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LEANDRO JOSÉ DA SILVA

Ligado . Publicado em Qualificações

MANCAIS AEROSTÁTICOS POROSOS FABRICADOS COM COMPÓSITO CIMENTÍCIO REFORÇADO POR NANOTUBOS DE CARBONO

 

Os Mancais aerostáticos são aqueles em que um filme fino de ar (gás) a alta pressão é utilizado para reduzir (ou eliminar) o contato direto entre duas superfícies com movimento relativo. Podem proporcionar alta rigidez e precisão de movimento e ainda fornecem diversas outras vantagens, tais como: indiferença com relação à variação de temperatura, nível elevado de amortecimento, operação em altas velocidades, desgaste nulo, capacidade de suportar cargas radiais, axiais e combinadas. A utilização de um material poroso como superfície do mancal faz com o ar passe pelos inúmeros poros do material resultando em uma distribuição de pressão uniforme em toda a superfície. A principal dificuldade, contudo, no desenvolvimento destes mancais é a disponibilidade de materiais porosos com características de escoamento de fluído. O objetivo deste trabalho é desenvolver e validar a utilização de um material cerâmico fabricado com cimento Portland e Nanotubos de carbono como restritor poroso em um mancal aerostático axial. Para tanto uma bancada de testes de mancais aerostáticos porosos planos foi desenvolvida de forma a obter as curvas de capacidade de carga do mancal. O projeto da bancada foi baseado na utilização de um sistema com 03 mancais dispostos a 120º um do outro e da medição da espessura do filme de ar sob o mancal por um sistema eletropneumático de medição de deslocamento. A metodologia experimental é baseada na utilização do planejamento fatorial completo de experimentos e análise de variância para a identificação dos efeitos principais e de interação entre os fatores experimentais Adição de Superplastificante e Adição de Nanotubos de Carbono nas propriedades investigadas do cimento Portland, entre elas a porosidade aparente, a distribuição de tamanho de poros, a permeabilidade ao oxigênio e a resistência mecânica.

 

02 de agosto de 2013
09:00h
Laboratório de Usinagem e Automação

Anexos:
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