Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de PAGANINI BARCELLOS DE OLIVEIRA

Ligado . Publicado em Qualificações

PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO EM DOIS NÍVEIS DE FACILIDADES NÃO CAPACITADAS: ALGORITMOS EXATOS E HEURÍSTICOS

 

Este trabalho investiga a aplicação de algoritmos exatos e heurísticos baseados no método de Decomposição de Benders e na meta-heurística gulosa de busca aleatória com religamento por caminhos (GRASP e Path Relink), respectivamente, na resolução do Problema de Localização em dois Níveis de Facilidades não Capacitadas. Trata-se de um problema clássico de Otimização de Sistemas de Grande Porte que tem grande aplicabilidade nos mais variados modelos de sistemas logísticos existentes. O grande desafio de problemas dessa natureza é estabelecer quais facilidades serão instaladas de forma a garantir uma configuração de custo mínimo viável que implique na eficiência máxima no atendimento dos clientes da rede. O problema em si pode ser modelado e representado de inúmeras formas, sendo que em todas elas a ideia é estabelecer o quantitativo de fluxo que sai de uma facilidade de primeiro nível, passa por outra de segundo nível e atende um cliente final. Para demonstrar a eficiência dos métodos propostos serão feitas análises e comparações das técnicas em relação ao tempo computacional de resolução e qualidade da solução.

 

27/05/2014

14:00

sala 3214

Qualificação de WANDERSON DE OLIVEIRA LEITE

Ligado . Publicado em Qualificações

ESTUDO EXPERIMENTAL INTEGRADO DE PARÂMETROS EM PROCESSO DE TERMOFORMAGEM A VÁCUO UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS (RNA)

 

No controle de processos de termoformagem a vácuo ou vacuum forming, a qualidade final do produto depende de diversas variáveis de processo que tornam a modelagem matemática do sistema um processo complexo, com características não lineares e relações conflitantes entre as variáveis do processo e parâmetros de controle. Nesse sentido, o emprego de sistemas inteligentes no controle de processos de fabricação vem sendo pesquisado desde os anos 1980, por meio da aplicação de Redes Neurais Artificiais (RNA) ou Neurocontrol. As RNAs, como um todo, têm a capacidade computacional de resolver problemas não lineares e complexos em espaços n-dimensionais, por conseguirem traduzir parte do conhecimento biológico em aplicações tecnológicas. Diante do exposto, este trabalho pretende primeiramente analisar o processo de termoformagem a vácuo e propor uma metodologia de análise integrada de parâmetros do processo e, posteriormente, desenvolver a modelagem e simulação computacional dos fatores que mais afetam o controle do sistema e qualidade do produto utilizando técnicas de Redes Neurais Artificiais.

 

28/04/2014

09:00

Sala 2938, Laboratório de Usinagem 1º piso

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz Wanderson.pdf)cartaz Wanderson.pdf[ ]102 Kb

Qualificação de GABRIELA NAVES MASCHIETTO

Ligado . Publicado em Qualificações

Problema de sequenciamento em centro de distribuição com duas pontes rolantes sujeitas a restrições de interferência

 

Com a globalização as empresas têm visado obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes tais como racionalização de custos e aumento do nível de serviço. A eficácia da cadeia logística justifica o desenvolvimento de estudos na área.
O interesse na programação e sequenciamento da produção é motivado pelo impacto econômico na cadeia de suprimentos de uma empresa. Estudos deste tipo tratam da alocação de recursos, normalmente limitados, a tarefas em um dado período de análise, com o objetivo de otimizar certos critérios e, assim, atender a exigência por cumprimento de prazos.
Problemas de sequenciamento são bastante explorados na literatura, podendo ser aplicados em diversas áreas e em diferentes tipos de ambientes industriais, de serviços e de processamento de informação. A escolha de um centro de distribuição como cenário para a análise do problema deveu-se à sua relevância logística para empresas de diferentes setores, pois a movimentação e o manuseio de materiais utilizam recursos que não agregam valor.
Especificamente, o cenário estudado envolve o processo de carregamento de bobinas de aço de uma siderúrgica. Apesar de o sequenciamento das atividade de armazéns ser considerado crítico para a competitividade da cadeia de suprimentos de aço, este problema ainda não apresentava interesse acadêmico e nem prático.
Diante do exposto, este estudo visa analisar o problema de sequenciamento de centros de distribuição de siderúrgicas sobre diferentes perspectivas de modelagem. Visto que um mesmo cenário pode ser entendido como diferentes ambientes de problemas de sequenciamento. Isso resulta em formulações matemáticas diferentes, com complexidade computacional e dificuldade de implementação distintas. Assim, a partir da avaliação de cada abordagem, os benefícios da utilização de cada uma deverão ser encontrados, bem como a seleção e melhoria da melhor perspectiva.
É importante observar que o carregamento dos caminhões é feito por meio de duas pontes rolantes que operam com interferência, pois ambas caminham sobre o mesmo trilho dentro do galpão. Existem poucos trabalhos envolvendo sequenciamento de pontes rolantes em armazéns de aço. Poucas pesquisas associadas a problemas de sequenciamento em estoques de aço são voltadas ao sequenciamento de carregamento e descarregamento de bobinas em máquinas únicas, sem abranger restrições de interferência entre as pontes rolantes.
Serão avaliados dois tipos de formulações de máquinas paralelas e uma de multiprocessadores, variação do primeiro tipo. Os experimentos preliminares mostraram que os modelos matemáticos propostos não foram capazes de resolver o problema para instâncias com número de itens próximos da realidade. Na tentativa de solucionar o problema de sequenciamento proposto, um modelo deverá ser selecionado e melhorado com técnica a ser estabelecida.

 

28/03/2014

09:00

sala 3418

Qualificação de FELIPE LUZ BARBOSA DE CASTRO

Ligado . Publicado em Qualificações

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS: UMA ABORDAGEM PARA INVESTIMENTOS CORRENTES E DE MELHORIA

 

Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma metodologia de priorização de portfólio de projetos. A metodologia proposta visa capturar características peculiares dos projetos de investimento corrente, tais como interdependência e múltiplos objetivos, que atualmente são ignoradas pelos métodos comumente aplicados, como, por exemplo, métodos financeiros e de escore, assim como reduzir o esforço despedido para cálculo dos ganhos esperados de cada um dos projetos propostos.
O trabalho foi desenvolvido através da aplicação de técnicas de otimização não exata e simulação computacional estocástica por eventos discretos. Logo, sua implantação exige conhecimento especifico destas técnicas de pesquisa operacional aplicadas à indústria de interesse.
Para validação do trabalho esta metodologia foi testada em um cenário hipotético nos processos de carregamento e transporte em mineração a céu aberto, criado a partir de dados coletados em uma empresa com forte atuação no mercado de minério de ferro.
O modelo desenvolvido se mostrou aplicável à indústria de mineração e com possibilidade de replicação para outros ramos da indústria, principalmente em cadeias de manufatura, onde a aplicação de métodos algébricos é pouco viável e a melhor forma de representar os processos da empresa é a simulação computacional.
Durante a elaboração do trabalho foi identificado ainda que o desenvolvimento de outra heurística para o mesmo modelo de simulação pode ajudar a identificar gargalos no processo produtivo e os pontos para os quais seria mais interessante o desenvolvimento de novos projetos.

 

21 de fevereiro de 2014

14:00

sala 1010, Bloco 3, Escola de Engenharia da UFMG