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Defesa de Dissertação de RODRIGO CARDOSO DE MENEZES

Ligado . Publicado em Defesas

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DE CONTATO, DA VELOCIDADE DE ESCORREGAMENTO E DA TEMPERATURA NO DESEMPENHO DE MECANISMO DE FREIO VEICULAR

 

O desempenho do sistema de freios de um veículo é um dos fatores de segurança mais essenciais. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir altas velocidades e de transportar elevadas cargas, aumentando assim o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Neste estudo, foram executados ensaios experimentais aplicando duas metodologias diferentes, a metodologia de Krauss e a metodologia de Makrahu. O objetivo foi de avaliar o desempenho de um sistema de freio veicular, analisando o coeficiente e o desgaste, parâmetros diretamente relacionados ao material de fricção, em função da pressão de contato, da velocidade de escorregamento e da temperatura. Foram monitoradas a força de frenagem e a temperatura. Outro objetivo foi realizar melhorias no banco de ensaio de freio que facilitassem a operacionalidade do equipamento durante a execução dos ensaios. Os resultados experimentais mostraram que o coeficiente de atrito diminui com o aumento da velocidade de escorregamento ou da pressão de contato. Com relação à temperatura, foi possível oberservar o coeficiente de atrito aumentando com o crescimento da temperatura até um valor máximo, que ocorreu na temperatura de início do fade, a partir da qual o coeficiente de atrito decresce. Também foi observado a influência da pressão de contado sobre a temperatura de início do efeito fade. Com relação ao desgaste das pastilhas, foi observado um aumento exponencial provocado pelo aumento na velocidade de escorregamento e/ou na pressão de contato.

 

30/08/2016

09:30

SALA DE ESTUDOS DO LABORATÓRIO DE USINAGEM