Defesa de dissertação de RAFAELLA DE SOUZA HENRIQUES

Ligado . Publicado em Defesas

DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS ATRAVÉS DE ESPAÇOS LOGÍSTICOS URBANOS

O transporte urbano de cargas é o alimentador de toda a cadeia de consumo, sendo essencial para a sobrevivência da sociedade, porém gera muitos conflitos. Infelizmente, no Brasil a maioria das iniciativas resume-se a legislações restritivas e punições aos transportadores. Nesse contexto e considerando as atuais restrições de circulação dos caminhões nos grandes centros bem como a necessidade de soluções alternativas para e entrega de mercadorias em áreas com grande atividade comercial, esse trabalho objetiva (1) analisar a utilização do Espaço Logístico Urbano como intermediador na entrega de cargas no seu destino final e (2) avaliar as mudanças da implementação de ELUs por meio de um caso de estudo no hipercentro da cidade de Belo Horizonte.
A metodologia desse estudo divide-se em cinco etapas de: (1) Definição da área de estudo, (2) definição do escopo e dos cenários a serem abordados, (3) definição das premissas e elaboração dos modelos matemáticos, (4) validação dos modelos matemáticos e (5) coleta, tratamento e formatação de dados. O hipercentro da cidade de Belo Horizonte (Brasil) foi escolhido como a área de estudo do trabalho devido a disponibilidade de dados.
O transporte de mercadorias no hipercentro de Belo horizonte foi escolhido como o escopo do estudo. Primeiramente, foi definido um cenário (1) que representasse a situação vigente do transporte de cargas da área de estudo. Após, foi definido um cenário (2) que representasse a situação hipotética da utilização do Espaço Logístico Urbano como intermediador na entrega de cargas.
A modelagem matemática foi escolhida como ferramenta de análise do estudo. Sendo assim, para o cenário que representa a situação vigente (1) foi elaborado um modelo de roteamento de veículos. Já para o cenário que representa a situação hipotética (2) foi elaborado um modelo de localização de facilidade.
A coleta de dados foi feita em várias frentes, como a base de dados do Cadastro Municipal de Contribuintes da cidade de Belo horizonte. Após, a rede original dos problemas foi obtida por meio de georreferenciamento. Os dados de demanda dos clientes finais foram obtidos junto a uma transportadora. Os dados de custo foram estimados com base em pesquisas de mercado e valores fornecidos por algumas instituições. Assim, duas instancias, uma para cada cenário, baseadas em dados reais foram construídas.
Os resultados do roteamento evidenciam que os caminhões utilizados percorrem longas distâncias para a entrega de produtos no hipercentro de Belo Horizonte. Já para o modelo de localização de facilidades, os resultados evidenciaram que os caminhões circulam menores distâncias e realizam somente uma parada para a descarga no ELU. Por outro lado, custos relacionados à implementação e a manutenção das facilidades (ELUs) aparecem neste cenário.

20 de fevereiro de 2014

sala 1010, Escola de Engenharia da UFMG