reparo imperfeito

 

A confiabilidade de sistemas tem sido assunto recorrente em diversos trabalhos. A explicação para esse crescente enfoque no tema reside no fato de que a operação e a manutenção estão fortemente relacionadas a fatores ambientais e de segurança que infuenciam no nível de rentabilidade empresarial. Nesse sentido, a manutenção tem sido vista como uma atividade estratégica e vital à boa reputação da imagem institucional. Porém, a atividade de manutenção implica em vários custos. Deve-se, pois, desenvolver métodos que visam determinar a periodicidade ótima das intervenções de manutenção preventiva de modo a minimizar o custo total dessas manutenções. Esse é um dos principais objetivos dos diversos trabalhos sobre esse assunto. O alcance dessa  finalidade passa por observar dados de tempos de falhas dos sistemas reparáveis de interesse, estabelecer o efeito de reparo adequado em cada intervenção a ser realizada nesses sistemas, bem como estabelecer as condições para a execução das manutenções preventivas e corretivas. O presente trabalho faz uso dos seguintes pressupostos: após cada falha haverá uma manutenção corretiva cujo reparo será imperfeito (isto é, ele retornará o sistema a uma condição que não se equivale a um sistema novo, mas se tornará melhor do que estava no momento da falha); em intervalos de tempo de mesmo tamanho haverá uma manutenção preventiva com reparo perfeito (isso fará com que o sistema se comporte como um sistema novo). O uso dessas suposições implicará na geração de funções de máxima verossimilhança utilizando modelos clássicos da literatura denominados ARA e ARI. Serão usados, ainda, os pacotes computacionais desenvolvidos por Madureira (2014) e Fernandes (2015). O presente trabalho visa estabelecer uma política de manutenção ótima para transportadores de correia de uma empresa mineradora brasileira. O trabalho fornece, portanto, uma revisão bibliográfica  combinando métodos clássicos e outros mais recentes até então não utilizadas em conjunto, ao mesmo tempo em que exemplica suas aplicações.

 

25/11/2016

13:30

sala 3500, Escola de Engenharia

Defesa de Tese de TIAGO ALVES SCHIEBER DE JESUS

Ligado . Publicado em Defesas

Quantification of graph dissimilarities

 

Identificar e quantificar diferenças entre os grafos representam um dos problemas fundamentais e difíceis de importância prática em vários campos da ciência. Eles têm muitas aplicações práticas devido à utilização generalizada de redes em ciências sociais, medicina, biologia, física, etc. Os métodos atuais de comparação de rede são limitados em extrair apenas informações parciais ou são computacionalmente muito exigentes. Esta tese de doutorado objetiva propor medidas de dissimilaridade computacionalmente eficientes baseados em extração de características capazes de distinguir e quantificar diferenças entre grafos pelo uso de quantificadores da teoria da informação.

Com o objectivo de dinamicamente capturar mudanças topológicas na evolução de uma rede, propomos um modelo capaz de quantificar e reproduzir várias características de uma determinada estrutura, utilizando a raiz quadrada da divergência Jensen-Shannon, em combinação com o grau médio e do coeficiente de agrupamento. Propomos também uma definição dinâmica da robustez de uma rede, que considera medidas sobre mudanças estruturais causadas por falhas em seus componentes. A robustez é então avaliada medindo diferenças entre topologias depois de cada passo de tempo, fornecendo uma informação dinâmica sobre os danos topológicos. Além disso, propomos e testamos uma medida exata para a comparação de rede, que é baseada na quantificação de diferenças entre as distribuições de probabilidade associada à distância de cada vértice da rede. Esta medida pode identificar e quantificar diferenças topológicos estruturais, tais como a presença ou ausência de links críticos que desligam componentes do grafo. Finalmente, apresentamos uma medida de dissimilaridade em redes multiplex. A medida pode ser representada numa configuração espacial, que mostra os padrões de vértices e outras características das camadas. Redes multivariadas, tais como redes climáticas, podem se beneficiar dessa informação espacial. Em redes temporais, características dinâmicas do sistema podem surgir à partir dos variações nos padrões presentes em variáveis dinâmicas.

 

04/11/2016

14:00