Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Exame de qualificação de BARBARA REGINA PINTO E OLIVEIRA

Ligado . Publicado em Qualificações

Simulação de um sistema de alerta prévio aos efeitos gerados pelos fenômenos hidrológicos mais recorrentes em Belo Horizonte

 

A magnitude e a recorrência de catástrofes como as inundações ocorridas no Rio de Janeiro em 2010, que totalizaram cerca de 300 vítimas fatais, evidenciam a vulnerabilidade que ainda persiste nos serviços prestados à população afetada por desastres naturais.

O trabalho de mapeamento dos trechos inundáveis dos corpos de água de Minas Gerais, proposto pela Agência Nacional de Águas (ANA), mostra que a situação de Minas Gerais não difere muito do restante do país, principalmente no que diz respeito a desastres de natureza hidrológica, sendo a Região Metropolitana de Belo Horizonte uma das mais afetadas no período chuvoso.

Os danos humanos e materiais desses fenômenos reforçam a importância da gestão de operações emergenciais na condução de respostas rápidas e eficientes, pressupondo a redução dos danos humanos e materiais da população exposta.

A aleatoriedade e singularidade dos desastres anseiam por soluções altamente dinâmicas e eficientes, tornando o tópico propício ao estudo da simulação. Apesar do baixo percentual de publicações, esta metodologia parece contornar alguns dos maiores desafios enfrentados, a antecipação dos cenários que podem suceder as catástrofes, e o desenvolvimento de modelos capazes de representar, da maneira mais fidedigna possível, o funcionamento do sistema real.

Dado o exposto esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de simulação que funcione como uma ferramenta de alerta, identificando previamente possíveis áreas de risco a situações emergenciais, com o fito de reduzir o tempo de resposta, e aprimorar o nível de atendimento das chamadas recebidas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais na ocorrência de um fenômeno hidrológico.

 

07 de fevereiro de 2014

14:00

sala 3205, Escola de Engenharia da UFMG