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Defesa de dissertação de FELIPE FONSECA WEKED

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INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NA VALIDAÇÃO DA GUARNIÇÃO DE PORTA DE UM VEÍCULO AUTOMOTIVO

 

O presente trabalho visa estudar o comportamento de uma guarnição vão de porta de um veículo automotivo considerando as variações de seu processo produtivo. Um dos pontos que promovem a satisfação do cliente em relação ao produto é que este não apresente falhas ou baixo desempenho. Neste âmbito, os testes sobre o produto, ainda em fase de desenvolvimento, devem antecipar todas as possibilidades de falha. Cada componente apresenta variações devido ao seu processo de fabricação que tornam a validação um grande desafio.  Amostras de um mesmo componente podem apresentar comportamentos distintos em função das variações dos processos produtivos que lhes são inerentes. A característica que mais influencia o comportamento de uma guarnição vão de porta é a força de compressão. Quanto menor é a força, mais fácil e confortável é o fechamento da porta. Entretanto, pior é a retenção da porta o que pode causar infiltrações ou ruídos indesejáveis. O estudo desta variação de comportamento e o desenvolvimento de uma metodologia robusta de validação são os focos deste estudo. Foram realizados testes de compressão e de fadiga, bem como avaliações subjetivas da qualidade de fechamento de portas. Além destes testes, foram realizados controles das variações dos processos de fabricação da guarnição. Os resultados mostraram que a força de compressão pode variar até 71% levando-se em conta apenas os limites estabelecidos no projeto da guarnição. Em avaliação subjetiva, a qualidade de fechamento da porta foi identificada como no limite do aceitável quando o veículo estava montado com guarnições em seu limite superior de força de compressão. Já quando o veículo estava montado com guarnições em seu limite inferior de força de compressão a sensação de qualidade aumentou significativamente. Por outro lado, as guarnições em seu limite inferior de força compressão obtiveram pior nota em avaliação de ruído. Em medições de ruído e vibração, a avaliação subjetiva foi de maneira geral confirmada. Em relação ao comportamento da guarnição em fadiga, verificou-se que há uma diminuição da força de compressão comparando o comportamento a novo e após teste que simula a abertura e fechamento da porta por 70.000 ciclos. Na condição de limite superior houve uma diminuição máxima de força de compressão de 16,9%. Já na condição de limite inferior houve uma diminuição máxima de força de compressão de 21,6%. Em testes de rodagem e de fechamento de porta, além da maior diminuição da força de compressão verificou-se maior desgaste da guarnição no limite inferior.

 

26/09/2016

13:30

Laboratório de Usinagem e Automação

Qualificação de GUILHERME RODRIGUES BATISTA

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Heurísticas para o dimensionamento e sequenciamento de lotes com setup dependente da sequência em máquinas paralelas não relacionadas

 

Uma difícil e importante tarefa das indústrias de fabricação é, durante o processo de programação da produção, estabelecer os tamanhos e sequências dos lotes a serem produzidos. Esta dificul- dade se verifica por vários fatores influêntes como: capacidade limitada de produção, demandas dinâmicas, quantidade e variedades de produtos. A tomada de boas decisões no sequenciamento e dimensionamento de lotes proporciona economia nas mais diversas áreas. O problema de dimensionamento de lotes e sequenciamento de máquinas considerado é de um único nível, com máquinas paralelas não idênticas e tempos de setup dependentes da sequência. São propostas estratégias heurísticas baseadas em módulos que integram o sequenciamento de máquinas e o dimensionamento de lotes.

 

23/09/2016

11:00

sala 3202

Aviso sobre a Seleção 2017

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Informamos que a seleção para 2017, tanto para Mestrado quanto para Doutorado, deverá ter início na segunda quinzena de novembro de 2016. A liberação dos respectivos editais de seleção será realizada em fins de outubro de 2016. Esclarecemos também que, por enquanto, não há planos para a realização de um processo seletivo com entrada para o segundo semestre de 2017.

Defesa de Dissertação de RODRIGO CARDOSO DE MENEZES

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AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DE CONTATO, DA VELOCIDADE DE ESCORREGAMENTO E DA TEMPERATURA NO DESEMPENHO DE MECANISMO DE FREIO VEICULAR

 

O desempenho do sistema de freios de um veículo é um dos fatores de segurança mais essenciais. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir altas velocidades e de transportar elevadas cargas, aumentando assim o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Neste estudo, foram executados ensaios experimentais aplicando duas metodologias diferentes, a metodologia de Krauss e a metodologia de Makrahu. O objetivo foi de avaliar o desempenho de um sistema de freio veicular, analisando o coeficiente e o desgaste, parâmetros diretamente relacionados ao material de fricção, em função da pressão de contato, da velocidade de escorregamento e da temperatura. Foram monitoradas a força de frenagem e a temperatura. Outro objetivo foi realizar melhorias no banco de ensaio de freio que facilitassem a operacionalidade do equipamento durante a execução dos ensaios. Os resultados experimentais mostraram que o coeficiente de atrito diminui com o aumento da velocidade de escorregamento ou da pressão de contato. Com relação à temperatura, foi possível oberservar o coeficiente de atrito aumentando com o crescimento da temperatura até um valor máximo, que ocorreu na temperatura de início do fade, a partir da qual o coeficiente de atrito decresce. Também foi observado a influência da pressão de contado sobre a temperatura de início do efeito fade. Com relação ao desgaste das pastilhas, foi observado um aumento exponencial provocado pelo aumento na velocidade de escorregamento e/ou na pressão de contato.

 

30/08/2016

09:30

SALA DE ESTUDOS DO LABORATÓRIO DE USINAGEM