Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de MICHELLE KARINE FIGUEIREDO

Ligado . Publicado em Qualificações

PERCEPÇÃO ALÉM DA COGNIÇÃO – Experiências por Detrás das Telas de uma Sala de Controle

No cenário atual, estudos pautados em pressupostos tradicionais ressaltam que quanto mais tarefas são realizadas por meio da tecnologia da informação, maior é o foco dado sobre o conhecimento abstrato. Em ambientes como o da sala de controle de uma grande companhia energética, onde se controla remotamente usinas e subestações, acredita-se que o corpo sensível perde relevância como fonte de conhecimento e, no seu lugar, a mente e o pensamento abstrato do trabalhador, diante de uma tela de computador, são vistos como o foco central da atividade. Contrariando esse cenário tradicional, o artigo discute, conforme pressupostos da Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, que mesmo em uma atividade que aparenta ser puramente cognitiva, o desenvolvimento de habilidades acontece por meio de experiências incorporadas e alterações no esquema corporal. Nesse estudo, será discutido que as habilidades são desenvolvidas por meio da sincronização do corpo com as experiências práticas vividas. A sincronização do corpo leva a novas percepções e essas transformam o esquema corporal. Essa transformação permite que o corpo se polarize de diferentes maneiras e, diante de uma cena perceptual familiar, esse corpo é solicitado a agir. A fim de apoiar essa discussão, serão apresentados casos empíricos de habilidades incorporadas dos operadores de uma sala de controle, nos quais são baseados na percepção fenomenológica do corpo em decidirem tomar ações e até não- ações. Para estudar as especificidades do campo empírico a metodologia utilizada foi a etnografia tradicional narrativa. Essa metodologia se mostrou sensível à realidade do trabalho e permitiu transmitir os detalhes da riqueza do contexto empírico apresentados nessa pesquisa.

13/08/2014

sala 1010, Escola de Engenharia