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Defesa de Tese de MARIA CRISTINA MOREIRA

Ligado . Publicado em Defesas

USINABILIDADE DO AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO DURANTE O SERRAMENTO CIRCULAR UTILIZANDO SERRAS COM INSERTOS INTERCAMBIÁVEIS DE METAL DURO REVESTIDOS E SEM REVESTIMENTO

 

O aço inoxidável supermartensítico é um dos materiais empregados na fabricação de tubos rígidos para extração de petróleo e gás natural na camada do Pré-Sal por possuir maior resistência à corrosão por CO2 e H2S se comparado com o aço inoxidável martensítico convencional. Com isto, ocorreu o aumento da demanda por este produto e a consequente necessidade de otimização da sua produção. Para tanto, tornou-se necessário o melhor entendimento dos fenômenos ocorridos durante usinagem deste material, em especial o estudo do serramento circular. O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam a usinabilidade do aço inoxidável supermartensítico durante o serramento circular utilizando ferramentas com insertos intercambiáveis de metal duro sem revestimento e revestidos pelos métodos deposição física de vapor (PVD) e deposição química de vapor a média temperatura (MT-CVD). Mais especificamente, foi analisada a influência dos parâmetros velocidade de corte, avanço por dente e revestimento do inserto sobre a força de corte, temperatura, qualidade superficial e cavacos gerados, além da análise do desgaste dos insertos e das alterações microestruturais induzidas na superfície serrada. Para cada serra circular, os dados referentes às grandezas de saída que foram avaliados estatisticamente por meio da análise de variância. Para todas as grandezas de saída analisadas, foi calculado seu valor médio e intervalo de confiança de 95% com o intuito de verificar se os valores obtidos para as três serras eram estatisticamente distintos. Foi investigada a influência dos parâmetros de entrada (velocidade de corte, avanço por dente e revestimento) sobre os parâmetros de saída (força de corte, temperatura, qualidade superficial e formato do cavaco). Os insertos foram analisados antes e depois dos ensaios com o intuito de verificar o desgaste. Também foi realizada a classificação dos cavacos no que se refere a sua morfologia e microestrutura.

 

17/02/2016

13:00

Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica