Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de GABRIELA NAVES MASCHIETTO

Ligado . Publicado em Qualificações

Problema de sequenciamento em centro de distribuição com duas pontes rolantes sujeitas a restrições de interferência

 

Com a globalização as empresas têm visado obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes tais como racionalização de custos e aumento do nível de serviço. A eficácia da cadeia logística justifica o desenvolvimento de estudos na área.
O interesse na programação e sequenciamento da produção é motivado pelo impacto econômico na cadeia de suprimentos de uma empresa. Estudos deste tipo tratam da alocação de recursos, normalmente limitados, a tarefas em um dado período de análise, com o objetivo de otimizar certos critérios e, assim, atender a exigência por cumprimento de prazos.
Problemas de sequenciamento são bastante explorados na literatura, podendo ser aplicados em diversas áreas e em diferentes tipos de ambientes industriais, de serviços e de processamento de informação. A escolha de um centro de distribuição como cenário para a análise do problema deveu-se à sua relevância logística para empresas de diferentes setores, pois a movimentação e o manuseio de materiais utilizam recursos que não agregam valor.
Especificamente, o cenário estudado envolve o processo de carregamento de bobinas de aço de uma siderúrgica. Apesar de o sequenciamento das atividade de armazéns ser considerado crítico para a competitividade da cadeia de suprimentos de aço, este problema ainda não apresentava interesse acadêmico e nem prático.
Diante do exposto, este estudo visa analisar o problema de sequenciamento de centros de distribuição de siderúrgicas sobre diferentes perspectivas de modelagem. Visto que um mesmo cenário pode ser entendido como diferentes ambientes de problemas de sequenciamento. Isso resulta em formulações matemáticas diferentes, com complexidade computacional e dificuldade de implementação distintas. Assim, a partir da avaliação de cada abordagem, os benefícios da utilização de cada uma deverão ser encontrados, bem como a seleção e melhoria da melhor perspectiva.
É importante observar que o carregamento dos caminhões é feito por meio de duas pontes rolantes que operam com interferência, pois ambas caminham sobre o mesmo trilho dentro do galpão. Existem poucos trabalhos envolvendo sequenciamento de pontes rolantes em armazéns de aço. Poucas pesquisas associadas a problemas de sequenciamento em estoques de aço são voltadas ao sequenciamento de carregamento e descarregamento de bobinas em máquinas únicas, sem abranger restrições de interferência entre as pontes rolantes.
Serão avaliados dois tipos de formulações de máquinas paralelas e uma de multiprocessadores, variação do primeiro tipo. Os experimentos preliminares mostraram que os modelos matemáticos propostos não foram capazes de resolver o problema para instâncias com número de itens próximos da realidade. Na tentativa de solucionar o problema de sequenciamento proposto, um modelo deverá ser selecionado e melhorado com técnica a ser estabelecida.

 

28/03/2014

09:00

sala 3418