Defesa de Tese de CAROLINA SILVA PENA

Ligado . Publicado em Defesas

A Network Approach to Deal with the Problem of Examinee Choice under Item Response Theory

Em uma situação típica de avaliação de candidatos utilizando questões de prova, os candidatos não podem escolher quais itens preferem responder. A principal razão é um problema técnico em se obter estimativas confiáveis para as habilidades dos candidatos e as dificuldades dos itens. Este trabalho propõe uma nova representação dos dados utilizando análise de redes. As questões de prova, e os itens selecionados, para cada candidato, são codificados como camadas, vértices e arestas em uma rede multicamadas. Dessa forma, um novo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que incorpora a informação obtida a partir da rede multicamadas utilizando modelagem Bayesiana, é proposto. Diversos estudos de simulação, nos quais os candidatos podem escolher um subconjunto de itens, foram realizados. Os resultados mostram uma melhora substancial na recuperação dos parâmetros utilizando o modelo proposto em comparação ao modelo convencional de TRI. Este modelo é a primeira proposta que permite obter estimativas satisfatórias em cenários críticos reportados na literatura.

06/12/2016

sala 1014, Escola de Engenharia