Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de LUCAS DIETRICH SILVA BARBOSA

Ligado . Publicado em Qualificações

Heurísticas para o Roteamento de Fluxos na Coleta e Entrega de Recursos entre Canteiros de Obras

 

Este trabalho lida com o problema de movimentação de recursos entre canteiros de obras, que é uma generalização do Problema de Roteamento de Veículos, cuja motivação é tratar o fluxo de transporte em uma empresa do ramo da construção civil de Belo Horizonte. Este problema considera a existência de um conjunto de recursos que serão compartilhados por um conjunto de clientes (canteiros de obras) e que pertencem a um agrupamento em comum. A distribuição destes recursos é feita através de um conjunto de veículos capacitados. Um recurso coletado em um canteiro de um agrupamento pode ser usado para atender qualquer outro canteiro no mesmo agrupamento. O objetivo deste problema consiste em construir rotas de veículos que atendam às requisições de alocação de recursos entre os canteiros de obras e que minimizem o somatório dos custos relativos ao transporte e tempo do veículo em rota. Nós propomos uma heurística construtiva para gerar uma solução viável. Para gerar diferentes soluções foi proposto aplicar um procedimento baseado na metaheurística GRASP(Greedy Randomized Adaptive Search Procedure) e o uso de uma busca local VND (Variable Neighborhood Decent).

 

29/08/2016

10:00

sala 3214, Escola de Engenharia

Defesa de Dissertação de MARCELLE LA GUARDIA LARA DE CASTRO

Ligado . Publicado em Defesas

Quando as luzes não se apagam... A gestão coletiva dos riscos na manutenção em rede energizada

 

Com a redução do quadro próprio, uma alternativa surge em uma concessionária de energia para adequar as equipes que realizam a manutenção em rede energizada da média tensão de distribuição elétrica, as chamadas equipes de Linha Viva (LV): introduzir uma nova organização do trabalho com as “duplas”. Hoje, a manutenção é realizada por equipes com no mínimo três integrantes, mas um estudo realizado pela engenharia, setor de treinamento e eletricistas da empresa concluiu pela viabilidade de realização de serviços com dois integrantes. Uma controvérsia que divide o nível operacional e gerencial (e também os próprios eletricistas) permanece viva na empresa. De um lado, atores afirmam que é tecnicamente possível sua realização; e, do outro, eletricistas afirmam que as duplas irão afetar a saúde e a segurança dos profissionais. A pesquisa em tela tem como objetivo investigar os elementos em jogo nas (im)possibilidades das duplas de LV, partindo-se dos argumentos dos eletricistas que trabalham na LV e dos argumentos dos gestores e técnicos a respeito dessa nova forma de organização, colocando-se a atividade dos eletricistas no centro da análise. Uma pesquisa-ação foi proposta no intuito de encontrar os primeiros passos para uma investigação pautada nas condições reais de trabalho, que faça emergir elementos que ajudem a intervir no impasse. A Pesquisa-ação, a Grounded Theory (GT) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) estão entremeadas como sustentação metodológica e teórica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observações gerais e sistemáticas, autoconfrontações e grupos de validação, em que participaram técnicos e eletricistas de duas bases da empresa. A análise da atividade permitiu qualificar melhor os pressupostos da controvérsia e, dessa forma, encaminhar o debate para uma resposta intermediária: as duplas são tecnicamente possíveis, mas sob determinadas condições. Identificamos uma primeira pista para debate com o papel central do coletivo na gestão dos riscos e da complexidade no trabalho com a rede energizada. A cooperação e a confiança frente à complexidade situada das tarefas tiveram lugar central em nossa análise. É preciso assegurar que as regulações realizadas pelos eletricistas em campo, para amortecer a distância entre o prescrito e o real, ainda permanecerão presentes nesta nova organização. Com o mergulho nas situações micro, pudemos observar três principais condições: assegurar a capacidade física e mental dos eletricistas (tanto do executante quanto da supervisão no solo); promover as condições necessárias para a estruturação, manutenção e desenvolvimento do coletivo, compatíveis com as exigências cognitivas e afetivas do conteúdo das tarefas; definir a complexidade de modo que se consiga alcançar os elementos dinâmicos da situação em interação com a equipe (e não apenas da tarefa ou do executante isolado).

 

29/08/2016

14:00

sala 3502, Escola de Engenharia

Qualificação de ADRIANA HAUEISEN PECHIR

Ligado . Publicado em Qualificações

Aplicação da Política de Reabastecimento de Estoque em uma Mineradora de Ouro

 

Esse trabalho discute a política de reposição de estoque de componentes de manutenção de uma mineradora de ouro localizada no estado de Minas Gerais, onde há uma variabilidade alta tanto da demanda quanto do leadtime. A gestão de estoque de componentes é essencial para as empresas uma vez que estoque excesso gera elevados custos de estocagem ao mesmo tempo que rupturas no estoque podem impactar consideravelmente na performance de suas operações e gerar elevados custos por perda de produção. Atualmente o sistema da mineradora utiliza a política (s,S) de revisão periódica uma vez que, ao atingir o nível mínimo s, repõe o saldo até um nível máximo S. Os parâmetros de reposição calculados neste trabalho serão comparados com os parâmetros atuais para que possam ser identificadas oportunidades de redução de custo para a empresa. A política ótima de estoque nesse caso é uma função da demanda, do leadtime, do custo de estocagem e da penalidade por falta a qual está relacionado com parada dos equipamentos.

 

26/08/2016

09:00

Defesa de tese de DOUGLAS MOURA MIRANDA

Ligado . Publicado em Defesas

O PROBLEMA MULTIOBJETIVO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO E COM TEMPO DE VIAGEM/SERVIÇO ESTOCÁSTICO

 

O roteamento de veículos é particularmente importante num sistema logístico. Em aplicações reais é comum encontrar problemas que envolvam uma quantidade muito grande de clientes e que consequentemente fogem do alcance de métodos exatos. Também se faz comuns situações em que o cliente estabelece uma janela de tempo para ser atendido. O ambiente real também possui dados probabilísticos por natureza, como o tempo de viagem entre dois clientes e o tempo de serviço em cada cliente. Isto faz com que um modelo de roteamento que considere as incertezas envolvidas nestes dados seja mais preciso.
Neste contexto, o presente trabalho aborda uma variante do Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo (PRVJT) no qual o tempo de viagem entre os clientes e o tempo de serviço em cada cliente é conhecido apenas probabilisticamente. Este problema é chamado PRVJT com Tempo de Viagem/Serviço Estocástico e um algoritmo memético é implementado neste trabalho para resolvê-lo.
Um método inédito na literatura é desenvolvido não só para estimar o tempo de chegada aos clientes, mas também para calcular a probabilidade dos veículos atenderem os clientes dentro de suas respectivas janelas de tempo. Este trabalho também explora a relação de custo-benefício existente entre minimizar os custos de transporte e maximizar o nível de serviço (probabilidade do cliente ser visitado dentro da janela de tempo) criando uma versão multiobjetivo do problema. Simulação Estocástica e outros estudos da literatura são utilizados como benchmark para avaliar o método proposto.

 

24/08/2016

14:30