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Defesa de dissertação de VERÔNICA MARIANA OLIVEIRA SOARES

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Análise do Alinhamento Estratégico no Portfólio de P&D

 

Este trabalho aborda o método dos baldes estratégicos como uma ferramenta para promover o alinhamento estratégico no portfólio de P&D. Embora o método tenha sido discutido por muitos acadêmicos e especialistas da indústria, poucos estudos oferecem diretrizes operacionais para sua aplicação. Tal fato motivou o desenvolvimento desta pesquisa, que buscou desenvolver uma estrutura teórica para auxiliar a escolha do melhor conjunto de baldes para certos tipos de empresas. Para a construção dessa estrutura, procedeu-se com uma ampla revisão bibliográfica e também uma série de estudos de caso em grandes empresas, como Natura, Vale, Petrobras, Nova Pontocom, Itaú, Fiat e Embraer. Como resultado, foram obtidas algumas dimensões chave para análise de potenciais fontes de vantagem competitiva, tais como tecnologia, mercado, competências e processos da organização, tendo o ambiente externo como influenciador. A reflexão sobre a estrutura através dos casos mostrou que essas dimensões são relevantes para a análise do alinhamento estratégico no portfólio. Isso também possibilitou a indução de algumas proposições teóricas sobre o uso do método dos baldes estratégicos.

 

12 de março de 2014
09:30h
sala T005, Escola de Engenharia

Anexos:
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1ª defesa de tese do PPGEP (Maria Luíza Guerra de Toledo)

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Determinação da periodicidade ótima de manutenção sob a suposição de reparo imperfeito

 

Uma política de manutenção adequada é essencial para reduzir gastos e riscos associados a falhas em sistemas reparáveis. As suposições usuais de reparo mínimo ou perfeito na ocorrência de falhas não são, em geral, adequadas para modelar o comportamento de sistemas reais, tornando-se necessária a utilização de modelos para Reparo Imperfeito (RI). Neste trabalho, as classes ARA e ARI de modelos RI propostas por Doyen e Gaudoin (2004) são estudadas. Sob tais modelos, as funções de verossimilhança são derivadas e seus parâmetros são estimados, obtendo-se assim indicadores de confiabilidade que permitem predizer o comportamento futuro do processo de falhas de sistemas de interesse. Utilizando-se o modelo para RI clássico de idade virtual apresentado por Kijima et al. (1988), caso particular da classe ARA, é proposta uma política de periodicidade de Manutenção Preventiva (MP), a qual estima intervalos de tempo ótimos para a realização da MP, de forma a minimizar o custo de manutenções (preventivas e corretivas). Mostra-se ainda que tal modelo pode ser melhorado ao se
utilizar uma perspectiva dinâmica, sob a qual a observação de uma eventual falha no sistema sob análise permite recalcular o tempo ótimo da próxima MP, com base no efeito do reparo realizado. Tais políticas são aplicáveis a qualquer modelo para RI. Estudos por simulação de Monte Carlo são implementados para avaliar o desempenho dos métodos propostos. Tais métodos são aplicados a uma situação real, envolvendo a
manutenção de motores de caminhões fora de estrada utilizados por uma mineradora. Esses resultados trazem informações valiosas para apoiar a tomada de decisão em relação a políticas de MP.

 

10 de março de 2014
13:30h
sala T005, Escola de Engenharia

Anexos:
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Resultado das solicitações de disciplinas isoladas 2014/1

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Segue em anexo os resultados das solicitações de disciplinas isoladas 2014/1. ATENÇÃO para a alteração no horário da matrícula!

 

CADASTRO E MATRÍCULA

Comparecer na secretaria do PPGEP no dia 14 de fevereiro de 2014, das 09:30 às 12:30 e das 15:30 às 17:00 trazendo:

  • comprovante de recolhimento da taxa de matrícula no valor de R$ 194,57:
    • não pagar antes da divulgação dos resultados;
    • aceitamos apenas comprovantes originais de pagamento expedidos pelo banco ou auto-atendimento;
    • não são aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.
  • CPF original;
  • documento de identidade original.

Qualificação de FELIPE LUZ BARBOSA DE CASTRO

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GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS: UMA ABORDAGEM PARA INVESTIMENTOS CORRENTES E DE MELHORIA

 

Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma metodologia de priorização de portfólio de projetos. A metodologia proposta visa capturar características peculiares dos projetos de investimento corrente, tais como interdependência e múltiplos objetivos, que atualmente são ignoradas pelos métodos comumente aplicados, como, por exemplo, métodos financeiros e de escore, assim como reduzir o esforço despedido para cálculo dos ganhos esperados de cada um dos projetos propostos.
O trabalho foi desenvolvido através da aplicação de técnicas de otimização não exata e simulação computacional estocástica por eventos discretos. Logo, sua implantação exige conhecimento especifico destas técnicas de pesquisa operacional aplicadas à indústria de interesse.
Para validação do trabalho esta metodologia foi testada em um cenário hipotético nos processos de carregamento e transporte em mineração a céu aberto, criado a partir de dados coletados em uma empresa com forte atuação no mercado de minério de ferro.
O modelo desenvolvido se mostrou aplicável à indústria de mineração e com possibilidade de replicação para outros ramos da indústria, principalmente em cadeias de manufatura, onde a aplicação de métodos algébricos é pouco viável e a melhor forma de representar os processos da empresa é a simulação computacional.
Durante a elaboração do trabalho foi identificado ainda que o desenvolvimento de outra heurística para o mesmo modelo de simulação pode ajudar a identificar gargalos no processo produtivo e os pontos para os quais seria mais interessante o desenvolvimento de novos projetos.

 

21 de fevereiro de 2014

14:00

sala 1010, Bloco 3, Escola de Engenharia da UFMG